No percurso de 2,5 mil quilômetros até a Autoclásica, nenhum alagamento, deslizamento de terra ou lamaçal surgiu para testar as habilidades off-road da Ford Maverick Tremor. Nem uma nevasca sequer.

Parte da magia de um carro com pretensões aventureiras é justamente essa, transmitir a ideia de que, a bordo dele, chega-se a qualquer destino – o que é reconfortante em uma viagem que atravessa três países.

Ford Maverick Tremor
Ford Maverick Tremor (Foto: divulgação)

Mas, caso tivéssemos que cortar caminho por uma estrada de terra, atravessar um riacho ou escalar uma pirambeira de terra, haveria uma boa oferta de recursos: diferencial traseiro blocante, piloto automático off-road, pneus mais parrudos e ângulos de entrada, de saída e de transposição de 30,9, 21,3 e 20 graus, respectivamente. Com suspensão elevada, chega a 226 mm de altura em relação ao solo e pode submergir até 450 mm.

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A estreia da versão Tremor na linha Maverick foi embalada pela atualização estética e de conteúdo apresentada há cerca de um ano nos EUA. Visualmente, a mudança se concentrou em faróis, grade e para-choque dianteiro redesenhados. Quanto à lista de equipamentos, a picape de entrada da marca recebeu nova tela multimídia de 13,2″ (dotada de Apple CarPlay e Android Auto com conexão sem fio), alerta de mudança de faixa, assistente de centralização em faixa, monitor de ponto cego com cobertura para reboque, controle de cruzeiro adaptativo e assistente autônomo de frenagem.

Enquanto a Maverick Black começa em R$ 219.900, a Maverick Tremor parte de R$ 239.900.

11 km/l na estrada e ergonomia acertada

A Maverick Tremor se tornou um dos nossos carros prediletos do mercado pela versatilidade. Além dos dotes off-road, a picape surpreende pelo comportamento dinâmico tanto na estrada quanto na cidade. O bom entrosamento do motor 2.0 turbo a gasolina, de 253 cv e 38,7 kgfm, com o câmbio automático de oito marchas lhe garante agilidade no trânsito e fôlego para acompanhar muitos carros mais potentes ou até mesmo esportivos no fluxo rodoviário – onde chegou a bater os 11 km/l de consumo. Pena não ser bicombustível.

Ford Maverick Tremor
Ford Maverick Tremor (Foto: divulgação)

Na ponta do lápis, a Maverick Tremor tem 5.096 mm de comprimento, 1.844 mm de largura, 1.758 mm de altura e 3.075 mm de entre-eixos. A caçamba tem uma capacidade volumétrica de 943 litros e 550 kg de carga útil. Pesando 1.832 kg, não é um carro leve, mas ainda assim impressionou pela estabilidade nas curvas.

A cabine oferece uma arquitetura que privilegia a ergonomia. É fácil encontrar a posição de guiar adequada, que poderia ficar ainda melhor com um extensor de assento. Não há demonstrações explícitas de luxo, mas o acabamento mostra precisão e originalidade, como nos arranjos do porta-objeto das portas e do console central. Um compartimento sob o banco traseiro se mostrou bem útil para acomodar as compras do mercado.

Ford Maverick Tremor
Ford Maverick Tremor (Foto: divulgação)

O painel de instrumentos do Bronco Sport, com quem compartilha a plataforma, nos parece mais interessante, embora o da picape ofereça as informações de maneira clara e direta.

Ford Maverick Tremor
Ford Maverick Tremor (Foto: divulgação)

Importada do México, a Tremor precisa melhor apenas sua autopromoção: embora superior à Rampage, a picape da Ford teve apenas 2.519 unidades vendidas até setembro, enquanto a rival da Ram soma 17.605 emplacamentos.