12/09/2025 - 7:00
Muita gente se surpreendeu com os preços de lançamento da GWM Poer P30 aqui no Brasil. Ela custa menos do que Fiat Toro ou Ford Maverick, mas pode superar as médias como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, por exemplo. Quem manda no negócio é a relação custo X benefício…
+ GWM Poer P30 tem preço surpreendente. Veja motorização e equipamentos
+ Avaliação: Ram Rampage Rebel 2.2 turbodiesel é a versão certa com motor certo
Poer P30 tem outro nome (pior)
Antes de mais nada, vamos explicar uma coisa. Seu nome original é Pao, o que abre brechas para inúmeras piadinhas de quinta série. “Poer” adotado aqui, com pronúncia “Póuer” (igual “power”), é na verdade uma sigla que remete a quatro termos: “Powerful, Off-road, Enjoyable and Reliable”, algo como “Poderoso, Off-road, Agradável e Confiável”, em tradução direta. Bem melhor! P30? Indica o tamanho, quase como as Ram 1500, 2500 e 3500.

Líder na China
Porém, apesar da “escorregada” no nome original da Poer P30, a GWM é tida como a “Ford Pickups” da China. É a mais tradicional fabricante de caminhonetes por lá: soma mais de 2,65 milhões de unidades vendidas pelo mundo. Além disso, é detentora de 50% do mercado de picapes na China, que consumiu mais de 471 mil exemplares da categoria em 2024, de acordo com a CPCA (equivalente a nossa Fenabrave).

A própria Poer, também incluindo as Pao e outros nomes que o modelo ganha pelo mundo, é vendida hoje em 50 países. Sua linha, chamada pelo mundo de “P-Series”, igual as “F-Series” da Ford, é líder de vendas dentre todas as picapes oferecidas na China há 27 anos consecutivos, diz a GWM. Por aqui, porém, é iniciante: a fabricante nunca havia lançado nenhum modelo com caçamba no mercado brasileiro.
Antepassados da Poer P30

A história entre GWM e picapes é longa. Começou lá no início de 1996, com o lançamento da Deer na China. Era, na realidade, uma cópia descarada da sexta geração da Toyota Hilux, aquela “quadradinha” que estreou no Brasil no início dos anos 90. A GWM Deer foi um dos primeiros carros chineses a ser exportado: foi parar no Oriente Médio a partir de 1997.
A Deer ficou em linha até 2013, mas antes disso, nos anos 2000, a GWM já tinha outras caminhonetes mais atuais. Bom exemplo é a Wingle 5 que, apesar do design…excêntrico (pra não dizer outra coisa), foi a primeira picape chinesa a ser homologada para venda na União Europeia, isso em 2009.

A própria fabricante já comemora os 30 anos no mundo das picapes, apesar de o aniversário real só ser comemorado no ano que vem, 2026. Nesse período, diz ter percorrido 6 milhões de quilômetros em testes por 76 tipos diferentes de terreno ou condição extrema, distribuídos em 18 regiões diferentes do planeta.
Novata promete

A Poer parece vir forte. Tem calibrações dedicadas ao mercado brasileiro (direção e suspensões, principalmente), motorização turbodiesel com boa potência e torque (184 cv e aproximadamente 49 mkgf), transmissão automática de nove marchas, tração 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro, além do pacotão de itens de série e tecnologias, conteúdo que os chineses costumam oferecer por aqui. De quebra, a GWM oferece nela uma garantia de dez anos, como faz a Toyota.

Destronar a inabalável Hilux parece ser demais, afinal o modelo da Toyota já lidera esse terreno faz tempo. No primeiro semestre de 2025, emplacou mais de 23,1 mil unidades, enquanto a Ranger, segunda colocada no segmento de picapes médias, não chegou a atingir os 16 mil exemplares comercializados. Mas, lá pra baixo, tem bastante gente para a Poer P30 brigar, incluindo outras chinesas, como Foton Tunland, BYD Shark ou JAC Hunter.