26/09/2025 - 6:00
Se a Renault Oroch tivesse uma família, certamente ela teria uma irmã mais nova. Seria a Duster Pick-Up, uma “engenhoca” criada para o mercado romeno pela própria Dacia, submarca do Renault Group. A tal picape é basicamente um Duster de atual geração, aquela que não existe no Brasil, porém com a parte traseira cortada, incluindo ali uma caçamba.
+Renault Oroch 2025: quanto custa, qual motor usa e o que oferece?
+Ranking das 20 picapes mais vendidas de agosto tem Foton vendendo mais que BYD

Duster Pick-Up é adaptação oficial
Na realidade, trata-se de uma adaptação oficial, vendida pela própria Dacia, porém feita por uma empresa terceirizada (a Romturingia), que já havia criado outros veículos similares antigamente. Porém, essa é a primeira vez que ele ganha uma variante com cabine dupla e caçamba nessa terceira geração. A nossa Oroch, para que se tenha uma ideia, é baseada no primeiro Duster, aquele de 2010.
Seu pequeno espaço traseiro para carga, com cerca de 1 metro de comprimento por 1 metro de largura, é revestido em plástico, como se fosse uma caçamba grande de caminhonetes maiores. De quebra, a picapinha traz até uma tampa que se abre para baixo, e quatro ganchos para amarrar a carga. Ela, porém, só carrega 430 kg, capacidade praticamente igual à do Duster “convencional”

No mais, um Duster normal
Da caçamba para frente, é um Duster de terceira geração como qualquer outro. Porém, no interior, vão apenas quatro pessoas, já que o assento traseiro do meio vira um apoio de braço com porta-objetos. No tamanho, a picapinha é igual ao SUV: 4,34 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e cerca de 22,5 cm de altura do solo.

Além disso, a Pick-Up pode ser feita sobre versões conhecidas do SUV por lá (Expression, Extreme e Journey), compartilhando com ele também as opções de motorização: 1.6 híbrido com 140 cv de potência e cerca de 15,0 mkgf de torque (transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas), ou 1.2 turbo híbrido-leve com 130 cv e 23,4 mkgf, casado a um câmbio manual de seis marchas. A segunda opção, inclusive, traz junto tração 4×4, algo que faz falta na Oroch brasileira.

Mais tecnológica que Oroch
No pacote de equipamentos, oferece os mesmos luxos de qualquer Duster atual vendido na Romênia. Tudo depende da versão da picapinha que o cliente escolher. Mas, pode ter airbags frontais e laterais, ABS com EBD, ESP, TC, assistente de partida em rampa (Hill Holder), frenagem automática de emergência, controle automático de descidas (HCD), leitor de placas de sinalização, assistente de permanência em faixa, monitores de ponto cego, quatro câmeras externas, rodas de liga-leve aro 17, etc.

Preços e cores
A Dacia Duster Pick-Up tem preço básico na casa dos 26 mil Euros, o que equivale a pouco mais de R$ 160 mil na cotação atual. Portanto, é mais cara que a nossa Oroch, que hoje não passa dos R$ 141 mil. A garantia da picapinha romena é de três anos, inclusive para uso comercial, e sua paleta de cores é diversificada: tem dois tons de cinza, marrom claro, marrom escuro, branco, preto e verde escuro.