31/05/2017 - 14:00
1º lugar: Nissan Frontier
Lançada recentemente no Brasil, a nova geração da picape Nissan agora é trazida do México (em breve virá da Argentina) e se destaca pelo projeto totalmente novo (com direito a um inédito chassi com reforço especial e a suspensão traseira multibraço), assim como pelos equipamentos disponíveis, como assistente de partida em rampa, controlador de velocidade em declives, central multimídia com espelhamento de celulares e banco do motorista com ajustes elétricos, entre outros. O motor superalimentado possui dois turbos: um para baixas rotações e outro para altas. Nas arrancadas, ambos atuam para entregar 190 cv e 45,9 kgfm, mas em velocidade de cruzeiro somente o turbocompressor de baixa trabalha, para garantir eficiência e menor consumo de combustível, segundo a Nissan.
2º lugar: Chevrolet S10 2.5
Reestilizada há um ano, a picape média da General Motors do Brasil segue brigando pela liderança de seu segmento – em 2016, ela foi a vice-líder com 26.558 unidades emplacadas, atrás da Toyota Hilux (34.031), de acordo com a Fenabrave. Mesmo sem brilhar em nenhum quesito específico, a picape Chevrolet se destaca pelo conjunto equilibrado. A caçamba capaz de carregar 915 kg é um diferencial do modelo.
3º lugar: Volkswagen Amarok 2.0 180 cv
Reestilizada no fim do ano passado, a picapona da Volks ganhou a série especial Extreme (foto), ainda mais equipada que a Highline. A lista de equipamentos é generosa e a segurança é reforçada pela transmissão integral com oito marchas. Pena que esse recurso acabe penalizando um pouco o consumo, que fica um pouco acima da média da categoria. Para o uso off-road, prefira a versão Highline, com rodas de aro menor.