Conhecida no ramo de caminhões aqui no Brasil, onde está presente desde 2011, a Foton (se fala “Fó-ton”, com pausa entre as sílabas) decidiu explorar o mercado nacional de picapes com as Tunland. Na realidade, trata-se da mesma picape, mas com visual, suspensão traseira e lista de equipamentos diferente: a V7 custa R$ 290 mil e a V9, R$ 310 mil. 

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Foton Tunland – Foto: Lucca Mendonça

As duas compartilham o mesmo conjunto mecânico, que se apoia em tecnologias de marcas de renome: o motor 2.0 turbodiesel (175 cv) foi projetado em parceria com a Cummins, a transmissão automática de oito velocidades é fornecida pela ZF (equipa modelos da Audi e Porsche), a tecnologia híbrida-leve de 48 Volts é Bosch (só existe ela de picape com tal tecnologia no país), o sistema de tração 4×4 permanente é Borg & Warner, entre outros.  

Foton Tunland – Foto: Lucca Mendonça

De fato, em test-drive, elas mostraram solidez e um acerto mecânico muito além do esperado, tendo ainda silêncio, conforto, espaço e segurança como destaques. Porém, detalhes como operação dos assistentes de condução, ou funcionamento da multimídia e instrumentação, por exemplo, merecem ajustes mais refinados e de acordo com o público brasileiro. De qualquer forma, saldo positivo, especialmente considerando os vários equipamentos de série e porte superior das Tunland frente as concorrentes de preço. 

Foton Tunland – Foto: Lucca Mendonça

Foton tem fábrica no Sul

Entre 2011, quando chegou, e 2023, era representada por uma empresa importadora. A matriz chinesa assumiu as operações recentemente há pouco mais de dois anos, e em abril de 2025 foi realizada a inauguração da fábrica da marca em Caxias do Sul (RS). Por lá, hoje, são montados caminhões leves, principalmente os Aumark, no mesmo complexo industrial ocupado pela nacional Agrale. A empresa não descarta montar no Sul as Tunland V7 e V9, tudo dependendo da demanda a longo prazo e crescente das vendas, já que a planta comporta a operação. 

Foton Tunland – Foto: Lucca Mendonça

Lá nessa fábrica, inclusive, foi comemorada a produção do caminhão de número 12 milhões da Foton mundial. Ela bateu esse número em menos de 30 anos de história, afinal foi fundada em 1996 na China. O primeiro milhão veio em 2004, e os 10 milhões foram atingidos em 2021. Por essas e outras, se diz a maior fabricante e exportadora de veículos comerciais da China, com presença em mais de 130 países. 

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Mas, o que ela quer com as Tunland?  

O próprio time da Foton se diz mais tímido e progressivo quando o assunto são marketing e vendas. Tanto que esperaram as Tunland V7 e V9 venderem além das expectativas para apresentar a dupla com test-drive para boa parte da imprensa. Hoje, segundo a Fenabrave, as duas picapes juntas já estão emplacando mais que BYD Shark e VW Amarok, por exemplo. Muito mais do que eles previam. 

Foton Tunland - Foto: Lucca Mendonça
Foton Tunland – Foto: Lucca Mendonça

Até por isso, atualmente trabalham com cerca de 25 dias de espera para a V7 e aproximadamente 60 dias para a V9. A segunda, mais completa e refinada (com suspensões traseiras independentes e eixo com fixação multilink), é a mais procurada. Além disso, para a marca, a V9 mostrou-se mais “simpática” do que a V7 para o público feminino, que tem tido cada vez mais espaço no ramo de picapes.  

Foton Tunland – Foto: Lucca Mendonça

Vendendo mais do que o esperado, a Foton só comemora a importação das Tunland para o mercado brasileiro. Esperam vender entre 1.600 e 2.000 unidades até o final de 2025, conseguindo fechar aproximadamente 2% do mercado nacional de picapes. Pretensões tímidas, dados os últimos números de vendas… 

Enquanto isso, a marca cresce suas operações em paralelo com as vendas. Ao menos, oficializa isso em planos: quer encerrar o ano com 80 concessionárias em operação ou pré-operação (pronta pra estrear), sendo que hoje contam com pouco mais de 50 pontos. O time da Foton, porém, pensa um pouco além: quer alcançar cerca de 100 autorizadas no início de 2026, englobando principais regiões do país.  

Foton Tunland – Foto: Lucca Mendonça

Enquanto isso, conta com um centro de distribuição de peças em Itajaí (SC), onde afirma ter mais de 7 mil componentes registrados em estoque. Segundo funcionários, começaram a formar estoque de peças das Tunland muito antes de começarem as vendas das picapes por aqui, o que ocorreu em junho.  

Foton Tunland – Foto: Lucca Mendonça

Garantia de uma década 

Outra força que a Foton se apóia para vender as Tunland é a garantia de dez anos. É um atrativo interessante para o mercado de picapes, com Toyota e GWM também trabalhando com ele. No caso dessa chinesa, as V7 e V9 contam com cobertura de 10 anos ou 200 mil km, o que ocorrer primeiro: do 1º ao 5º ano, a cobertura é total, e a partir do 6º ano, passa a incluir apenas o powertrain (motor, transmissão, tração e afins). 

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Outros componentes, como vidros, pneus, borrachas e bateria, por exemplo, tem garantia bem mais limitada: seis meses ou 10 mil km, o que vier primeiro. Nesse caso, Toyota e GWM trabalham com prazos muito mais interessantes que os da Foton: 3 e 5 anos, respectivamente.  

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Invasão chinesa 

A Foton também aproveita o momento da invasão dos chineses no ramo de picapes no Brasil para estrear com suas Tunland. BYD Shark e JAC Hunter desembarcaram por aqui há cerca de 11 meses, enquanto a GWM Poer P30 foi lançada agora em setembro. Outras, como Fiat Titano ou próxima geração da VW Amarok, tem como base modelos originalmente chineses. E a Foton quer surfar nessa onda também… 

Foton Tunland – Foto: Lucca Mendonça