30/09/2025 - 7:00
Conhecida no ramo de caminhões aqui no Brasil, onde está presente desde 2011, a Foton (se fala “Fó-ton”, com pausa entre as sílabas) decidiu explorar o mercado nacional de picapes com as Tunland. Na realidade, trata-se da mesma picape, mas com visual, suspensão traseira e lista de equipamentos diferente: a V7 custa R$ 290 mil e a V9, R$ 310 mil.
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As duas compartilham o mesmo conjunto mecânico, que se apoia em tecnologias de marcas de renome: o motor 2.0 turbodiesel (175 cv) foi projetado em parceria com a Cummins, a transmissão automática de oito velocidades é fornecida pela ZF (equipa modelos da Audi e Porsche), a tecnologia híbrida-leve de 48 Volts é Bosch (só existe ela de picape com tal tecnologia no país), o sistema de tração 4×4 permanente é Borg & Warner, entre outros.

De fato, em test-drive, elas mostraram solidez e um acerto mecânico muito além do esperado, tendo ainda silêncio, conforto, espaço e segurança como destaques. Porém, detalhes como operação dos assistentes de condução, ou funcionamento da multimídia e instrumentação, por exemplo, merecem ajustes mais refinados e de acordo com o público brasileiro. De qualquer forma, saldo positivo, especialmente considerando os vários equipamentos de série e porte superior das Tunland frente as concorrentes de preço.

Foton tem fábrica no Sul
Entre 2011, quando chegou, e 2023, era representada por uma empresa importadora. A matriz chinesa assumiu as operações recentemente há pouco mais de dois anos, e em abril de 2025 foi realizada a inauguração da fábrica da marca em Caxias do Sul (RS). Por lá, hoje, são montados caminhões leves, principalmente os Aumark, no mesmo complexo industrial ocupado pela nacional Agrale. A empresa não descarta montar no Sul as Tunland V7 e V9, tudo dependendo da demanda a longo prazo e crescente das vendas, já que a planta comporta a operação.

Lá nessa fábrica, inclusive, foi comemorada a produção do caminhão de número 12 milhões da Foton mundial. Ela bateu esse número em menos de 30 anos de história, afinal foi fundada em 1996 na China. O primeiro milhão veio em 2004, e os 10 milhões foram atingidos em 2021. Por essas e outras, se diz a maior fabricante e exportadora de veículos comerciais da China, com presença em mais de 130 países.
Mas, o que ela quer com as Tunland?
O próprio time da Foton se diz mais tímido e progressivo quando o assunto são marketing e vendas. Tanto que esperaram as Tunland V7 e V9 venderem além das expectativas para apresentar a dupla com test-drive para boa parte da imprensa. Hoje, segundo a Fenabrave, as duas picapes juntas já estão emplacando mais que BYD Shark e VW Amarok, por exemplo. Muito mais do que eles previam.

Até por isso, atualmente trabalham com cerca de 25 dias de espera para a V7 e aproximadamente 60 dias para a V9. A segunda, mais completa e refinada (com suspensões traseiras independentes e eixo com fixação multilink), é a mais procurada. Além disso, para a marca, a V9 mostrou-se mais “simpática” do que a V7 para o público feminino, que tem tido cada vez mais espaço no ramo de picapes.

Vendendo mais do que o esperado, a Foton só comemora a importação das Tunland para o mercado brasileiro. Esperam vender entre 1.600 e 2.000 unidades até o final de 2025, conseguindo fechar aproximadamente 2% do mercado nacional de picapes. Pretensões tímidas, dados os últimos números de vendas…
Enquanto isso, a marca cresce suas operações em paralelo com as vendas. Ao menos, oficializa isso em planos: quer encerrar o ano com 80 concessionárias em operação ou pré-operação (pronta pra estrear), sendo que hoje contam com pouco mais de 50 pontos. O time da Foton, porém, pensa um pouco além: quer alcançar cerca de 100 autorizadas no início de 2026, englobando principais regiões do país.

Enquanto isso, conta com um centro de distribuição de peças em Itajaí (SC), onde afirma ter mais de 7 mil componentes registrados em estoque. Segundo funcionários, começaram a formar estoque de peças das Tunland muito antes de começarem as vendas das picapes por aqui, o que ocorreu em junho.

Garantia de uma década
Outra força que a Foton se apóia para vender as Tunland é a garantia de dez anos. É um atrativo interessante para o mercado de picapes, com Toyota e GWM também trabalhando com ele. No caso dessa chinesa, as V7 e V9 contam com cobertura de 10 anos ou 200 mil km, o que ocorrer primeiro: do 1º ao 5º ano, a cobertura é total, e a partir do 6º ano, passa a incluir apenas o powertrain (motor, transmissão, tração e afins).
Outros componentes, como vidros, pneus, borrachas e bateria, por exemplo, tem garantia bem mais limitada: seis meses ou 10 mil km, o que vier primeiro. Nesse caso, Toyota e GWM trabalham com prazos muito mais interessantes que os da Foton: 3 e 5 anos, respectivamente.
Invasão chinesa
A Foton também aproveita o momento da invasão dos chineses no ramo de picapes no Brasil para estrear com suas Tunland. BYD Shark e JAC Hunter desembarcaram por aqui há cerca de 11 meses, enquanto a GWM Poer P30 foi lançada agora em setembro. Outras, como Fiat Titano ou próxima geração da VW Amarok, tem como base modelos originalmente chineses. E a Foton quer surfar nessa onda também…
