01/09/2007 - 0:00
Participantes Aqui, as capas das sete publicações associadas à Quattroruote e que enviaram jornalistas à Itália para participar do Superteste dos utilitários esportivos
Na Itália, os SUV são um nicho pequeno de mercado. Por isso, para determinar qual o melhor utility grande do mundo, a revista Quattroruote recrutou parceiros de diversos países (incluindo nações emergentes) com maior knowhow no assunto. Jornalistas russos, chineses, sérvios, eslovenos, romenos, espanhóis e portugueses reuniram-se para testar diversos modelos no asfalto e na terra, e dar seu veredicto.
Participaram da prova: Land Rover Range Rover Sport, VW Touareg, Porsche Cayenne S, BMW X5, Audi Q7, Jeep Grand Cherokee, Mitsubishi Pajero, Cadillac SRX e Mercedes GL 500. O páreo foi tão duro que modelos como Pajero e Cherokee ficaram com as últimas colocações.
Três avaliações, muitos testes
Para este Superteste, os SUV passaram por uma série de provas (ao lado) que tinham como propósito avaliar três aspectos: o comportamento na estrada, testado com manobras severas e especialmente críticas para este tipo de veículo do ponto de vista da segurança dinâmica, a capacidade off-road e o nível de conforto. A classificação foi dada com base nos resultados medidos nos testes e nas notas dos jornalistas que avaliaram os carros.
Mudança de trajetória
Sobre asfalto molhado
Mede o comportamento dinâmico em superfícies de baixa aderência: a reação depois de uma guinada e a capacidade de recuperação
Aderência
Em curva de raio constante
Nesta prova, mede-se através da aceleração lateral (medida em g) o comportamento de um veículo em uma curva de 55 m de raio
Teste do Alce
Comportamento no rolamento
A melhor prova para medir o risco de capotamento. Após mudanças bruscas de direção, as rodas podem chegar a sair do chão
Alagamento
O mais profundo que se pode ir
Para medir a altura máxima de alagamento que o carro suporta, ele deve enfrentar uma poça de até 60 cm de profundidade
Descida
Aderência nos declives
Uma série de descidas (30, 35, 40 e 45 graus) avalia a motricidade, o freio motor e a transferência de carga para o eixo dianteiro
Trincheira
Tração com uma roda no ar
Na trincheira leva a melhor quem conta com torque abundante, boa tração e notável capacidade de extensão da suspensão
Dois dias na pista sem nenhum limite
1. Terreno de baixa aderência
As provas de frenagem foram realizadas nesse percurso com, por exemplo, duas rodas no molhado e duas no seco (reproduzindo a aderência que se tem no gelo)
2. Pista de Vairano
Na pista de testes da Quattroruote, utilizada até mesmo por fornecedores de autopeças e por montadoras da Europa, há condições para se reproduzir todas as condições de utilização de um carro. Das mais comuns e corriqueiras às mais severas e improváveis
3. Tendência ao capotamento
Neste pedaço da pista, realizamos o teste do alce no qual o carro precisa desviar de um obstáculo com a maior velocidade possível sem tombar
4. Teste do ABS
Os SUV são sensíveis às mudanças de trajetória em asfalto molhado. Aqui, testamos o ABS, que tem que operar garantindo dirigibilidade, mas com segurança
No primeiro dia de teste, os carros foram para a pista da Quattroruote em Vairano para acelerar fundo. Que prazer é sentir os seis litros da Cherokee SRT-8 liberar seus 400 cv e acelerar de zero a 100 km/h em 4,9 segundos, como qualquer superesportivo! Também impressionam os 7s3 do Cayenne S. Ótimo resultado para suas 2,5 toneladas. Parece ser de senso comum que os sport utilities, (que por concepção têm acertos dinâmicos tão particulares) não devam ter motores tão potentes, como esse V8 de 432 cv do Cherokee. Mas para a Jeep é tradição manter em linha pelo menos uma versão mais “feroz” de seu modelo.
