01/09/2007 - 0:00
Só depois que terminaram de desenvolver o 335i, os engenheiros da BMW perceberam a encrenca em que tinham se metido. Alguém provavelmente parou e disse: “Ótimo, fizemos um carro espetacular! Agora, o que será da M3? Não dá para ser melhor que isso!”. Foi então que, pela primeira vez na história da marca, um M3 saiu de linha equipado com um motor V8 (e isso gerou uma reação dos mais puristas, que não aceitaram bem a idéia). E, realmente, dá para ficar na dúvida sobre qual é o melhor.
O M3, com seu motor 4.0 de 420 cv, tem vantagem na potência sobre o 335i, de 306 cv, mas a potência específica é praticamente igual em ambos os “modelos”: 105 cv/l no M3, 102 cv/l no 335i. Mas é graças ao sistema biturbo instalado no propulsor 3.0 de seis cilindros em linha que o 335i leva uma enorme vantagem na curva de torque. As duas turbinas funcionam com baixa pressão e têm como principal função disponibilizar o torque máximo, de 40,8 kgfm, já a baixíssimos 1.400 rpm (veja box), enquanto no M3 o torque máximo é o mesmo, mas aparece apenas às 3.900 rpm. O M3 consegue, mesmo assim, acelerar de zero a 100 km/h em 4,8 segundos, apenas meio segundo a menos que o 335i. Dirigir o 335i (ou seria melhor dizer “pilotar”?) é uma experiência única. Com o torque máximo disponível até os 5.000 rpm, ele sempre responde prontamente ao comando do acelerador.
Um dos melhores carros do mundo fabricados em série atualmente
O pé direito pede, ele vai embora… até os 250 km/h, quando o limitador eletrônico frustra seus planos de ir muito além. O acerto esportivo da suspensão praticamente “anula” as curvas e, distraído, o motorista ultrapassa os limites sem perceber, dado o silêncio interno e à naturalidade com que ele encara as altas velocidades. O câmbio é automático de seis marchas, com opção de trocas no volante, e o conversor de torque inovador (as trocas são 40% mais rápidas que em um câmbio automático tradicional) faz suas respostas parecerem as de um câmbio manual automatizado.
No mais, conforto e sofisticação dignos de um BMW. O sistema de som é impecável (com direito à disqueteira no porta-malas) e responde a comandos de voz. Uma tela multifunções no painel exibe imagens do DVD e pode também sintonizar canais de TV, além de exibir as funções do iDrive, sistema que gerencia quase todas as funções do carro e que pode ser descrito como o único defeito do 335i. Não há um simples botão para regular funções básicas como a equalização do rádio. A operação é feita por um controle rotatório no console. Em alguns momentos, o aparato parece totalmente desnecessário, e torna a vida do motorista mais complicada.
Mas nada que ofusque o brilho do carro. As rodas aro 18, o pára-choques dianteiro com desenho exclusivo, o duplo escape e muitos outros detalhes de estilo o tornam irresistível aos olhos, enquanto o brilhante motor garante o máximo em preformance e os seis airbags e controles de estabilidade e tração garantem a segurança. Sem hesitar, dá para dizer que é um dos melhores carros fabricados no mundo hoje.
1. O logotipo M no volante é parte de um kit de personalização. Mas este modelo não deve nada à série esportiva da BMW, que oferece como modelo correspondente o M3. Performance de tirar o fôlego e acabamento luxuoso. O único ponto contra é o botão o iDrive (acima), complicado para o uso diário
2. Rodas aro 18, saídas duplas de escape e um desenho belo e atualizado são os maiores atrativos do carro. Isso, até você acelerar…