Qual o melhor carro para comprar de forma racional? Para responder a essa pergunta, MOTOR SHOW realiza há quatro anos consecutivos o estudo Compra do Ano. Diferentemente dos testes comparativos, que apontam o melhor carro em sua categoria, a Compra do Ano analisa os modelos em três itens de pós-venda (desvalorização, garantia e revisões), cinco itens técnicos (motor, relação peso/potência, consumo, equipamentos e porta-malas), um item temporal (idade do projeto) e apenas um item subjetivo (dirigibilidade, cujas notas são decididas em consenso pela equipe de jornalistas especializados da revista). O resultado desse estudo é um robusto dossiê que tem como objetivo auxiliar os leitores a comprar um veículo de forma racional – analisamos 261 modelos em 18 categorias.

As marcas vencedoras poderão usar o selo “Compra do Ano 2017” da MOTOR SHOW durante um ano em todas as suas peças promocionais e publicitárias. E quando você vir este selo saberá que o carro passou pelo crivo da revista. Para facilitar a compreensão do estudo, separamos os carros não pelas versões convencionais, mas sim por motorização. Portanto, o mesmo modelo pode aparecer mais de uma vez se tiver versões com cilindradas distintas ou uma grande diferença de potência em motores de mesma capacidade cúbica. Nessa pesquisa entraram todos os carros à venda no Brasil que tenham versão de entrada até R$ 250.000.

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Em relação ao estudo anterior, fizemos alguns ajustes, para que a Compra do Ano seja cada vez mais fiel à realidade do mercado. Ao invés de considerarmos somente a versão de entrada de cada modelo, dessa vez consideramos todas as versões. E a pontuação de equipamentos de série foi decidida pela versão topo de linha. Para facilitar a pesquisa, publicamos o preço da configuração mais barata e da mais cara. E no nome de cada carro aparece a motorização (seguida de T se for turbo, de D se for diesel e de H se for híbrido). Vai ficar fácil perceber que os carros turbinados foram os grandes vencedores deste ano, pois ganharam pontuação alta tanto em motor quanto em consumo.

Cada carro pode somar no máximo 1.000 pontos, pois são 10 itens avaliados e em cada um a pontuação vai até 100. O campeão geral foi o Honda Civic 1.5 Turbo, que acumulou incríveis 815 pontos. O novo Civic com motor convencional (2.0) também conseguiu entrar no “Clube dos 700” e somou 730 pontos. Além da Honda, a Volkswagen e a Chevrolet também colocaram dois carros do mesmo modelo entre os Top 10 (Golf/Golf Variant e Cruze/Cruze Sport6).

9_ms406_compra_abre9As 18 categorias foram assim divididas: Subcompacto (hatches até 3,65 m); Hatch de Entrada (1.0 até 4,20 m); Hatch Compacto (1.0 turbo e acima de 1.0 até 4,20 m); Hatch Médio (acima de 4,20 m); Hatch Premium (marcas premium); Sedã Compacto (até 4,50 m); Sedã Médio (até 4,80 m); Sedã Grande (mais de 4,80 m); Sedã Premium (marcas premium); Monovolume/Station Wagon; Esportivo (modelos originais ou versões modificadas); Cupê/Conversível, SUV/Crossover Compacto (até 4,40 m); SUV/Crossover Médio (mais de 4,40 m); SUV/Crossover Grande (mais de 4,60 m); SUV/Crossover Premium (marcas premium); Picape Monobloco (carroceria monobloco); Picape Média (cabine dupla sobre chassi).

Nas 18 páginas a seguir você encontrará os motivos que levaram cada carro a ganhar o selo Compra do Ano 2017, bem como os destaques da categoria, a indicação do melhor custo-benefício e uma lista completa da pontuação dos 10 primeiros colocados. Após a última categoria, temos ainda duas páginas com a classificação de 11º lugar em diante. No quadro abaixo, uma explicação dos critérios de pontuação em cada item.

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Confira todas as nossas análises:

SUBCOMPACTO
HATCH DE ENTRADA
HATCH COMPACTO
HATCH MÉDIO
HATCH PREMIUM
SEDÃ COMPACTO
SEDÃ MÉDIO
SEDÃ GRANDE
SEDÃ PREMIUM
MONOVOLUME/STATION WAGON
ESPORTIVO
CUPÊ/CONVERSÍVEL
SUV/CROSSOVER COMPACTO
SUV/CROSSOVER MÉDIO
SUV/CROSSOVER GRANDE
SUV/CROSSOVER PREMIUM
PICAPE MONOBLOCO
PICAPE MÉDIA
MAIS CARROS

Importante: todos os números dessa reportagem se referem a preços, valores e equipamentos de série disponíveis nos carros e praticados em abril de 2017.