28/09/2025 - 7:00
Após um hiato de sete anos, o Salão do Automóvel de São Paulo está de volta. Ao longo desses anos, houve uma série de motivos que prejudicaram o evento. De acordo com especialistas ouvidos pela MOTOR SHOW, custos altos, divulgação em redes sociais das novidades, falta de experiências e fatores do mercado fizeram com que as montadoras desistissem do formato nos últimos anos, isso no Brasil e no mundo.
Em 2020, por exemplo, o salão não ocorreu devido a pandemia de Covid-19. Naquele ano, a maioria das montadoras desistiu de participar desde o começo do ano. O evento, então, foi cancelado e transferido para 2021, que também não ocorreu.
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‘São Paulo Motor Experience’
Em 2022, o Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea à época, chegou a afirmar que o Salão do Automóvel passaria a se chamar “São Paulo Motor Experience” e que o antigo conceito estava defasado.
“Acabou o salão. Não tem mais salão. Vou fazer uma provocação aqui. No conceito antigo do salão, com ambiente indoor, estático, sem experimentação, acabou. Foi um grande sucesso, mas há mais de três anos estamos trabalhando em um novo conceito”, disse Moraes em 2022 à imprensa.
Em vez de realizado no final do ano, ele ficaria mais próximo das datas do Festival Interlagos, evento realizado no Autódromo de Interlagos, com lançamentos estáticos, experiências e shows, que ocorre geralmente no meio do ano. O evento do salão também seria realizado no mesmo local. Mesmo assim, não houve. Ele foi adiado para 2023.
Naquele momento, a Anfavea afirmou que o motivo do adiamento seria a “situação global do setor automotivo”, que ainda enfrentava desafios na cadeia de fornecimento gerados pela pandemia – como a crise dos chips ou semicondutores (entenda aqui).
Em 2024, ele também foi cancelado
Em 2024 o Festival Interlagos de carros ganhava força. Com a ausência do salão, ele assumiu o papel de ser o grande evento para o setor. A Anfavea confirmou um Salão do Automóvel em São Paulo para aquele ano e, novamente, falava de um novo formato, com testes, assim como o do “concorrente”. De novo, não aconteceu.

Salão do Automóvel 2025, um novo momento
Com um cenário da entrada em massa de montadoras chinesas e fomento do governo Lula, com o programa Mover, o cenário agora é novo. Outro aspecto que mudou foram os custos para as montadoras – todas devem, agora, ter o mesmo orçamento. Os estandes das marcas serão padronizados, algo que não acontecia antes. Mesmo assim, Volkswagen, Chevrolet, Ford, Audi e Porsche, por exemplo, ficarão de fora.
A MOTOR SHOW procurou a RX, empresa que organiza o evento, sobre os motivos pelos quais o Salão do Automóvel não foi realizado durante esses anos. Thiago Braga Ferreira, gerente executivo do salão e da RX, respondeu. Veja abaixo:
Por que o Salão do Automóvel não foi realizado por 7 anos?
“Independente do tempo de pausa, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo manteve sua relevância no mercado. O retorno do evento é uma prova irrefutável da força da marca como principal plataforma de negócios e inovação do setor. Entendemos que essa pausa foi uma oportunidade de escuta e planejamento para a organização. Agora voltamos com novidades que refletem as transformações do setor automotivo, além de atender as demandas por mais interatividade.”
Qual a expectativa para o Salão do Automóvel 2025?
“A expectativa é entregar o maior evento da história e receber mais de 700 mil participantes. Esse ano vamos trazer muitas novidades, como a exposição de modelos super luxo, carros clássicos que mexem com o imaginário dos visitantes, além de uma pista indoor que vai ocupar mais do que um pavilhão do Distrito do Anhembi. Além disso, vamos reunir os principais lançamentos do mercado, entre carros elétricos, híbridos, 4X4 e a combustão.”
Qual será o diferencial desse ano para os demais?
“Essa edição do Salão Internacional do Automóvel traz para o centro do evento o que mais importa: a experiência do visitante e a exposição dos carros. Resgata o automóvel como protagonista, em um ambiente pensado para valorizar o contato direto com os veículos e as ativações promovidas pelos expositores. Inspirado em diferentes mostras internacionais como o CES, o Salão de Paris e o de Detroit, vai contar muitas atrações interativas. Um exemplo disso vai ser a customização de veículos realizada ao vivo, com curadoria de um dos nomes mais importantes do setor, o Batistinha. Teremos também simuladores de drift, uma exposição especial da SID Special Paint, no Dream Lounge, com capacetes históricos utilizados por pilotos como Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Rubens Barrichello e Ingo Hoffmann, além de documentos e fotos exclusivas.”

Salão Internacional do Automóvel 2025
Considerado o maior evento automotivo da América Latina, a 31ª edição ocorrerá entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi, na zona norte da capital paulista. Serão cinco pavilhões que juntos ocuparão um total de 67 mil m².
Ingressos
O primeiro lote de ingressos do Salão do Automóvel está disponível para venda exclusivamente no site da organização (neste link), com valor promocional de R$ 116 (inteira para dias de semana), R$ 145 (inteira para finais de semana), R$ 58 (meia entrada para dias de semana) e R$ 72,50 (meia entrada para finais de semana).
O espaço Dream Lounge, que contará também com capacetes utilizados por Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Rubens Barrichello e Ingo Hoffmann, além de documentos e fotografias exclusivas, terá ingresso mais caro. Chamado de “Ingresso VIP”, ele custará R$ 440 nos dias de semana e R$ 530 aos sábados e domingos.
Por R$ 1 mil é possível participar de uma “avant première” do salão, marcada para dia 21 de novembro a partir das 19h. Haverá uma programação especial, inclusive com atrações musicais que ainda não foram divulgadas. Esse lote de ingressos será limitado, e destinado exclusivamente aos VIPs, patrocinadores, convidados especiais e afins.

Marcas confirmadas
Até agora, são 25 marcas confirmadas no Salão do Automóvel 2025, de acordo com a empresa organizadora. São elas: BYD, Caoa, Caoa Chery, Citroën, Denza, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Leapmotor, Lecar, Lexus, MG Motors, Mitsubishi, Omoda & Jaecoo, Peugeot, Ram, Renault, Suzuki Motos, Toyota e Vespa.
Além delas, haverá um “setor dos sonhos” (Dream Lounge), abastecido com supermáquinas raras e emblemáticas pelo MotorGrid Brasil, considerado o maior grupo de proprietários de supercarros da América Latina.
