01/12/2007 - 0:00
VOLVO C30 2.4 R$ 118.500
VW GOLF GTI 6M R$ 118.550
Quando descobrimos que um Golf GTI e um Volvo C30 podiam sair pelo mesmo preço, logo pensamos neste comparativo. A primeira resposta de parte da redação foi: “Um Golf contra um Volvo? Vai ficar feio para a Volks!”. Mas a surpresa veio mais tarde, depois de avaliar os carros, quando nossas conclusões foram bem diferentes do que, em princípio, imaginávamos. Mas deixemos isso para depois. Primeiro, vamos aos carros…
De um lado temos o C30, com seu desenho ousado – a frente agressiva, a lateral com a bela linha de cintura, bem marcada, e a traseira… bem, a traseira com as lanternas inusitadas e o vidro sem moldura é discutível, e não agrada a todos. Do outro lado, temos o Golf, que foi atualizado este ano para a geração “quatro e meio”: ele ficou mais bonito, mas suas linhas não são nem de perto modernas como as do Volvo. Portanto, em termos de design, vitória do C30.
O Golf GTI avaliado aparece em sua versão top de linha, com câmbio Tiptronic e todos os opcionais a que tem direito (veja os itens de série e os preços dos opcionais na tabela de equipamentos). Nessa configuração, fica bem distante dos R$ 92.460 da versão “básica”, atingindo o exorbitante valor de R$ 118.550. Já o C30 é vendido em versões 2.0, 2.4i e T5 (2.5 turbo), com preços de R$ 89.933 a R$ 134.500.
Para enfrentar o Golf completíssimo, escolhemos o C30 2.4i, vendido em configuração única sem opcionais por R$ 118.500. Com os preços quase exatamente alinhados, o que se tem são propostas diferentes, mas ambas equivocadas, se considerarmos as outras opções disponíveis dos mesmos modelos.
As diferenças começam na concepção. O C30 é um duas portas com quatro lugares, pois tem dois bancos traseiros individuais (com um vão entre eles que permite o acesso, nem sempre conveniente, ao porta- malas). Em nome do design, embora ele tenha bons 2,64 m de entreeixos (12 cm a mais que o Golf) seu espaço interno é menor. No banco traseiro, uma pessoa de 1,75 m já raspa a cabeça no teto, e as (gigantescas) portas são extremamente pesadas, tornando o acesso ao carro bastante incômodo. Na nova versão 2008, pelo menos, os bancos dianteiros ganharam regulagem elétrica. Antes, ela era manual e sem “memória”. Ou seja, cada vez que se dobravam os bancos para os passageiros de trás entrarem era preciso regulá-los novamente.
Já o Golf, apesar de esportivo, tem quatro portas e ganha em comodidade, além de levar três pessoas no banco traseiro e ter um porta-malas consideravelmente maior. Em termos de equipamentos, ele não tem bancos elétricos nem ar-condicionado bizone como o Volvo, mas responde com sensor de chuva, espelho retrovisor interno fotocrômico (antiofuscamento), bancos com aquecimento e regulagem de altura dos (quatro) cintos de segurança. Este último um item que – pasmem! – não existe nesta versão do Volvo C30. Ou seja, em conforto, espaço e equipamentos, vitória para o Golf. E em acabamento, outra surpresa: o Volvo não é superior como se pode supor.
Em emoção e esportividade, o Golf novamente vence fácil o C30. Enquanto o VW tem 193 cv em um motor 1.8 Turbo de quatro cilindros e 20V, o 2.4 aspirado do Volvo tem 170 cv em um cinco cilindros com, também, 20V. Mais arisco, o GTI tem respostas mais rápidas, garantindo mais divertimento – vai de zero a 100 km/h em 8 segundos, enquanto o C30 precisa de 8,8 segundos para vencer a mesma prova de aceleração. Além disso, o modelo sueco atinge seu torque máximo (23,4 kgfm) a 4.400 rpm, enquanto no brasileiro os 25,5 kgfm são atingidos a baixas 1.950 rpm, o que garante melhor dirigibilidade em baixa.
