Uma tempestade com ventos de 90 km/h na tarde de uma segunda-feira (22) causaram transtornos críticos à Toyota no Brasil. A fábrica de Porto Feliz (SP), que fornece motores para as unidades de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP), foi destruída – a montadora afirma que mais de 90% de sua estrutura foi danificada. O resultado: houve a paralisação total da companhia no país, desde quarta-feira, 24. A fabricante estuda importar motores de outros países para mitigar a situação, mas a previsão, por enquanto, é que a produção retome em 2026.

Falta de motores

A fábrica de motores de Porto Feliz abastece os veículos da unidade de Sorocaba (SP), onde são montados o Corolla Cross, Yaris (exportação) e Yaris Cross (que seria lançado no dia 16 de outubro, mas foi adiado), além da planta de Indaiatuba (SP), onde é produzido o Corolla na versão sedã. Os motores oferecidos são: o 2.0, para a linha Corolla, e o 1.5, para os modelos Yaris. As peças também são enviadas para a América Latina e Estados Unidos.

A Toyota não trabalhava com estoque de propulsores produzidos e eles sempre saíram de Porto Feliz e nunca foram importados.

Negociação com trabalhadores

Trabalhadores da fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) receberam uma proposta de layoff. A medida está prevista na legislação trabalhista, que permite a suspensão temporária do contrato de trabalho ou a redução da jornada e salário por um período determinado, sem que haja demissão.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba abriu um edital para votação eletrônica sobre o layoff. A assembleia eletrônica geral extraordinária será realizada até às 10h, do dia 28 de setembro de 2025.

Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025 – Foto: REUTERS/Jorge Silva

Empregos mantidos

Durante a reconstrução da fábrica de Porto Feliz, os trabalhadores, tanto do local quanto de Sorocaba e Indaiatuba, terão os empregos mantidos. Essa é a promessa da montadora, que se reuniu com os sindicatos de Sorocaba e Itu, na quarta-feira, 24. As fábricas envolvidas reúnem cerca de 7 mil trabalhadores.

Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025
Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025 – Foto: REUTERS/Jorge Silva

No caso de Sorocaba, os empregados estão gastando um “banquinho de dias”. A partir do dia 1º de outubro, os trabalhadores irão entrar em 20 dias de férias coletivas. Depois, ocorre o layoff, que deve ser aprovado pelos trabalhadores e pode durar de 60 dias até 150 dias.

“Por exemplo, na pandemia nós fizemos o mesmo acordo com a Toyota. Praticamente 100% da fábrica votou a favor. Então, pela experiência que nós já havíamos vivenciado aqui, com certeza, isso não vai ter trabalho nenhum, a proposta será aprovada e será encaminhada.”

O presidente do sindicato ressalta que o mesmo deve ocorrer para os trabalhadores das demais plantas. Os sindicatos são coirmãos, da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Lançamento do Yaris Cross adiado

O lançamento do Yaris Cross, previsto para outubro, foi adiado oficialmente pela Toyota. A montadora confirmou a informação na quarta-feira, 24.

Questionada pela MOTOR SHOW, a fabricante afirma que “o lançamento do veículo será reprogramado”. Ainda não há uma nova previsão.

+ Siga a MOTOR SHOW nas redes sociais.

Uma visão de drone mostra uma fábrica da Toyota após sua produção ter sido forçada a parar devido a danos causados ​​por uma tempestade, em Porto Feliz, no estado de São Paulo, Brasil, em 24 de setembro de 2025 – Foto: REUTERS/Jorge Silva

Yaris Cross

Com o fim da venda do Yaris hatch e sedã no mercado brasileiro, o SUV será o modelo mais barato da Toyota no país. Ele é parte do investimento de R$ 11,5 bilhões anunciado em março de 2024.

De acordo com lojistas, o produto será comercializado entre R$ 130 mil e 190 mil e vai enfrentar Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Hyundai Creta e Honda HR-V, para citar.

Mesmo adiado, a pré-venda dele ocorre normalmente nas lojas paulistanas. Os interessados devem dar um sinal de R$ 10 mil para reservá-lo.

Yaris Cross será um dos lançamentos da Toyota no Brasil em 2025 e cotado para o Salão do Automóvel
Yaris Cross será um dos lançamentos da Toyota no Brasil em 2025 e cotado para o Salão do Automóvel – Foto: Divulgação