19/09/2025 - 9:09
A General Motors do Brasil entregou ao presidente Lula, por meio de um contrato de comodato, quatro unidades do Chevrolet Blazer EV. O SUV elétrico desembarcou no mercado nacional no final do ano passado e custa a partir de R$ 503.190.
“Será o primeiro comboio presidencial 100% elétrico do mundo. Não existe ainda nenhum chefe de Estado circulando em veículos com essa característica. Um marco inédito, que reflete de forma clara o compromisso do Brasil e da GM com a descarbonização e a sustentabilidade”, afirmou Fabio Rua, vice-presidente da General Motors para a América do Sul, em um post no LinkedIn.
De acordo com a GM, os veículos cedidos à presidência são de propriedade da montadora e foram disponibilizados sem qualquer custo. O contrato é válido por um ano, com possibilidade de renovação. Além disso, foram fornecidos carregadores em parceria com a WEG, também cedidos no mesmo modelo de comodato.
+ Avaliação: Chevrolet Blazer EV RS honra o passado pelo nome?
+ Recall: Chevrolet Blazer EV pode ficar sem freio de estacionamento; entenda

Como é o BlazerEV?
Ele é vendido em configuração única, a RS, que tem tração traseira e gera 347 cv de potência e bateria de 102 kWh. O conjunto permite ir de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Além disso, ele possui 481 km, segundo o Inmetro.

Para o Blazer EV, a velocidade de recarga é de até 22 kW (AC) e 190 kW (DC). É possível recarregar até 80% da energia em aproximadamente 40 minutos.

Visual
Na fita métrica, o Blazer EV tem 4,88 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,65 metro de altura (somando o rack) e 2.495 kg.

O visual tem um acabamento com apelo esportivo e que remetem aos muscle cars (como o Camaro) e rodas aro 21 com apliques. O porta-malas tem 436 litros.

O motorista tem à disposição ignição automática (sem chave ou botão) e recursos comandados por voz. Entre os vários sistemas de assistência, vale ressaltar o alerta de ponto cego para bicicletas e o alerta de acidente em cruzamentos.
Há duas telas, de 11 e 17,7 polegadas. A maior, pertence ao multimídia, que conta com o sistema Google built-in nativo (veja mais abaixo).

Há recursos de pré-climatização da temperatura do ar-condicionado e dos bancos, além de assinatura de LED animada que interage com o usuário para informar diferentes status de operação, como a aproximação do motorista.
A lista de equipamentos também engloba: teto solar panorâmico, volante com aquecimento, retrovisor central com câmera, abertura elétrica da tampa do porta-malas e do bocal de recarga, Head-up Display e opção de alerta vibratório no banco do condutor.
Google built-in
Outro destaque é a tecnologia chamada de “Google built-in”, na qual permite ao usuário acessar uma diversidade de aplicativos e funcionalidades sem o intermédio de um smartphone para a projeção.
O Google built-in agrega, entre outros, Google Assistant, Google Maps e o Google Play. O sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para baixar da nuvem desde apps, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal.
Ele possibilita ainda comandar itens como o ar-condicionado dual zone e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultas sobre a previsão do tempo, para citar.