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Desde seu lançamento em 2009, muitos acham controverso o design do Porsche Panamera. Se esse é seu caso, talvez você mude de opinião ao ver a nova geração do coupé de quatro portas. O novo Panamera passou a ter um design mais próximo ao do 911, como pode ser visto na traseira. As dimensões estão maiores: 34 mm no comprimento (5,04 m), 6 mm na largura (1,93 m), 5 mm na altura,  (1,42 m) – a linha do teto, porém, foi rebaixada em 20 mm só na traseira. O entre-eixos espichou em 30 mm (2,95 m). O porta-malas tem capacidade para 495 litros podendo chegar a 1.304 litros com o rebatimento do banco traseiro. As rodas são de aro 19” nas 4S e de 20” na Turbo (de 21”, opcionais).  

São dois motores a gasolina e um a diesel. A versão 4S de entrada usa propulsor V6 2.9 turbo de 440 cv de potência e 56 kgfm de torque – 20 cv e 3 kgfm a mais que o modelo anterior. Já a configuração Turbo tem bloco V8 4.0 turbinado com 550 cv e 78,5 kgfm. Aliás, ela é 30 cv mais potente e possui 7,1 kgfm a mais em relação ao Panamera Turbo do passado. Ainda há uma versão 4S diesel para os europeus dotada de V8 com 422 cv. A transmissão é de dupla embreafen PDK.

Uma novidade do interior é a inclusão da nova central multimídia PCM, que já é encontrada em outros modelos do fabricante de Sttutgart.  Esse equipamentos traz tela de 12,3” sensível ao toque permitindo ao motorista e ao passageiro configurá-la individualmente. Entre os recursos disponíveis, está navegação online, espelhamento do smartphone via CarPlay e comandos por voz.   

Na Europa, o novo Panamera começará a ser entregue em novembro deste ano, com preços na Alemanha de 113.027 euros (algo em torno de R$ 407.778) na 4S e 153.011 euros na Turbo (próximo de R$ 552.033). Para o Brasil, a estreia do novo Panamera acontece no final deste ano nas versões 4S e Turbo- ainda sem preços definidos.