A Renault confirmou nesta segunda-feira, 6, o início da produção do Boreal em São José dos Pinhais (PR) ou Complexo Ayrton Senna. Trata-se de um SUV médio que chegará para competir com nomes como: Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, VW Taos, Ford Territory, Chevrolet Equinox, GWM Haval H6 e BYD Song.

Além do mercado nacional, o Boreal feito na região metropolitana do Paraná vai atender a mais 17 países latino-americanos. O lançamento ocorrerá em novembro de 2025 no Brasil, seguido pelo restante da América Latina, Turquia e outros mercados, a partir de 2026. Ao todo, o carro será comercializado em mais de 70 países.

+ Como a Renault passou de Sandero ‘simplão’ para Boreal cheio de tecnologias no Brasil
+ Dez equipamentos que o Renault Boreal vai oferecer no Brasil

1º Renault Boreal produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR)
1º Renault Boreal produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) – Foto: Divulgação

Para desenvolver e industrializar o Boreal no Brasil, a Renault investiu R$ 2 bilhões no país, como parte do ciclo de R$ 5,1 bilhões de 2021 a 2025. A plataforma é a modular emprestada do Kardian, a RGMP, criada para mercados emergentes.

“No Complexo Ayrton Senna aplicamos as mais avançadas tecnologias no processo industrial, como inteligência artificial, máquinas e postos de trabalho conectados, gêmeo digital, impressão 3D e AGVs, os veículos guiados automaticamente, dentre outras soluções”, afirma Mendi Ammad, vice-presidente industrial da Renault para a América Latina, à imprensa.

1º Renault Boreal produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR)
1º Renault Boreal produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) – Foto: Divulgação

Motorização do Renault Boreal

O Boreal virá com o 1.3 turboflex de quatro cilindros, o mesmo do Duster TCe, provavelmente numa calibração de 163 cv de potência com cerca de 27,5 mkgf de torque, para ficar na mesma faixa de força dos principais concorrentes. Esse motor, pela primeira vez, passa a casar com a transmissão automatizada do Kardian, de dupla embreagem e seis velocidades.  

Renault Boreal – Foto: Lucca Mendonça

Estilo Boreal

Com linhas vincadas e identidade visual inédita por aqui, o Boreal segue um estilo de design que lembra um pouco a nova geração do Duster, vendida na Europa. Trata-se de um visual que a própria Renault diz ser inspirado no formato de um diamante. A dianteira ousa com luzes diurnas de desenho dividido, enquanto as lanternas, estreitas, serão sempre em LED. As unidades apresentadas usavam rodas aro 19.  

PreviousNext

O novo SUV médio da Renault vem com dimensões interessantes para a categoria, incluindo os generosos 2,70 m de distância entre-eixos, o que deixa o carro com balanços curtos na dianteira e traseira. Seu comprimento é de 4,56 m (um Compass ronda os 4,40 m), com 1,84 m de largura (1,82 m no Jeep), e cerca de 1,65 m de altura (1,62 no Compass). Impressiona os 522 litros de capacidade do porta-malas, colocando o Boreal como um dos maiores da categoria nesse quesito.  

Renault Boreal – Foto: Lucca Mendonça

Interior

Por dentro, há linhas que lembram as dos carros mais recentes da Renault, como o Megane E-Tech. Sua tela multimídia de 10” é mais quadrada do que vertical, enquanto a instrumentação tem outras 10,2”, com estilo prático. No console central, comandos da transmissão por joysticks (como no Kardian), botão para o freio de mão eletromecânico, além de seletor giratório para modos de condução. São cinco no total, incluindo um que se adapta ao estilo de quem estiver dirigindo.  

PreviousNext

Prometido pela marca, o bom acabamento parece ser virtude. Painel e laterais de portas têm quase totalidade em forração macia, e o interior é repleto de partes prateadas (alumínio), ou em black piano. Nesse segmento, especialmente tendo como referência os SUVs chineses, não há espaço para acabamentos simplórios.  

PreviousNext

Tecnologias

O que também é pedida certa para esse público de SUVs médios são as tecnologias embarcadas. Por isso, o Boreal é o Renault mais moderno já fabricado (e quiçá vendido) no mercado brasileiro. Dentre os luxos, teto-solar panorâmico dos maiores, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, bancos dianteiros com ajustes elétricos, motorista com massageador configurável e memórias de posição, sistema de som Harman Kardon, luzes ambientes em LED configurável e mais.  

Renault Boreal – Foto: Renault/divulgação

Além disso, estreia um sistema de estacionamento semiautônomo da marca no mercado brasileiro (Park Assist), bem como um lote de assistentes inteligentes de condução (ADAS), e câmeras 360º com visão 3D do carro. A multimídia tem internet embarcada e funcionalidades do Google, como Maps online, Assistente de Voz e acesso a Play Store para download de diversos aplicativos. O Maps, aliás, é projetado também no painel de instrumentos, como acontece nos Volvo. 

PreviousNext

O que ainda não foi divulgado…

Preços? Ainda permanecem em segredo, assim como as versões disponíveis e equipamentos de série completos. Porém, espere cifras entre R$ 180 mil e R$ 210 mil, aproximadamente. Também nada foi falado pela Renault, ainda, sobre as suspensões traseiras: o Kardian, com quem o Boreal compartilha a plataforma, usa um esquema convencional, de eixo de torção. Mas, no segmento de SUVs médios, são mais comuns as construções independentes, com fixação multibraço na traseira. Os freios a disco, de qualquer forma, estão nas quatro rodas do Boreal.  

Renault Boreal – Foto: Renault/divulgação