PreviousNext

A Audi resolveu ousar na escolha da motorização para o seu novo SUV SQ7. Versão esportiva do maior utilitário da marca, o modelo tem sob o capô um inovador 4.0 V8 a diesel, sobrealimentado por dois turbos e um pioneiro compressor elétrico para desenvolver 435 cv e 92,8 kgfm de torque.

O conjunto funciona da seguinte maneira: cada parte do conjunto é acionada de acordo com a carga do acelerador, sendo que um dos turbos atua apenas em baixos giros e o segundo entra em ação quando a demanda por força e potência é maior.

Já o compressor elétrico atua principalmente em baixas rotações, compensando o efeito turbo lag. A principal vantagem do sistema elétrico é o fato dele fornecer a potência máxima em 100% do tempo, diferente dos compressores volumétricos tradicionais, de acionamento mecânico, cujo desempenho varia de acordo com a rotação do motor.

Para compensar a maior demanda de energia, a Audi instalou um sistema elétrico auxiliar de 48V para o compressor, cujas baterias podem alimentar o sistema principal de 12V caso seja necessário.

A lista de equipamentos do SUV esportivo traz ainda itens como os faróis de LEDs, a suspensão com amortecedores ajustáveis e os freios com discos de cerâmica.