17/09/2025 - 9:00
Será que vai ter um eletroposto no caminho? Um dos motivos que preocupa o brasileiro na hora de comprar um carro elétrico ou híbrido plug-in é onde recarregar esses modelos.
Atualmente, o país conta com 16.880 pontos públicos e semipúblicos de carregamento de veículos eletrificados, segundo a última atualização registrada em agosto pela Tupi Mobilidade, em parceria com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico.
De forma geral, houve um crescimento de 14% na rede total de infraestrutura de recarga pública e semipública do país na comparação com o levantamento anterior, de fevereiro (14.827).
A frota de veículos eletrificados plug-in no Brasil totalizou 302.225 unidades (de 2022 a agosto de 2025), ou seja, há uma relação de quase 18 veículos por eletroposto, segundo a associação que representa o setor.
- 44,5% (134.592 veículos) são 100% elétricos (BEV) e dependem totalmente dos carregadores;
- 55,5% (167.633) são híbridos plug-in (PHEV) e têm dependência parcial da infraestrutura de recarga, pois também operam com motor a combustão.
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Carros x eletropostos
Para Júnior Miranda, CEO e cofundador da GreenV, empresa que já instalou mais de 10 mil pontos de recarga residenciais e 2 mil em concessionárias e locais públicos, o Brasil está atrasado comparado a outras regiões.
“Uma coisa que fica clara é que o Brasil está um pouco atrás. Na China, por exemplo, é 9 [carros] para um [eletroposto]. Ou seja, a gente está atrás em relação à Europa, Estados Unidos e China.”

Para o executivo, em um mundo ideal, o Brasil deveria ter pelo menos um eletroposto para cada dez veículos eletrificado plug-in.
“Considerando o volume de carro em termos de carregadores públicos deveria ter pelo menos 10%. É importante ter mais, mas 10% é um número inicial interessante e que dá para suportar o mercado.”
Disponibilidade de carregador por veículo carregável (Global EV Outlook 2025):
- China: 1 por 9
- Europa: 1 por 12
De onde deveria ocorrer o investimento?
Miranda ressalta que o investimento deveria ocorrer de todos os lados.
“Uma frente são as marcas, montadoras, como o exemplo da Porsche. Um a ser seguido. Mas, sem dúvida nenhuma, também pelas empresas de mobilidade. E a gente espera, sim, iniciativas do governo pró mobilidade para que agente tenha melhores condições a cada dia de investir mais ainda e ser apoiado para que a gente eletrifique o país.”
Nos projetos domésticos, a companhia tem contrato, alguns exclusivos, com as seguintes marcas que comercializam carros eletrificados no Brasil: BYD, GWM, Porsche, Audi, Volkswagen, Volvo, BMW e GM.

Carregadores rápidos são os que mais crescem
O último grande anúncio de mercado foi o da Porsche (em parceria com a GreenV), que ouviu seus consumidores e resolveu investir R$ 70 milhões para instalar 66 carregadores DC ultrarrápidos (150 kW) em rodovias. Ao todo, serão 104 pontos da marca nesse sentido até 2028. A Porsche, inclusive, quer se tornar a marca com mais carregadores ultrarrápidos em solo brasileiro.
Esse tipo de instalação, inclusive, é a que mais cresceu no país. O número de carregadores rápidos (DC) saltou 59% em seis meses para 3.855 unidades.
“Esse avanço confirma uma tendência esperada: a queda de custos dos equipamentos e a crescente demanda dos usuários por recargas de longa distância levaram os operadores a priorizarem investimentos em DC”, afirmou Davi Bertoncello, diretor de comunicação da ABVE e fundador da Tupi Mobilidade, à imprensa.
Do total de eletropostos existentes (16.880), 77% (13.025) oferecem carga lenta (AC), enquanto 23% (3.855) são carregadores rápidos (DC).
Segundo Bertoncello, “o crescimento de 59% nos carregadores rápidos em seis meses mostra que o mercado já escolheu acelerar. Hoje, um operador de rede faz dez vezes mais com o mesmo investimento de cinco anos atrás”.
“O desafio agora está nos carregadores lentos (AC), travados pela instabilidade regulatória e pela longa espera da nova norma da Ligabom (Conselho Nacional dos Comandantes de Bombeiros) sobre segurança nas operações de recarga em edifícios residenciais e comerciais”, concluiu.

Expansão dos Carregadores Rápidos (DC):
- Fevereiro de 2025: 2.430
- Agosto de 2025: 3.855
- Crescimento: 59%
Expansão dos Carregadores Lentos (AC):
- Fevereiro de 2025: 12.397
- Agosto de 2025: 13.025
- Crescimento: 5%
Onde estão esses eletropostos?
Hoje, 1.499 municípios brasileiros possuem eletropostos públicos e semi-públicos. Na comparação com fevereiro de 2025 (1.363), houve um crescimento de 10% na disponibilidade de infraestrutura.
Evolução do número de municípios com pontos de recarga em cada região:
Região | Fev/25 | Ago/25 | Evolução |
Norte | 47 | 62 | 31,9% |
Nordeste | 326 | 395 | 21,2% |
Sudeste | 506 | 542 | 7,1% |
Sul | 363 | 375 | 3,3% |
Centro-Oeste | 121 | 124 | 2,5% |
Total | 1.363 | 1.499 | 9,9% |