01/12/2007 - 0:00
Uma nova modalidade de esporte radical chegou ao Brasil. Trata-se da primeira competição de capotagem do País. A nova atração, que nos Estados Unidos e Inglaterra tem o nome de Roll Over Contest, será apresentada na forma de um campeonato na próxima edição do evento X-Treme Motorsports, de 29 novembro a 2 de dezembro, no Pavilhão de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).
A disputa tem um regulamento próprio e o objetivo é derrubar o maior números de cones com a capotagem. Apesar de o critério de pontuação não estar totalmente decidido, tudo indica que o veículo acumulará pontos por cada cone atingido. Se o objeto for derrubado com o lado do carro em que vai o passageiro, valerá um ponto. Se for com o teto do carro, a manobra ganha pontuação máxima, de três pontos por cone. Para iniciar a capotagem, o carro sobe com duas rodas por uma rampa de 1,50 metro de altura a até 60 km/h.
Apesar de ser uma atração bastante radical, a organização tem muita preocupação com a segurança dos participantes. Os carro receberam uma preparação em que são retirados todos os plásticos e vidros. Além disso, eles têm banco concha, cinto de segurança de cinco pontos, tanque de combustível com capacidade reduzida para quatro litros e habitáculo do motorista com uma “gaiola” reforçada.
Até o fechamento desta edição, já haviam sido realizados alguns ensaios para a competição. O esperado era que cada carro capotasse apenas uma vez – já que ao realizar a manobra o veículo não teria mais condições de continuar participando. Mas o resultado surpreendeu a todos os presentes nas demostrações: um dos carros capotou três vezes sem se danificar totalmente.
De acordo com Eduardo Bernasconi, organizador do evento, a idéia de trazer a competição veio depois de ver pela televisão um campeonato semelhante nos Estados Unidos. Segundo ele, participarão 10 carros, todos com pilotos profissionais e especializados em manobras de carro. A premiação ainda não está definida, mas a diversão para quem irá assistir à prova está garantida.
Para este ano, o público esperado para os três dias de X-Treme Motorsports é de cerca de 70 mil, já que no ano passado a feira contou com 66 mil visitantes. “Com esta nova atração temos tudo para realizar um evento ainda mais interessante que o do ano passado. Acredito que será muito divertido ver os carros capotando. Isso trará mais gente para conferir a festa”, diz Bernasconi.
Realizado desde 2004, o X-Treme Motorsports inova a cada ano. Na primeira edição, os organizadores prepararam o 1o Car Jump das Américas, onde as pessoas praticavam Bungee Jump a bordo de um carro. No ano seguinte, o público conferiu a quebra do recorde mundial de esmagamento de carcaças e, em 2006, além da presença ilustre de Chip Foose (o rei mundial do tuning), houve o primeiro show de Drift do País e o salto de um Big Foot sobre um ônibus.
Dentro dos bastidores
O organizador do evento, Eduardo Bernasconi, fala à imprensa sobre o Campeonato. Nas apresentações iniciais, a rampa utilizada para o início da capotagem tinha 1,20 m, mas a equipe decidiu aumentá-la para 1,50 m para que os carros capotem ainda mais. Sempre conduzidos por pilotos especializados em manobras