A Renault lançou no mercado brasileiro o Kwid E-Tech, que adotou um novo visual, bem semelhante ao Dacia Spring, comercializado na Europa. O veículo é fabricado na China.

O modelo, que chega por R$ 99.990, em versão única (Techno), manteve o preço, mesmo com novidades – ele segue como o carro elétrico mais barato do Brasil.

O subcompacto elétrico foi atualizado para tentar tirar vendas do líder de mercado, BYD Dolphin Mini, comercializado a partir de R$ 119.990.

Renault Kwid E-Tech – Foto: Divulgação

+ Renault Kwid E-Tech muda de cara, mas segue como o elétrico mais barato do Brasil
+ Renault começa a produzir o Boreal, que chega para competir com Compass e Corolla Cross

O que mudou no Kwid E-Tech?

Lançado originalmente em 2022 por aqui, o Kwid E-Tech caiu de preço e precisou mudar de design para algo mais retilíneo, menos arredondado e mais parrudo para ser ainda mais competitivo.

A frente tem uma faixa com desenho de fendas que conecta os faróis e acabamento em preto brilhante, com a logo da marca ao centro. O mesmo desenho ocorre atrás. O modelo apresenta faróis de rodagem diurna na frente e as luzes de estacionamento traseiras, todas de LED.

Para a carroceria, há as seguintes opções: as inéditas azul Slate e vermelho Terracota, além das já conhecidas branco Glacier, prata Étoile e verde Noronha.

O porta-malas do novo Kwid E-Tech continua com 290 litros de capacidade – 991 litros com bancos traseiros rebatidos.

O peso do carro foi reduzido e agora são 965 kg (veículo vazio), quando comparado à geração anterior, ou seja, o peso do carro diminuiu 12 kg, apesar dos novos sistemas avançados de assistência de direção (ADAS), bem como as melhorias no acabamento e equipamentos de série.

Interior

Por dentro, ainda há muitos botões (para um elétrico) e um pequeno seletor de marchas. O painel foi redesenhado, tanto para integrar a nova linguagem de design interna, que se diferencia por uma arquitetura mais horizontal. O painel de instrumentos digital tem 7 polegadas, enquanto a tela de multimídia é de 10 polegadas, com conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

Renault Kwid E-Tech – Foto: Divulgação

Novo ADAS

O novo Kwid E-Tech agrega seis airbags de série e agora tem 11 sistemas avançados de assistência à condução. Veja a lista abaixo:

  • Alerta e assistente de permanência em faixa (LDW e LKA);
  • Frenagem automática de emergência (AEB);
  • Reconhecimento de placas de velocidade (TSR);
  • Sensor de fadiga (DDAW);
  • Assistente de partida em rampa (HSA);
  • Limitador de velocidade (SL);
  • Piloto automático (CC);
  • Câmera de ré (RVC);
  • Sensores de estacionamento dianteiro (UPAF) e traseiro (UPAR).
Renault Kwid E-Tech – Foto: Divulgação

Motorização

O conjunto mecânico segue o mesmo. Mas, segundo a Renault, houve evoluções na ergonomia da posição de dirigir e no comportamento dinâmico do carro.

O motor elétrico permanece o mesmo, que gera 65 cv de potência e 113 Nm de torque, o que permite acelerar de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos. A bateria é de 26,8 kWh e garante autonomia mínima de 180 km (PBEV/Inmetro).

A recarga pode ser feita em:

  • Tomada doméstica de 220V: 20% a 80% em menos de 9h
  • Wallbox AC 7 kW: 20% a 80% em menos de 3h
  • Carregador DC 30 kW: 20% a 80% em 45 minutos
Renault Kwid E-Tech – Foto: Divulgação