09/09/2025 - 16:06
A Porsche quer se tornar a marca com mais carregadores ultrarrápidos em solo brasileiro e, para isso, vai investir R$ 70 milhões em uma rede de eletropostos em parceria com a GreenV, especializada na instalação de equipamentos para recarga de veículos. O anúncio ocorreu nesta terça-feira, 9.
O projeto, denominado de Highway Charging 3.0 (terceira onda de investimento), vai instalar 66 carregadores DC ultrarrápidos (150 kW) em rodovias. Ao todo, serão 104 pontos nesse sentido até 2028. Ao final deste projeto, o montante investido vai somar a cifra de R$ 167 milhões.
A primeira estação deste plano está localizada no restaurante “A Quinta do Marquês”, no quilômetro 57 da rodovia Presidente Castello Branco, na cidade de São Roque, interior de São Paulo.
Estão previstos: 25 carregadores até maio de 2026, mais 25 até maio de 2027 e outros 16 até maio de 2028.
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Demanda dos consumidores de Porsche
A falta de eletropostos no país não é só um problema geral de todos os donos de carros plug-in, mas também dos proprietários de Porsche. A marca identificou essa demanda e buscou servir os seus clientes.
“Em nossas pesquisas recentes, a falta de infraestrutura de recarga em rodovias foi sempre citada como um fator de preocupação acerca da decisão de compra de um veículo elétrico. Por isso, a nossa meta é melhorar as condições de uso para os nossos veículos elétricos, garantindo um plug exclusivo em todas as estações de recarga e conectando a terceira onda de expansão com as parcerias anteriores”, explica Leandro Giacon, diretor de desenvolvimento de negócios da Porsche Brasil, à imprensa.
Durante a apresentação, a marca salientou que dos automóveis eletrificados comercializados no mercado nacional 84% são plug-in, ou seja, vão à tomada – 48% de híbridos e 36% de elétricos puros.
A disponibilidade de carregador por veículo, que é de um por nove na China e de um por 12 na Europa, é de um por 19 no Brasil.
Como serão as estações?
No novo projeto, cada carregador DC de 150 kW terá dois plugues, sendo um deles exclusivo para veículos Porsche e o segundo para automóveis de outras marcas. A ideia é que eles fiquem disponíveis 24h por dia, em todos os dias da semana.
Os pontos ficarão, em média, 100 km de distância um do outro e a maioria na região Sudeste (veja o mapa abaixo).

O carregamento será liberado para uso após o acesso ao aplicativo de celular Porsche Recharge App. É possível entrar em uma fila de espera, enquanto sempre haverá um local de conveniência para os usuários.

O serviço custa R$ 5 para o desbloqueio + R$ 2,90 por kWh. De acordo com a Porsche, o preço para uma carga completa ou quase completa (80%) fica entre R$ 100 e R$ 130, a depender do tipo de bateria empregada no carro da Porsche que será carregado.
Pontos de recarga da Porsche
A ideia da marca é atender o seu consumidor em quatro locais estratégicos: na estrada, como citado, em casa, no local de lazer e em seus pontos de venda.
Além dos carregadores em rodovias, a rede de concessionárias oferece 23 carregadores ultrarrápidos nas cidades onde atua – que engloba oito dos nove carregadores mais rápidos disponíveis na América do Sul, com 350 kW de potência.

Adicionalmente, a marca de esportivos oferece mais de 200 carregadores de 11kW – de recarga “lenta” – espalhados pelo país em pontos de conveniência através do programa “Destination Charging”.
A Porsche já instalou mais de 4.000 pontos nas residências de clientes, sendo que todas foram efetuadas também pela GreenV, que trabalha em conjunto com a marca desde 2018.
