01/07/2007 - 0:00
O design do chamado projeto B402 da Ford brasileira está, finalmente, pronto. Apresentado pela primeira vez e com absoluta exclusividade por MOTOR SHOW em junho de 2005, quando ainda estava em fase de definição das linhas finais de carroceria, o ambicioso projeto da Ford alcança sua reta final. O novo produto deve chegar ao mercado brasileiro em meados de 2008, e traz consigo uma grande responsabilidade: ajudar a Ford a atingir a sonhada meta de 15% de participação no mercado nacional.
Agora que já foram finalizadas as linhas externas do novo Ford, os técnicos definem as versões, o que cada uma delas oferecerá e os detalhes de acabamento. Do outro lado, a mobilização da engenharia é total. Os técnicos trabalham duro na calibração das motorizações flex 1.0 e 1.6 que equiparão o novo carro da marca, que nesse modelo deverão conciliar performance e baixo consumo, atendendo às nossas leis de emissões.
Em junho de 2005, MOTOR SHOW mostrou, com exclusividade, as primeiras imagens do projeto B402, um novo compacto duas portas que dividirá a plataforma com o pequeno Ford Ka
Um trabalho árduo mobiliza também as equipes da fábrica de São Bernardo do Campo-SP, onde o carro será produzido. As obras para adaptação da unidade, que ainda produz o Ka, estão caminhando a passos largos para a modernização do maquinário que produzirá o B402: foram investidos mais de R$ 300 milhões. Além das máquinas, a fábrica está sendo preparada também para operar no mesmo vitorioso sistema de produção da fábrica de Camaçari, na Bahia, onde os principais fornecedores foram instalados dentro da própria planta, contribuindo para uma melhor sinergia de produção. E a Ford tem que superar toda a limitação física encontrada nas antigas instalações da fábrica de São Bernardo.
A engenharia de testes e desenvolvimento do campo de provas de Tatuí, no interior de São Paulo, faz os últimos acertos para definição de molas, amortecedores, pneus, rodas e calibragem dos motores. O novo carro, quando em breve chegar ao consumidor, deverá estar bem “redondinho”, com seus cerca de 3,75 metros de comprimento e 1,63 metro de largura, contra 3,62 metros do Ka. Por isso é que chamavam o B402 de “Kazão”: além de mais longo, ele aproveita melhor o espaço do banco traseiro.
O projeto do carro foi atualizado. Sai o estilo New Edge, entra o Kinetic Design, que será incorporado a todos os modelos Ford. O carro que circula nas ruas e já foi flagrado por diversas publicações especializadas é, na verdade, um veículo “mula”, usado para testes. Nele, apenas a mecânica é real
Graças à utilização da mesma plataforma do Ka, semelhante àquela utilizada pelo antigo Fiesta, não há grandes segredos para os engenheiros, que conhecem essa mecânica como as palmas de suas mãos. E esse compartilhamento de mecânica entre o Ka e o B402, somado às novas instalações fabris de maior rentabilidade, permitirão à Ford reduzir os custos de ambos: o B402 permitirá ao Ka preços mais atraentes. A Ford deverá posicionar o Ka como produto de entrada (o modelo se transformará no nacional mais barato), e depois virá o B402, com preço a partir dos R$ 24.000 na versão básica 1.0 flex (71cv gas/73 cv álcool) e próximo dos R$ 28.000 para o 1.6 flex (105cv gas/111 cv álcool).
O alvo será a GM com o Celta: o modelo representa cerca de 30% dos carros produzidos pela Chevrolet no País e foi lançado inicialmente apenas com duas portas, como o B402. Dos 410 mil Chevrolet fabricados em 2006, cerca de 120 mil foram Celta. A Ford olha e cobiça esses resultados com seu novo carro. Se conseguir resultados semelhantes, ficará mais fácil atingir a tão sonhada meta dos 15% do mercado (hoje ao redor 11,5%). Dos 318 mil
Ford produzidos em 2006, somente 31.800 foram Ka, uma participação de apenas 10%. A contribuição do B402 para os planos da Ford serão fundamentais: o carro deverá ter o maior volume de produção da marca até 2009. Ao contrário do que outras publicações tem veiculado, o B402 mudou bastante desde 2005. Todas mostram imagens antigas, mas o carro sofreu atualizações estilísticas para ser lançado em 2008. Desde então, o Kinetic Design, novo estilo da Ford que substitui o New Edge, tomou conta das formas dos Ford europeus e rejuvenesceu o B402, tornando-o mais atraente. Objetivo alcançado, pelo menos no design. Restam as outras etapas: versões, acabamento opcionais e, principalmente, a política de preços da marca com o novo carro. Ao que tudo indica, o sucesso bate as portas da Ford com o B402.
Na pista de testes da Ford em Tatuí, o modelo enfrenta os últimos ajustes de suspensão e motor
Na Europa, este novo modelo substituirá o Ka definitivamente. No Brasil, eles conviverão por um bom tempo