É chegada a hora de a VW rever sua política de preços. Seus carros são bons, disso ninguém duvida, mas com alguns poucos equipamentos, custam caro demais em relação à concorrência. Isso ficou claro na reportagem de capa da última edição. Parabéns pela iniciativa do comparativo!

@ Jorge Luis Oliveira

Fiat deve trocar o motor 1.8 pelo 1.9 em, no máximo, dois anos

Punto com motor 1.9

Existe realmente a possibilidade de a Fiat mudar o motor do Punto do 1.8 para o 1.9? Quando será o lançamento do Fiat Siena 2008? Outra questão: eu trabalho com meu automóvel e faço cerca de 5.000 km/mês, dos quais 20% são realizados em estradas de terra/barro esburacadas. Atualmente, tenho um Mille Fire Flex 2005 que foi escolhido por sua robustez e baixo custo de manutenção. Porém, já está na hora de trocá-lo. Tenho vontade de adquirir um mais confortável, porém tenho medo do custo da manutenção. Minha vontade é comprar um Punto (1.8 HLX), porém estou receoso, pois não tenho certeza se um carro melhor vai agüentar esse tranco. O que vocês acham?

@ Armênio R. Pereira Neto

Apesar de não afirmar oficialmente, a Fiat já tem o motor 1.9 pronto e irá incorporá-lo em sua linha, provavelmente daqui a um ou dois anos. Além de mais antigo, o motor 1.8 pertence à GM e a marca italiana não vai continuar comprando motores da concorrente, uma vez que já tem um substituto. Sobre o Siena, você pode ver a reportagem nesta edição. Já em relação ao seu carro, de fato, o Mille é excelente para ser usado nessas condições. Para quem roda cerca de 1.000 km/mês na terra, pode ser uma opção melhor ao Punto. Mas se você quiser mesmo o novo Fiat, terá que fazer manutenções mais freqüentes, mais trocas de óleos e filtros… Talvez, para o seu caso, o melhor fosse escolher uma picape ou um SUV, mesmo que não seja 4×4.

Diesel importado

Sou assinante da Revista há mais de três anos e só tenho que parabenizá-los pela excelente redação, simples, direta e conclusiva. Lendo na edição 293 a reportagem sobre as fases para se importar um carro, tive a seguinte dúvida: é possivel importar um hatch, por exemplo, com motor TDI, que é rápido e econômico?

@ Fábio Ferreira

Isso não é possível, Fábio, devido a nossa legislação. Apesar de muito modelos TDI vendidos na Europa serem fabricados aqui, carros de passeio com motor diesel ainda são proibidos de circular no Brasil.

Será uma boa Idea?

Quero trocar de carro e gosto muito do Idea. Será uma boa compra?

@ Andréa Rosa

Andréa, em linhas gerais, o Idea é, sim, um bom carro, mas, como todos os outros, tem suas peculiaridades. Na seção “Carro Usado” deste mês, avaliamos um modelo 2003. Talvez isso ajude você a se decidir.

O sistema ABS é mais eficiente no asfalto do que na terra

ABS na terra

Talvez vocês possam me ajudar. Queria informações sobre utilização de veículos com freios ABS em estrada de terra. Qual é o comportamento no momento de uma frenagem de emergência?

@ Carlos Delunaro

Em linhas gerais, Carlos, o ABS aumenta ainda mais o espaço de frenagem em terrenos de baixa aderência, como a terra. Claro que isso varia muito dependendo da geração de ABS utilizada e dos outros aparatos eletrônicos de tração e aderência que o carro dispõe. Mas, grosso modo, o freio convencional é melhor para a terra.

Parabéns à Revista

Parabéns a todos vocês pela Revista e pelo excelente trabalho, feito com total e plena responsabilidade e respeito a nós, consumidores. A reportagem sobre as mulheres que estão invadindo as pistas é demais, ficou 100%! Também gostei bastante do comparativo do Vectra GT-X, contra o excelente – mas infelizmente combalido e caro – Golf, um dos meus carros favoritos, mas que está precisando melhorar.

@ Eduardo F. Dias de Souza

Leitor sugere que a Toyota faça um crossover a partir da Fielder

Fielder Crossover

Acho que a Toyota deveria desenvolver e lançar no mercado um crossover baseado na perua Fielder. Além dos adereços off-road, o modelo deveria ter de série: bloqueio de diferencial e sistema pneumático, para erguer a suspensão quando ele fosse andar na terra e baixá-la quando fosse andar em rodovias. Seria bom se tivesse ainda tração 4×4 opcional.

@ Walmir Pinheiro Andrade

Troca de óleo

Tenho um Gol 2002 motor 1.0 8V. Apesar de o carro estar com 93.000 km, ando uma média de 1.000 km a cada 15 dias, pois trabalho como representante comercial e sempre faço a troca de óleo na autorizada. Segundo eles, o óleo que colocam é para ser trocado a cada 10.000 km mas, em uma conceituada oficina de minha cidade, os profissionais disseram que esse mesmo óleo é para ser trocado a cada 5.000 km! E aí? Eu confio em quem?

@ Gustavo de L. França

Gustavo, o correto é seguir a recomendação do manual do proprietário. É lá que estão indicados os tempos das trocas e o óleo que deve ser colocado no seu veículo. Mas, de qualquer forma, na dúvida, é sempre melhor fazer as trocas no menor período recomendado. O preço do óleo é ínfimo se você pensar que, por conta de um descuido, você pode perder o motor do seu carro.

Errata

• O crédito de foto da reportagem o “Clássico Voltou”, da edição 295, está incorreto. O fotógrafo foi Wellington Cerqueira (Ag. Isto É) e não Roberto Assunção, que fotografou, para a mesma edição, o Fiat Punto da seção Dirigimos e a Renault Scénic do “Teste Rápido”

• Na edição 295, na página 52, as legendas da reportagem “Vectra GT-X desafia o líder” estão incorretas, pois afirmam que os carros têm motor 1.8. Mas, conforme aparece no texto e nas fichas técnicas, ambos os modelos têm motores 2.0 8V.

• Na edição 294, o modelo VW Crossfox saiu com a ficha técnica incorreta. Confira abaixo os dados do modelo da VW

FICHA TÉCNICA VW CrossFox

Motor

4 cil, 1.6, 8V, aspirado

Transmissão

Manual, 5 marchas, tração dianteira

Dimensões (m)

comp: 4,06 / Larg: 1,69 / alt:1,64 entreeixos: 2,47

Peso

1.120 kg

Porta-malas

260 litros

Gasolina

Gasolina

Potência (5.750 rpm)

101 cv

103 cv

Torque (3.250 rpm)

14,3 kgfm

14,5 kgfm

Vel. Máxima

175 km/h

177 km/h

0 a 100 km/h

11s1

10s9

Consumo km/l

C:11,3- E: 16,3

C:7,6- E: 11

Preço sugerido

R$ 65.530

Precisando de ajuda?

Audi:

0800-149149

BMW:

0800-7033578

Chrysler:

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0800-118088

Ferrari:

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Maserati:

(11) 30613300

Fiat/Alfa:

0800-7071000

Ford:

0800-7033673

GM:

0800-7024200

Honda:

0800-171213

Hyundai:

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Land Rover:

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Mercedes:

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Mitsubishi:

0800-7020404

Nissan:

0800-111090

Peugeot:

0800-7032424

Porsche:

(11) 30619544

Renault:

800-0555615

Subaru:

(11) 55381138

Toyota:

0800-7030206

Lexus:

0800-7030206

Volvo:

0800-7077590

VW:

0800-195775