As vendas de carros de passeio e comerciais leves cresceu cerca de 8% no Brasil agora em setembro frente a agosto, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Em grande parte, impulsionado pela expansão no segmento de comerciais leves, que vendeu 10 mil unidades a mais (cerca de 52,8 mil no total), representando um aumento de 25,1% versus o mês anterior.  

+Vendas de carros usados no Brasil cresce 15%; veja ranking

+Omoda abre pré-venda de novos SUVs híbridos no Brasil que inclui compacto abaixo dos R$ 170 mil

Fiat Strada Freedom CD – Foto: Fiat/divulgação

E as fabricantes, enquanto isso, mostram recordes e bons aumentos nas vendas. Caso de Audi, Fiat, Jeep, Ram, Ford, GWM, Caoa-Chery e Volkswagen, cada uma com motivos para comemorar após o fechamento nos emplacamentos de setembro. Mas, qual foram os motivos? Vejamos… 

Audi 

Audi A5 2025 - Foto: Lucca Mendonça
Audi A5 2025 – Foto: Lucca Mendonça

A marca alemã comemora, principalmente, a chegada da nova geração do A5: o modelo, totalmente renovado e apostando no custo X benefício, já tomou a liderança de vendas da Audi agora em setembro, segundo a Fenabrave. Foram 281 unidades vendidas do modelo no último mês cheio, contra 115 de agosto.  

Fiat 

Fiat Argo Drive CVT S-Design - Foto: Lucca Mendonça
Fiat Argo Drive CVT S-Design – Foto: Lucca Mendonça

Com a picapinha Strada de volta a liderança do mercado nacional (13.878 emplacamentos, Fenabrave), a Fiat tem bons motivos para comemorar sua situação de mercado em setembro. No total, a fabricante italiana somou aproximadamente 47,2 mil exemplares vendidos no último mês cheio, o que representa cerca de 7,3 mil carros a mais do que a VW, vice-líder. De quebra, o hatch Argo assumiu a terceira colocação de vendas, com aproximadamente 9,5 mil unidades comercializadas em setembro. 

Jeep 

Jeep Renegade Sport T270 – Foto: Lucca Mendonça

A Jeep teve seu melhor mês de 2025 com as vendas de setembro, passando a marca de 11,5 mil carros, coisa que não acontecia há algum tempo. A melhora, de 20% frente no acumulado de 2025 frente ao de 2024, se deve ao aumento de vendas do Compass, bem como reposicionamentos de preços do Commander. O modelo de sete lugares, aliás, também teve em setembro seu auge de vendas do ano, assim como o Renegade. 

RAM 

Ram Rampage Rebel 2.2 turbodiesel – Foto: Lucca Mendonça

A marca de picapes bateu a meta de 50 mil carros vendidos no ano, enquanto a Rampage, seu único modelo produzido no Brasil, teve seu recorde de vendas mensais em setembro: mais de 2.250 emplacamentos.  

Ford 

Ford Territory 2026 – Foto: Lucca Mendonça

Ranger e Territory foram dois responsáveis pelo bom mês da Ford no mercado brasileiro, o segundo melhor do ano. Em setembro, a picape bateu seu próprio recorde de vendas de 2025 (3.115 emplacamentos, ou 19% a mais do que agosto), enquanto o Territory quase conseguiu o mesmo feito, chegando a cerca de 1.140 exemplares vendidos. 

GWM 

GWM Haval H6 HEV One – Foto: GWM/divulgação

Pela primeira vez desde que iniciou suas operações no Brasil, a chinesa GWM ultrapassou a marca das 4 mil unidades vendidas no mercado nacional agora em setembro de 2025. Para ser mais exato, 4.044 carros no total, somando toda a linha. Isso significa um crescimento de quase 31% frente ao mesmo período do ano passado. 

Caoa-Chery 

Tiggo 8 Pro - Crédito: Divulgação
Tiggo 8 Pro – Crédito: Divulgação

A Caoa-Chery comemora em dobro: teve o melhor mês de vendas da história agora em setembro (7.366 carros, pela Fenabrave), enquanto ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 7.500 carros produzidos na fábrica de Anápolis (GO). No total, a planta já fez mais de 500 mil unidades. Para o sucesso recente nos emplacamentos, a fabricante dá parte dos créditos ao SUV médio Tiggo 7, modelo que mais cresceu em sua linha.  

Volkswagen 

VW Tera TSI manual – Foto: Lucca Mendonça

A fabricante alemã não teve o Polo como líder de mercado, como aconteceu em agosto, porém comemora a crescente do SUV pequeno Tera, que bateu as 7.610 unidades vendidas em setembro. No mais, a VW conseguiu colocar três carros no ranking dos seis mais vendidos do país: além do Tera, a picapinha Saveiro teve um “boom” de vendas notável, e o Polo manteve-se bem posicionado no ranking.