Apesar de mais potente e turbinado, o ponto fraco do Golf é a velocidade máxima. São 209 km/h no limite da quinta marcha (uma sexta já resolveria o problema, além de diminuir o consumo na estrada), contra 215 km/h do concorrente. Na prática, até considerando os limites estabelecidos pela lei, a diferença não é tão relevante, mas vale lembrar que, equipado com o câmbio manual, o Volks atinge 231 km/h, além de acelerar até os 100 km/h em 7,5 segundos.
Conclusão? Não leve nenhum dos dois. Não nessas versões. Apesar de levar a melhor nesse comparativo, não dá para indicar a compra do Golf Tiptronic pelos motivos acima. Para um esportivo, a versão com câmbio manual de seis marchas faz muito mais sentido, e, além de ser mais barata, ela não demora para responder às solicitações do pé direito como ocorre com o automático, uma característica normal para este tipo de transmissão. Ou prefira ainda, pelo mesmo preço, o Jetta automático – agora com 170 cv (veja teste nesta edição), mais espaço e projeto mais moderno, mas sem a mesma veia esportiva.
Mas, se você não resistir ao belo design do Volvo, esqueça o 2.4: vale a pena pagar R$ 127.900 no T5, um belo esportivo turbinado de 230 cv com câmbio manual de seis marchas. É uma diferença de apenas 8% no valor final do carro, e você ainda leva faróis de xenôn, spoilers, rodas exclusivas, som Dynaudio com dez alto-falantes, sistema de informação de ponto cego, descansa braço traseiro, etc…
Diferentemente do que se imagina, o Volvo C30 não é superior ao VW Golf em desempenho, nem em conforto, nem em acabamento e, muito menos, nos itens de série. O modelo sueco peca pela ausência de itens como o ajuste de altura do cinto de segurança e o espelho fotocrômico
FICHA TÉCNICA Golf GTi Tiptronic
Motor
4 cil. em l., 1.8 l., 20V, turbo
Transmissão
Câmbio automático, 5 marchas e tração dianteira
Dimensões (m)
Comp: 4,20/larg: 1,74/alt: 146 entreeixos 2,52
Peso
1.355 kg
Caçamba
330 litros
Gasolina
Potência
193 cv a 5.500 rpm
Torque
25,5 kgfm a 1.950 rpm
Vel. Máxima
209 km/h
0 a 100 km/h
8 segundos
Consumo km/l
Cidade: 7,5 – Estrada: 14,7
FICHA TÉCNICA Volvo C30 2.4i
Motor
5 cil. em l., 2.4 l., 20V, aspirado
Transmissão
Câmbio automático, 5 marchas e tração dianteira
Dimensões (m)
Comp: 4,25/larg: 1,78/alt: 145 entreeixos 2,64
Peso
1.406 kg
Caçamba
242 litros
Gasolina
Potência
170 cv a 6.000 rpm
Torque
23,4 kgfm a 4.400 rpm
Vel. Máxima
215 km/h
0 a 100 km/h
8,8 segundos
Consumo km/l
Cidade: 7,6 – Estrada: 15,2
Equipamentos
Preço básico
C30 2.4i
Golf GTI
R$ 118.500
R$ 104.690*
Air bags frontais e laterais
Série
Série
Sensor de estacionamento
Série
Série
Computador de bordo
Série
Série
Regulador de velocidade
Série
Série
Controle de estabilidade e ABS
Série
Série
Ar-condicionado digital
Série
Série
Ar-condicionado bizone
Série
n/d
Bancos com regulagem elétrica
Série
n/d
Ajuste altura cinto de segurança
n/d
Série
Espelho retrovisor fotocrômico
n/d
Série
Bancos de couro
Série
R$ 5.215**
Teto solar elétrico
Série
R$ 3.410
Air bags de cortina
Série
R$ 2.155
Rodas de 17 polegadas
Série
R$ 3.080***
TOTAL
R$ 118.500
R$ 118.550
* Com câmbio manual, R$ 92.460
**inclui bancos com aquecimento (não disponível para o C30) e couro nas portas
*** De série vem com rodas de 16 polegadas