28/10/2025 - 10:00
No percurso de 2,5 mil quilômetros até a Autoclásica, nenhum alagamento, deslizamento de terra ou lamaçal surgiu para testar as habilidades off-road da Ford Maverick Tremor. Nem uma nevasca sequer.
Parte da magia de um carro com pretensões aventureiras é justamente essa, transmitir a ideia de que, a bordo dele, chega-se a qualquer destino – o que é reconfortante em uma viagem que atravessa três países.

Mas, caso tivéssemos que cortar caminho por uma estrada de terra, atravessar um riacho ou escalar uma pirambeira de terra, haveria uma boa oferta de recursos: diferencial traseiro blocante, piloto automático off-road, pneus mais parrudos e ângulos de entrada, de saída e de transposição de 30,9, 21,3 e 20 graus, respectivamente. Com suspensão elevada, chega a 226 mm de altura em relação ao solo e pode submergir até 450 mm.
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A estreia da versão Tremor na linha Maverick foi embalada pela atualização estética e de conteúdo apresentada há cerca de um ano nos EUA. Visualmente, a mudança se concentrou em faróis, grade e para-choque dianteiro redesenhados. Quanto à lista de equipamentos, a picape de entrada da marca recebeu nova tela multimídia de 13,2″ (dotada de Apple CarPlay e Android Auto com conexão sem fio), alerta de mudança de faixa, assistente de centralização em faixa, monitor de ponto cego com cobertura para reboque, controle de cruzeiro adaptativo e assistente autônomo de frenagem.
Enquanto a Maverick Black começa em R$ 219.900, a Maverick Tremor parte de R$ 239.900.
11 km/l na estrada e ergonomia acertada
A Maverick Tremor se tornou um dos nossos carros prediletos do mercado pela versatilidade. Além dos dotes off-road, a picape surpreende pelo comportamento dinâmico tanto na estrada quanto na cidade. O bom entrosamento do motor 2.0 turbo a gasolina, de 253 cv e 38,7 kgfm, com o câmbio automático de oito marchas lhe garante agilidade no trânsito e fôlego para acompanhar muitos carros mais potentes ou até mesmo esportivos no fluxo rodoviário – onde chegou a bater os 11 km/l de consumo. Pena não ser bicombustível.

Na ponta do lápis, a Maverick Tremor tem 5.096 mm de comprimento, 1.844 mm de largura, 1.758 mm de altura e 3.075 mm de entre-eixos. A caçamba tem uma capacidade volumétrica de 943 litros e 550 kg de carga útil. Pesando 1.832 kg, não é um carro leve, mas ainda assim impressionou pela estabilidade nas curvas.
A cabine oferece uma arquitetura que privilegia a ergonomia. É fácil encontrar a posição de guiar adequada, que poderia ficar ainda melhor com um extensor de assento. Não há demonstrações explícitas de luxo, mas o acabamento mostra precisão e originalidade, como nos arranjos do porta-objeto das portas e do console central. Um compartimento sob o banco traseiro se mostrou bem útil para acomodar as compras do mercado.

O painel de instrumentos do Bronco Sport, com quem compartilha a plataforma, nos parece mais interessante, embora o da picape ofereça as informações de maneira clara e direta.

Importada do México, a Tremor precisa melhor apenas sua autopromoção: embora superior à Rampage, a picape da Ford teve apenas 2.519 unidades vendidas até setembro, enquanto a rival da Ram soma 17.605 emplacamentos.
