31/05/2017 - 14:00
1º lugar: Hyundai HB20S 1.0 Turbo
Ele é tão benquisto pelos consumidores brasileiros quanto a configuração hatch, inclusive na versão turbo. E não é para menos, já que o HB20S 1.0 Turbo é capaz de conciliar o bom desempenho proporcionado pelo motor superalimentado (105 cv e 15 kgfm) com baixo consumo de combustível. Além disso, esse HB20S ainda oferece porta-malas com capacidade para 450 litros de bagagem que, mesmo não sendo o maior do segmento, é adequado ao seu porte. A garantia de cinco anos, aliada ao atraente valor das revisões (R$ 1.180), são outros destaques do três-volumes compacto da marca sul-coreana. Em compensação, o pacote de equipamentos enxuto e a dirigibilidade prejudicada pelo peso (1.068 kg) do modelo são os aspectos nos quais o HB20S 1.0 Turbo poderia melhorar.
2º lugar: Honda City
Dono de um porta-malas espaçoso (536 litros), um dos maiores da categoria, e com visual ainda agradável, o Honda City não conseguiu superar o rival da Hyundai principalmente por conta da sua garantia de fábrica ser menor (três anos contra cinco) e de seu motor ser aspirado. Mesmo assim, a ótima nota de consumo de combustível merece ser destacada, assim como a boa fama do modelo no mercado de seminovos.
3º lugar: Hyundai HB20S 1.6
O visual repaginado há pouco mais de um ano ainda agrada, assim como o comportamento dinâmico do sedã compacto da Hyundai equipado com motor 1.6. Este, aliás, não é o propulsor mais moderno do mercado, mas ainda é capaz de proporcionar desempenho satisfatório ao modelo, principalmente em termos de consumo de combustível. A dirigibilidade equilibrada, com ênfase no conforto, também merece elogios.