11/11/2025 - 7:00
A Renault veio agressiva com os preços do Novo Boreal, seu primeiro SUV médio em terras brasileiras. Na versão mais completona, com tudo que tem direito, não passa dos R$ 215 mil, enquanto a de entrada parte dos R$ 180 mil. Enquanto isso, pela mesma cifra de um Renault Boreal Iconic, topo de linha, é possível levar para casa um Ford Territory Titanium, importado da China. Ambos saem por R$ 215 mil.
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Mas, qual levar? Para saber isso, vamos com um bate-bola entre os dois SUVs médios. A briga vai ser dividida em quatro rounds: motorização, desempenho e consumo, espaço interno e porta-malas, e equipamentos de série. Fight!
Motorização

Os dois são turbo, mas só o Renault bebe etanol. Seu motor é o 1.3 turboflex de quatro cilindros, mesmo do Duster TCe, que entrega 156/163 cv de potência com 27,5 mkgf de torque (gasolina/etanol). Com tração sempre dianteira, usa a transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas, emprestada do Kardian.

No Ford já vai um 1.5 turbo só a gasolina, com 169 cv de potência e 25,5 mkgf de torque, associado também a uma caixa automatizada de dupla embreagem, só que com sete velocidades. A tração aqui também é apenas dianteira.
Desempenho e consumo

Vitória do Boreal aqui. Segundo a Renault, ele demora 9,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, e atinge os 180 km/h de velocidade máxima, que é limitada eletronicamente. Já o Territory demora 8 décimos de segundo a mais na prova de desempenho (10,3s no 0 a 100 km/h), e também não passa dos 180 km/h.

No caso do consumo médio, o foco é nos números oficiais com gasolina. De qualquer forma, mais uma vez o Renault sai na frente: consegue 11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, conseguindo autonomia de até 680 km nas melhores condições (50 litros de tanque). Já o Ford registra números bem menos interessantes: 8,8 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, só que com tanque de combustível de 60 litros (10 a mais). Ainda assim, o alcance máximo é de 672 km, similar ao do Boreal.
Espaço interno e porta-malas
O Ford se sobressai no primeiro, mas o Renault brilha no segundo. Oficialmente, o Territory é cerca de 12 cm mais longo que o Boreal (4,68 m), com cerca de 9 cm extras na largura (1,93 m) e 3 cm adicionais na distância entre-eixos (2,73 m). Também ganha em 6 cm na altura, chegando a 1,71 m. Com isso, consegue uma área interna maior, o que se traduz num espaço mais generoso para os ocupantes.
Já no porta-malas, vitória imbatível do Renault. Ele tem um dos maiores espaços para bagagem da categoria, chegando a impressionantes 522 litros de capacidade. São 74 litros a mais que o do Ford, registrado com 448 litros.
Equipamentos de série
Lado a lado, as duas versões dos SUVs médios são bem recheadas. Trazem retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de liga-leve diamantadas aro 19, teto-solar panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos, luzes ambientes em LED, bancos em couro sintético, seletor de modos de condução, ar digital automático dual zone com saídas traseiras, carregador de celular sem fio, multimídia com conexões sem fio, sensores de chuva e crepuscular, painel de instrumentos digital, tampa do porta-malas elétrica com sensor de presença, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmeras 360º 3D, retrovisor interno fotocrômico, piloto automático adaptativo (ACC), partida remota e freio de mão eletromecânico com Auto Hold.

No pacote de segurança de ambos há 6 airbags, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, monitores de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, detector de fadiga do condutor e farol alto com comutação automática, principalmente.

Como diferenciais, a lista do Ford Territory vai além com bancos dianteiros climatizados (aquecimento e ventilação), telas maiores (12,3” cada, para multimídia e instrumentos), controle eletrônico de descidas (HDC) e alerta de colisão traseira. No caso do Boreal, só ele traz funções Google na multimídia (Maps, Play Store e Assistente de Voz), alerta de desembarque seguro, massagem para o motorista e sistema de som assinado (Harman Kardon).
E aí?
Páreo duro entre ambos. O que pode desempatar é o fator estético: qual é mais bonito para quem. Ou então, se você prefere um Ford ao invés de um Renault, ou vice-versa. O preço de R$ 215 mil é de ambos, mas a escolha entre Boreal Iconic e Territory Titanium é do consumidor.


















