Depois da Scénic, os monovolumes nunca mais saíram de cena e agora aparecem como uma boa opção no mercado de usados. Por um preço acessível (R$ 31.640), uma Meriva ano 2003 pode atender suas necessidades diárias e familiares.

O proprietário Alcebíades Alves da Silva Junior diz que gosta muito do ambiente interno do modelo. Para ele, a Meriva tem um habitáculo bastante generoso no espaço mas, em compensação, por ser um veículo familiar deveria ter mais porta-trecos, e seu porta-malas poderia ser maior, visto que é menor que o do Corsa Sedan. “Enquanto o espaço para passageiros impressiona, o que é reservado para os objetos e para as bagagens deixa muito a desejar”, salienta Junior.

Sem grandes alterações visuais desde seu lançamento, fica difícil determinar se uma Meriva é usada ou se é zero quilômetro

O monovolume da GM ainda peca em alguns outros quesitos. O alto consumo é uma reclamação freqüente de seus proprietários. O motor 1.8 oferece um ótimo desempenho mas, em contrapartida, o consumo incomoda. “A Meriva é meio gastona mas, no geral, considero- a um bom carro”, afirma o proprietário Vinicius Taddei.

A maioria dos proprietários entrevistados classificou como principais virtudes da Meriva seu conforto e robustez. Antônio Carlos Oliveira Reis concorda com esses pontos positivos. Ele gosta tanto do monovolume que vendeu, um modelo 2003, para comprar uma zero quilômetro versão SS.

De acordo com o mecânico Luis Scopino, um defeito comum na Meriva é a quebra dos coxins de câmbio. Segundo ele, isso se deve à fragilidade da peça. “Um sintoma desse problema são alguns solavancos em manobras de primeira ou marcha-à-ré”, explica Scopino, que calcula o valor do prejuízo em cerca de R$ 600. As peças desse modelo Chevrolet, assim como seu seguro, não são muito caros.

Problema mesmo o proprietário terá na revenda. O modelo tem uma desvalorização normal para o segmento, mas as minivans em geral baixam muito de preço. Você pode chegar a perder 6% em um ano.

Procure unidades que tenham por volta de 60 mil km e com o máximo de itens de série. No modelo usado, eles costumam não encarecer tanto o modelo

Hora da compra

Cheque bobina e coxins

De acordo com os mecânicos consultados, a melhor dica na hora de adquirir uma Meriva é checar a bobina, que costuma dar defeito devido ao desgaste natural, a válvula do ar quente, que quando trava deixa o ambiente interno muito abafado, e os coxins de câmbio, que não são muito resistentes neste modelo. Um bom conselho para saber o estado dos coxins é ficar atento às trocas de marcha. Câmbios com esse problema costumam dar solavancos durante manobras em primeira e marcha-à-ré. Analisar os detalhes de pintura externos e o desgaste dos pneus ajuda a saber se o carro já passou por uma colisão.

Eu não gosto…

“Apesar de ser um carro com muitas qualidades, acho que o Meriva é um pouco instável nas curvas” Alexandre de Pinho proprietário

Eu gosto…

“Gosto muito da minha 2003, acho que vou adorar a Meriva SS que estou comprando” Antonio Carlos O. Reis proprietário

Mercado

Sua depreciação de cerca de 5,7% ao ano é alta, mas está na média do segmento se comparada à de Fit e Idea.