27/06/2016 - 8:00
Alguns leitores têm reclamado dos carros que vêm perdendo cilindros dos motores sem ficarem mais baratos. Não entenderam o conceito de downsizing. Não se tira cilindros para poupar dinheiro, mas combustível. E sua ausência costuma ser compensada pela adoção de turbo, injeção direta e outras tecnologias. Carros como o Fiesta EcoBoost, enfim no Brasil, provam que a troca, se bem feita, vale a pena. Com esse 3 cilindros 1.0 turbo o hatch ficou mais ágil e divertido do que com o conhecido 1.6 de 4 cilindros. E ainda gasta menos.
O único porém é que o downsizing aqui é opcional. Em vez de trocar o 1.6 TiVCT pelo novo 1.0 turbo, como de costume, a Ford o colocou como opção, e (por enquanto) só na versão topo de linha (deveria oferecer desde a de entrada). A linha 2017 foi toda modificada: o Fiesta S 1.5 ganhou equipamentos e virou SE (R$ 51.990), adotando o motor 1.6; o SE agora é SEL, só 1.6 em versões manual (R$ 58.790) e automatizada (R$ 64.990); e o Titanium foi rebatizado Titanium Plus (sempre automatizado). Este último subiu a R$ 70.690, e com o motor EcoBoost vai a R$ 71.990. E vale a pena pagar esses R$ 1.300 a mais pela novidade (confira aqui todos as versões, equipamentos e preços).
Antes de entrar em detalhes sobre o motor, vale lembrar que o Fiesta sempre foi uma compra interessante, com dirigibilidade agradável e acabamento honesto, com materiais texturizados. Do lado negativo, o espaço interno e porta-malas nao são nenhuma maravilha, considerando que o hatch tem quase quatro metros. A marca também podia ter aproveitado a mudança de linha para trocar a central multimídia por uma mais moderna, com tela colorida e navegador GPS. Afinal, é um dos poucos pontos nos quais o modelo fica atrás da concorrência (embora apesar da tela e dos comandos difíceis, tenha quase todas as funções dos demais, e ainda um sistema de comandos de voz que funciona muito bem.
Mas vamos falar do que mais importa, o novo motor. Importado, o 1.0 12V não é flex (por enquanto), mas tem duplo comando variável e os mesmos 125 cv do 1.6 16V com gasolina, além de mais torque (17,3 kgfm, contra 16). O melhor é que, por ser turbinado, sua força é toda entregue já a 1.400 rpm e mantida até 4.000 rpm – outra vantagem do downsizing. Na prática, isso significa respostas sempre vigorosas, após discreto retardo de resposta (o famoso turbo lag, mitigado pelo coletor de escape integrado e pela válvula de alívio ativa). Você pisa de leve no acelerador, ele responde com prontidão e força surpreendentes. Você pisa fundo, ele mostra ronco gostoso e um fôlego espantoso.
Se provando um bom downsizing, o desempenho ficou 20% melhor que o do 1.6 (0-100 km/h em 9s6, contra 12s1) e o consumo, 7% mais contido. Nota A no Inmetro, marcou 12,2 km/l na cidade e 15,3 na estrada (11,2 e 14,9 no 1.6). No uso cotidiano, superamos 11 km/l no uso urbano e 18 km/l no rodoviário. Considerando o desempenho, são números surpreendentes. Destaca-se também o baixo ruído, graças à correia banhada em óleo, durável como uma corrente mas sem tanto barulho. Para completar, a vibração é menor que a média.
Aliado à rápida transmissão de dupla embreagem, o novo motor forma um conjunto irresistível. Que, por sinal, casa muito bem com a já conhecida direção elétrica, bastante rápida e precisa (mas com volante de aro fino), e com as suspensões firmes. Só senti falta de borboletas no volante para trocas de marcha, pois fazê-las pelo botãozinho na alavanca é frustrante. Para maior esportividade, melhor deixar no modo S, que mantém os giros mais altos e dá um toque de diversão adicional. Com aletas no volante (ou câmbio manual) e uma incrementada visual, esse EcoBoost viraria um belo esportivinho. Bem melhor que o atual Sport 1.6.
FORD FIESTA TITANIUM PLUS ECOBOOST
Preço básico: R$ 71.990
Carro avaliado: R$ 71.990
Motor: 3 cilindros em linha 1.0, 12V, duplo comando variável, injeção direta, turbo
Cilindrada: 999 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 125 cv a 6.000 rpm
Torque: 17,3 kgfm de 1.400 a 4.000 rpm
Câmbio: automatizado, dupla embreagem, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 3,969 m (c), 1,722 m (l), 1,464 m (a)
Entre-eixos: 2,489 m
Pneus: 195/60 R16
Porta-malas: 281 litros
Tanque: 52 litros
Peso: 1.178 kg
0-100 km/h: 9s6
Velocidade máxima: 190 km/h (estimada)
Consumo cidade: 12,2 km/l
Consumo estrada: 15,3 km/l
Emissão de CO2: 99 g/km (com etanol=zero)
Nota do Inmetro: A
Classificação na categoria: A (Compacto)