Os emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus devem crescer 2,6% em 2025, estimou nesta quinta-feira a federação de concessionários Fenabrave, reduzindo previsão anterior de aumento de 4,4%. Caso confirmada, a expectativa da entidade projeta 2,7 milhões de unidades vendidas.

Tal revisão refletiu a piora na expectativa para as vendas de autos e comerciais leves, que passou de alta de 5% para 3%, enquanto as projeções para caminhões e ônibus foram mantidas em queda de 7% e crescimento de 6%, respectivamente.

“O ponto principal é a taxa de juros. Infelizmente, se tivéssemos uma taxa de juros menor, o crescimento seria muito mais agressivo, ultrapassaria até os 5% do início do ano”, explicou o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.

Ele lembrou que o Banco Central (BC) já deu sinais de que os juros de referência da economia, a Selic, só começarão a cair no ano que vem.

Pátio de veículos em São Bernardo do Campo (SP) 29/04/2014
Pátio de veículos em São Bernardo do Campo (SP) 29/04/2014 – Foto: REUTERS/Paulo Whitaker/Arquivo

+ Paralisação de fábricas da Toyota no Brasil afeta produção de quais veículos?
+ Venda de veículos no varejo brasileiro acumula queda de 9,3% em 2025

Desempenho de veículos

As novas estimativas foram divulgadas pela entidade após a publicação do desempenho do setor em setembro, quando as vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 243.265 unidades, alta de 2,94% ano a ano e de 7,96% ante agosto.

No acumulado do ano, os emplacamentos totalizavam 1,91 milhão, aumento de 2,79% ante o mesmo período de 2024.

Com informações de Estadão Conteúdo*