Será que vai ter um eletroposto no caminho? Um dos motivos que preocupa o brasileiro na hora de comprar um carro elétrico ou híbrido plug-in é onde recarregar esses modelos.

Atualmente, o país conta com 16.880 pontos públicos e semipúblicos de carregamento de veículos eletrificados, segundo a última atualização registrada em agosto pela Tupi Mobilidade, em parceria com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

De forma geral, houve um crescimento de 14% na rede total de infraestrutura de recarga pública e semipública do país na comparação com o levantamento anterior, de fevereiro (14.827).

A frota de veículos eletrificados plug-in no Brasil totalizou 302.225 unidades (de 2022 a agosto de 2025), ou seja, há uma relação de quase 18 veículos por eletroposto, segundo a associação que representa o setor.

    • 44,5% (134.592 veículos) são 100% elétricos (BEV) e dependem totalmente dos carregadores;
    • 55,5% (167.633) são híbridos plug-in (PHEV) e têm dependência parcial da infraestrutura de recarga, pois também operam com motor a combustão.

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Eletroposto da Volvo
Eletroposto da Volvo – Foto: Divulgação

Carros x eletropostos

Para Júnior Miranda, CEO e cofundador da GreenV, empresa que já instalou mais de 10 mil pontos de recarga residenciais e 2 mil em concessionárias e locais públicos, o Brasil está atrasado comparado a outras regiões.

“Uma coisa que fica clara é que o Brasil está um pouco atrás. Na China, por exemplo, é 9 [carros] para um [eletroposto]. Ou seja, a gente está atrás em relação à Europa, Estados Unidos e China.”

Júnior Miranda, CEO e cofundador da GreenV
Júnior Miranda, CEO e cofundador da GreenV – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Para o executivo, em um mundo ideal, o Brasil deveria ter pelo menos um eletroposto para cada dez veículos eletrificado plug-in.

“Considerando o volume de carro em termos de carregadores públicos deveria ter pelo menos 10%. É importante ter mais, mas 10% é um número inicial interessante e que dá para suportar o mercado.”

Disponibilidade de carregador por veículo carregável (Global EV Outlook 2025):

  • China: 1 por 9
  • Europa: 1 por 12

De onde deveria ocorrer o investimento?

Miranda ressalta que o investimento deveria ocorrer de todos os lados.

“Uma frente são as marcas, montadoras, como o exemplo da Porsche. Um a ser seguido. Mas, sem dúvida nenhuma, também pelas empresas de mobilidade. E a gente espera, sim, iniciativas do governo pró mobilidade para que agente tenha melhores condições a cada dia de investir mais ainda e ser apoiado para que a gente eletrifique o país.”

Nos projetos domésticos, a companhia tem contrato, alguns exclusivos, com as seguintes marcas que comercializam carros eletrificados no Brasil: BYD, GWM, Porsche, Audi, Volkswagen, Volvo, BMW e GM.

Eletroposto Volvo Porto Ferreira
Eletroposto Volvo Porto Ferreira – Foto: Divulgação

Carregadores rápidos são os que mais crescem

O último grande anúncio de mercado foi o da Porsche (em parceria com a GreenV), que ouviu seus consumidores e resolveu investir R$ 70 milhões para instalar 66 carregadores DC ultrarrápidos (150 kW) em rodovias. Ao todo, serão 104 pontos da marca nesse sentido até 2028. A Porsche, inclusive, quer se tornar a marca com mais carregadores ultrarrápidos em solo brasileiro.

Esse tipo de instalação, inclusive, é a que mais cresceu no país. O número de carregadores rápidos (DC) saltou 59% em seis meses para 3.855 unidades.

“Esse avanço confirma uma tendência esperada: a queda de custos dos equipamentos e a crescente demanda dos usuários por recargas de longa distância levaram os operadores a priorizarem investimentos em DC”, afirmou Davi Bertoncello, diretor de comunicação da ABVE e fundador da Tupi Mobilidade, à imprensa. 

Do total de eletropostos existentes (16.880), 77% (13.025) oferecem carga lenta (AC), enquanto 23% (3.855) são carregadores rápidos (DC).

Segundo Bertoncello, “o crescimento de 59% nos carregadores rápidos em seis meses mostra que o mercado já escolheu acelerar. Hoje, um operador de rede faz dez vezes mais com o mesmo investimento de cinco anos atrás”.

“O desafio agora está nos carregadores lentos (AC), travados pela instabilidade regulatória e pela longa espera da nova norma da Ligabom (Conselho Nacional dos Comandantes de Bombeiros) sobre segurança nas operações de recarga em edifícios residenciais e comerciais”, concluiu.

Eletropostos da Porsche/GreenV
Eletropostos da Porsche/GreenV – Foto: Divulgação

Expansão dos Carregadores Rápidos (DC):

  • Fevereiro de 2025: 2.430
  • Agosto de 2025: 3.855
  • Crescimento: 59%

Expansão dos Carregadores Lentos (AC):

  • Fevereiro de 2025: 12.397
  • Agosto de 2025: 13.025
  • Crescimento: 5%

Onde estão esses eletropostos?

Hoje, 1.499 municípios brasileiros possuem eletropostos públicos e semi-públicos. Na comparação com fevereiro de 2025 (1.363), houve um crescimento de 10% na disponibilidade de infraestrutura.

Evolução do número de municípios com pontos de recarga em cada região:

RegiãoFev/25Ago/25 Evolução
Norte476231,9%
Nordeste32639521,2%
Sudeste5065427,1%
Sul3633753,3%
Centro-Oeste1211242,5%
Total1.3631.4999,9%