PreviousNext

Dois novos roadsters da Mercedes-Benz chegam às concessionárias brasileiras a partir de julho deste ano. Não se trata de modelos inéditos, aliás, são reestilizações de carros já existentes. O primeiro é o compacto SLC, que chega substituindo o modelo SLK (sigla para esportivo leve compacto). Reflexo da nova nomenclatura da marca, em que a última letra do nome faz referência à plataforma utilizada (que no caso é a da Classe C). O SLC será oferecido em duas versões: SLC 300 (R$ 292.900) e SLC 43 (R$ 399.900).

O grande destaque do novo roadster compacto alemão está no design mais arredondado, nas novas lanternas de LED e nas duplas ponteiras de escapamento. Para abrir ou fechar a capota são necessários menos 20 segundos e a operação pode ser feita até 40 km/h. Por dentro, aparecem acabamentos de alumínio (SLC 300) ou de fibra de carbono (SLC 43).

O SLC 300 traz motor de quatro cilindros 2.0 turbo de 245 cv de potência e torque de 37,7 kgfm entre 1.300 e 4.000 rpm. Para os consumidores que desejarem extrair o máximo de desempenho, o Dynamic Control têm cinco modos de condução. Do outro lado, o SLC 43 traz propulsor V6 3.0 biturbo desenvolvido pela AMG, porém, não construído pela divisão esportiva da Mercedes-Benz. São 367 cv de potência e 53 kgfm de 2.000 a 4.200 rpm. Tanto o Mercedes-Benz SLC 300 quanto o Mercedes-AMG SLC 43 usam câmbio automático 9G-Tronic de nove marchas.

IRMÃO MAIOR

A Mercedes-Benz também mostrou o novo visual da linha SL. O roadster montado sobre a base do Classe S ganhou faróis redesenhados Full-LED, com adaptação de luminosidade e em curvas, lanternas alongadas e spoiler dianteiro de fibra de carbono (na AMG). Por dentro, as configurações receberam bancos redesenhados, climatizados e o sistema Airscarf, que aquece a região da nuca do motorista e do passageiro. Assim como o irmão menor SLC, a capota é aberta ou recolhida em menos de 20 segundos.

O irmão maior do SLC será vendido em duas versões: SL 400 (R$ 605.900) e SL 63 (R$ 887.900). O primeiro usa bloco V6 3.0 biturbo de 367 cv de potência e 51 kgfm de torque permitindo acelerar de 0-100 km/h em 4,9 segundos. A transmissão é automática 9G-Tronic de nove marchas.

O Mercedes-AMG SL 63 está um passo além no quesito desempenho. Seu motor V8 5.5 biturbo despeja 585 cv e torque bruto de 91,7 kgfm entre 2.250 e 3.750 rpm. A transmissão é de dupla embreagem e sete velocidades. Pelo AMG Drive Unit é possível escolher cinco programas de condução (o mais nervoso é o Race e o Individual permite ajustar separadamente alguns parâmetros do carro, como caixa de direção, acelerador, entre outros). Para deixar a dirigibilidade ainda mais empolgante o controle de estabilidade oferece três programas de atuação, enquanto a suspensão, o câmbio e a suspensão são ajustáveis.