13/04/2017 - 13:29
Menos de 500 pessoas compram uma picape RAM no Brasil a cada ano. É uma realidade incrivelmente diferente da que existe nos Estados Unidos. Lá, a picape da Fiat Chrysler Automobiles, antes chamada Dodge RAM, ocupa a terceira posição entre os mais vendidos, com 480 mil emplacamentos/ano. Claro que o modelo escolhido para o mercado também faz diferença. Lá, a picape RAM mais vendida é a 1500, de menor porte, enquanto no Brasil só a gigante 2500 está disponível – com 6 m de comprimento e ao custo de R$ 259.900.
A RAM 2500 Laramie Heavy Duty só faz sentido para quem tem uma fazenda. Eu não tenho, mas meu sogro tem. Fui com a picape-caminhão até lá e ele levou um susto, pois é dono de uma singela Chevrolet Corsa Pick-Up modelo 2002. Claro que ele ficou admirado com a beleza, o tamanho, o conforto da cabine e com o motor da RAM 2500. Afinal, o turbodiesel de 6,7 litros despeja nada menos que 330 cavalos nas rodas e oferece incríveis 104 kgfm de torque. São 238 cv a mais que os 92 cv da picapinha Corsa.
Doutor Fernando gostou também dos dois compartimentos de 130 litros nas laterais da caçamba. Mas ficou decepcionado ao saber que a RAM 2500 carrega menos de 1.100 kg de carga, pois sua Corsa leva 600 kg a qualquer buraquinho da fazenda. Eu disse a ele que a RAM 2500 consegue rebocar traillers e barcos de até 7.750 kg e ele ficou pensativo. Como se vê, é preciso ter necessidades específicas e ser mão aberta para comprar uma picape como a RAM 2500. Afinal, até para dirigi-la é preciso ter carteira de habilitação tipo C.
Numa cidade grande, com restrições de circulação, a picapona americana é praticamente inviável. Para rodar em São Paulo, por exemplo, tive de respeitar as mesmas regras aplicadas aos caminhões. Mesmo assim, fiquei surpreso com a facilidade de condução dessa picape. Sem contar que o torque é tão grande que ela arranca com vigor nas piores subidas. E ainda pula menos do que muitas picapes médias.
Mineiro, desconfiado e mão-fechada, meu sogro não compraria a RAM 2500. Ainda reluta em trocar sua velha Corsa Pick-Up por uma maior. Quanto a mim, se tivesse uma fazenda, compraria uma picape RAM devido ao design, força e conforto, mas não essa 2500. Esperaria a chegada da 1500, que é mais prática, não tem restrições de circulação e deverá ser importada em algum momento.
—–
Ficha técnica:
RAM 2500 Laramie 4×4 Diesel
Motor: 6 cilindros em linha 6.7, 24V, turbo
Cilindrada: 6690 cm3
Combustível: diesel
Potência: 330 cv a 3.000 rpm
Torque: 104 kgfm a 1.600 rpm
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: hidráulica
Suspensões: eixo rígido com molas helicoidais (d/t)
Freios: disco ventilado (d/t)
Tração: 4×2, 4×4 e 4×4 Reduzida
Dimensões: 6,030 m (c), 2,009 m (l), 1,974 m (a)
Entre-eixos: 3,797 m
Pneus: 275/70 R18
Caçamba: 1.240 litros ou 1.061 kg + dois RAM boxes (130 litros)
Tanque: 117 litros
Peso: 3.410 kg
0-100 km/h: não divulgada
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: não divulgado
Nota do Inmetro: não participa
Contraponto
Por Flavio R. Silveira
De fato, como diz o Quintanilha, o conforto ao rodar, o acabamento interno e a lista de equipamentos dessa picapona são todos de altíssimo nível. Uma coisa que me impressionou foi a largura da cabine: o console central é tão largo que nos EUA há uma versão para seis pessoas (motorista e mais dois na frente, três atrás). Se comprasse uma, no entanto, meus problemas com a RAM começariam pela falta da habilitação tipo C, continuaria com a inviabilidade de circular em muitas ruas, dias e horários e persistiria na hora de estacionar, pois ela – mesmo que conseguisse entrar no prédio – ocuparia minhas duas vagas, explusando o outro carro para a rua.
Como o Quintanilha, porém, tenho parentes que vivem em locais mais adequados para a RAM. Para chegar à casa de meu primo Pedro, na Chapada dos Veadeiros, é preciso atravessar um rio; os arredores são todos de trilhas, fazendas, estradas e longas distâncias. Se mudasse pra lá e tivesse grana sobrando, sem dúvida compraria uma RAM 2500. Mas precisaria antes convencer a mim mesmo que uma VW Amarok topo de linha já não seria suficiente.
COMPRE SE…
▲ Você precisa transportar um barco ou um trailler, pois essa picape gigante tem capacidade para rebocar veículos de até 7.750 kg.
▲ O seu desejo é possuir a maior picape disponível no mercado, uma vez que a RAM 2500 mede mais de 6 metros e é única no segmento.
NÃO COMPRE SE…
▼ Você não possui carteira de habilitação profissional (tipo C), pois a RAM 2500 é considerada um caminhão perante as leis de trânsito.
▼ Sua garagem não for gigante, se você não tiver uma fazenda e se não precisa viajar com uma família grande, pois seria exagero.
CONSIDERE TAMBÉM ESSES CONCORRENTES