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Menos de 500 pessoas compram uma picape RAM no Brasil a cada ano. É uma realidade incrivelmente diferente da que existe nos Estados Unidos. Lá, a picape da Fiat Chrysler Automobiles, antes chamada Dodge RAM, ocupa a terceira posição entre os mais vendidos, com 480 mil emplacamentos/ano. Claro que o modelo escolhido para o mercado também faz diferença. Lá, a picape RAM mais vendida é a 1500, de menor porte, enquanto no Brasil só a gigante 2500 está disponível – com 6 m de comprimento e ao custo de R$ 259.900.

A RAM 2500 Laramie Heavy Duty só faz sentido para quem tem uma fazenda. Eu não tenho, mas meu sogro tem. Fui com a picape-caminhão até lá e ele levou um susto, pois é dono de uma singela Chevrolet Corsa Pick-Up modelo 2002. Claro que ele ficou admirado com a beleza, o tamanho, o conforto da cabine e com o motor da RAM 2500. Afinal, o turbodiesel de 6,7 litros despeja nada menos que 330 cavalos nas rodas e oferece incríveis 104 kgfm de torque. São 238 cv a mais que os 92 cv da picapinha Corsa.

Doutor Fernando gostou também dos dois compartimentos de 130 litros nas laterais da caçamba. Mas ficou decepcionado ao saber que a RAM 2500 carrega menos de 1.100 kg de carga, pois sua Corsa leva 600 kg a qualquer buraquinho da fazenda. Eu disse a ele que a RAM 2500 consegue rebocar traillers e barcos de até 7.750 kg e ele ficou pensativo. Como se vê, é preciso ter necessidades específicas e ser mão aberta para comprar uma picape como a RAM 2500. Afinal, até para dirigi-la é preciso ter carteira de habilitação tipo C.

Numa cidade grande, com restrições de circulação, a picapona americana é praticamente inviável. Para rodar em São Paulo, por exemplo, tive de respeitar as mesmas regras aplicadas aos caminhões. Mesmo assim, fiquei surpreso com a facilidade de condução dessa picape. Sem contar que o torque é tão grande que ela arranca com vigor nas piores subidas. E ainda pula menos do que muitas picapes médias.

Mineiro, desconfiado e mão-fechada, meu sogro não compraria a RAM 2500. Ainda reluta em trocar sua velha Corsa Pick-Up por uma maior. Quanto a mim, se tivesse uma fazenda, compraria uma picape RAM devido ao design, força e conforto, mas não essa 2500. Esperaria a chegada da 1500, que é mais prática, não tem restrições de circulação e deverá ser importada em algum momento.

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Ficha técnica:

RAM 2500 Laramie 4×4 Diesel

Motor: 6 cilindros em linha 6.7, 24V, turbo
Cilindrada: 6690 cm3
Combustível: diesel
Potência: 330 cv a 3.000 rpm
Torque: 104 kgfm a 1.600 rpm
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: hidráulica
Suspensões: eixo rígido com molas helicoidais (d/t)
Freios: disco ventilado (d/t)
Tração: 4×2, 4×4 e 4×4 Reduzida
Dimensões: 6,030 m (c), 2,009 m (l), 1,974 m (a)
Entre-eixos: 3,797 m
Pneus: 275/70 R18
Caçamba: 1.240 litros ou 1.061 kg + dois RAM boxes (130 litros)
Tanque: 117 litros
Peso: 3.410 kg
0-100 km/h: não divulgada
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: não divulgado
Nota do Inmetro: não participa


Contraponto

Por Flavio R. Silveira

De fato, como diz o Quintanilha, o conforto ao rodar, o acabamento interno e a lista de equipamentos dessa picapona são todos de altíssimo nível. Uma coisa que me impressionou foi a largura da cabine: o console central é tão largo que nos EUA há uma versão para seis pessoas (motorista e mais dois na frente, três atrás). Se comprasse uma, no entanto, meus problemas com a RAM começariam pela falta da habilitação tipo C, continuaria com a inviabilidade de circular em muitas ruas, dias e horários e persistiria na hora de estacionar, pois ela – mesmo que conseguisse entrar no prédio – ocuparia minhas duas vagas, explusando o outro carro para a rua.

Como o Quintanilha, porém, tenho parentes que vivem em locais mais adequados para a RAM. Para chegar à casa de meu primo Pedro, na Chapada dos Veadeiros, é preciso atravessar um rio; os arredores são todos de trilhas, fazendas, estradas e longas distâncias. Se mudasse pra lá e tivesse grana sobrando, sem dúvida compraria uma RAM 2500. Mas precisaria antes convencer a mim mesmo que uma VW Amarok topo de linha já não seria suficiente.

COMPRE SE…
Você precisa transportar um barco ou um trailler, pois essa picape gigante tem capacidade para rebocar veículos de até 7.750 kg.
O seu desejo é possuir a maior picape disponível no mercado, uma vez que a RAM 2500 mede mais de 6 metros e é única no segmento.

NÃO COMPRE SE…
Você não possui carteira de habilitação profissional (tipo C), pois a RAM 2500 é considerada um caminhão perante as leis de trânsito.
Sua garagem não for gigante, se você não tiver uma fazenda e se não precisa viajar com uma família grande, pois seria exagero.

CONSIDERE TAMBÉM ESSES CONCORRENTES

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