Na tarde de segunda-feira, 22, por volta das 13h, uma tempestade destruiu parte da fábrica de motores da Toyota, localizada em Porto Feliz, a 130 km de distância da capital paulista.

De acordo com a montadora, a chuva e as rajadas de vento (que chegaram a 95 km/h), provocaram “danos severos à estrutura da fábrica”. Não houve mortos, mas pelo menos dez pessoas ficaram feridas, segundo o Corpo de Bombeiros.

“A empresa está acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Não há relatos de fatalidades”, afirma a Toyota em nota à imprensa.

A produção da unidade foi paralisada e não há previsão de retomada.

“Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento”, completa a companhia.

+ Toyota Yaris Cross deverá ser o híbrido convencional mais barato do Brasil; veja fotos
+ Toyota investe US$ 800 mi para ter sua primeira fábrica de carros elétricos na Europa

Imagens mostram fábrica destruída

Imagens divulgadas por trabalhadores do local exibem as instalações da fábrica destruídas, com estruturas danificadas, além do chão do local completamente alagado.

Planta da Toyota em Porto Feliz

A planta, inaugurada em 2016, foi construída com o objetivo de produzir aproximadamente 108.000 unidades de motores por ano e contou com um investimento de R$ 580 milhões à época.

Por lá saem os propulsores dos carros Corolla e Corolla Cross, que são montados em Sorocaba (SP).

Linha de produção da fábrica da Toyota em Porto Feliz
Linha de produção da fábrica da Toyota em Porto Feliz – Foto: Divulgação