De qualquer forma, sua aventura acaba na pista de asfalto. Seus pneus e spoilers comprometem a eficiência no traçado off-road. Mesma sorte tem o Cadillac SRT, que foi penalizado no off-road pelo mergulho excessivo da carroceria (transferência de carga para a dianteira) e decididamente está mais apto a percorrer grandes distâncias no asfalto, graças ao bom nível de conforto que oferece. Os outros sete modelos foram bem, com desempenho moderado, mas sem indecisões. Rodase bem desfrutando do abundante torque e da notável motricidade dos modelos. Basta tocar o pé no acelerador para avançar sem problemas.
Nos testes de aceleração, desvio e frenagem em pista, a vitória (apertada) vai para o X5, seguido pelo Cayenne, Range Sport, Touareg, Audi Q7, Mercedes GL 500, Grand Cherokee, Cadillac SRX e Pajero. No off-road, as suspensões trabalham muito e as diferentes filtragens dos solavancos que chegam aos ocupantes (e que foram medidas na pista com instrumentos) podem ser sentidas na prática. A suspensão da Porsche é a mais rígida, mais até que a da Jeep Grand Cherokee SRT-8 que é uma versão esportiva.
A Cayenne não empatou com a X5 por detalhes
1ª A X5 merece o pódio no asfalto. É a mais segura em rápidas mudanças de trajetória e a melhor em frenagem sobre pista molhada
1. É mais convincente na estrada, mas perde da X5 nos testes
2. Agradável, mas precisa melhorar a frenagem em baixa aderência
3. Bom no geral, mas a carroceria inclina muito e o esterço é lento
4. Substerço marcado compromete a agilidade, mas não a segurança
5. Surpreendentemente ágil, mas o sistema ABS é muito sensível
6. Comportamento comprometido pela frenagem longa demais
7. Nível de rolamento alto e resultado crítico no teste de desvio do alce
8. Sofre no teste de desvio do alce e tem frenagem um pouco longa
Mas o Q7 e o X5 que, assim como a Pajero, não têm regulagem da altura das suspensões, exigem cuidado. Nos percursos mais acidentados, basta uma manobra mal calculada para apoiar o chassi na terra e ficar com uma das rodas no ar. Ambos os modelos têm uma forte tendência a mergulhar o bico em descidas íngremes e, além disso, têm uma altura limitada em relação ao solo. Sacrificando a transmissão, os pneus e o chassi, vencem o percurso, mas o fora-de-estrada, definitivamente, não é sua vocação. Todas as outras superam as provas com tranqüilidade.
O teste na TV Algumas equipes de TV européias acompanharam o Superteste SUV de perto e registraram todas as etapas da disputa que, além dos testes em pista, incluiu muitos debates entre os jornalistas participantes, cujas opiniões foram decisivas na escolha. Eles analisaram subjetivamente, por exemplo, a qualidade percebida no interior do carro e o conforto em longos percursos
A Pajero, apesar de também não regular a altura das suspensões, compensa essa limitação com seu bom chassi e com os pneus mais adaptados ao percurso. No ranking off-road, vitória do Cayenne, seguido por Range Sport, Touareg, Mercedes GL 500, Pajero, Audi Q7, X5, Grand Cherokee e Cadillac SRX. Claro que a grande maioria desses veículos será encontrada rodando em estradas asfaltadas. Por isso, avaliamos também a qualidade de ruídos e vibrações. Nesse quesito, o Touareg levou a melhor, com excelente trabalho de absorção de impactos e com um incrível silêncio a bordo. Vem seguido de X5, Range Sport, SRX, Q7, GL 500, Pajero, Cherokee e Cayenne. Apesar do péssimo resultado em conforto, as notas dos jornalistas favoreceram o Porsche, que, tendo ficado em primeiro no percurso off-road e em segundo no asfalto, levou o título de melhor SUV.