Da telemetria para monitorar o comportamento de um caminhoneiro até a central de infoentretenimento de um carro de luxo, o uso da inteligência artificial está cada vez mais presente no universo automotivo. E agora começa a se infiltrar no mercado nacional de usados.

Dados da multinacional dinamarquesa Autorola contabilizam quase 16 milhões de veículos usados no Brasil em 2024, o que leva à necessidade de digitalização do segmento. Esse volume representa uma proporção de aproximadamente seis veículos usados vendidos para cada veículo zero-quilômetro.

Com o objetivo de entregar às concessionárias maior controle do gerenciamento e precificação do estoque de seminovos, a empresa acaba de lançar no mercado nacional a ferramenta Indicata, que analisa mais de 600 mil anúncios online diariamente. Por meio da IA, a plataforma analisa o comportamento de mercado de determinado veículo com dados que abrangem não apenas a média de preço, mas também a média de tempo para vendê-lo e quais são seus concorrentes.

Volkswagen cria empresa com foco em inteligência artificial

Hyundai desenvolve piloto automático com inteligencia artificial

De acordo com a Autorola, o impacto de uma precificação equivocada pode variar significativamente dependendo do volume de veículos em estoque, do segmento de mercado e das estratégias de vendas do concessionário ou lojista. Dependendo do tamanho da operação, um concessionário ou lojista poderia deixar de ganhar entre 5% e 20% de sua margem anual devido a precificações equivocadas.

“Com a Indicata, o concessionário ou lojista tem uma visão clara sobre a gestão de seu estoque de usados, com indicações dos carros de melhor liquidez, tempo médio de loja do veículo atual, acesso aos anúncios dos carros de todo o Brasil e a expectativa com base na média de mercado”, explica Marcelo Barros, diretor-geral da Autorola no Brasil. De acordo com o executivo, a tecnologia pode levar à compra de modelos com mais liquidez, resultando em um giro do estoque até três vezes maior.

“Em uma das concessionárias que atuamos, com um estoque de 50 carros, identificamos que metade estava com preço abaixo de mercado, outros com valor acima, mal avaliados. Alguns também sem fotos nos anúncios e, por esses motivos, com muito tempo de showroom. Foi possível identificar que o concessionária estava ‘deixando na mesa’ quase R$ 300 mil no primeiro mês de atuação com a plataforma”, complementa.

Os veículos disponíveis ficam no site www.autorola.com.br, onde montadoras, concessionárias, locadoras e até bancos podem anunciar seus modelos. A empresa garante que a procedência dos carros e dos anunciantes, somados a laudos cautelares e fotos detalhadas, permitem negociação online, o que facilita transações entre estados ou municípios distantes.

Presente no Brasil desde 2013, a Autorola passou os cinco primeiros anos focada na desmobilização de frotas de marcas premium, como Audi, Mercedes-Benz e Volvo. Em 2018, a empresa expandiu o escopo para locadoras, bancos, seguradoras e frotistas em geral. Ao todo, já intermediou a venda de mais de 50 mil carros no País.