-> MANUTENÇÃO CARA

-> DESVALORIZAÇÃO ALTA

->

SEGURO BARATO

PICASSO GLX 2005 R$ 41.871

Ao contrário da Zafira, o Xsara Picasso chegou ao mercado brasileiro com um visual bastante ousado, diferente do comportado representante da GM. Não era difícil escutar comparações e brincadeiras que remetessem a uma nave espacial. E foi justamente esse desenho que dividiu opiniões, e acabou conquistando consumidores que gostaram de seu design arrojado, tanto externo quanto interno.

“Foi amor à primeira vista”, afirma o proprietário Rafael Fabretti, que aponta como principais virtudes do modelo seu espaço interno, conforto e a generosa lista de equipamentos de série, que inclui airbags para motorista e passageiro.

Conforto e espaço interno, aliás, foram elogiados por todos os proprietários entrevistados. Mas a maioria deles reclamou do preço das peças e da falta delas no mercado paralelo. “Sua manutenção é um pouco cara, mas graças a Deus não é um carro que exige muitos reparos”, conta Mauro Veiga. A queixa é confirmada por mecânicos. “É difícil achar peças no paralelo. Dependendo do serviço, o cliente é obrigado a recorrer a uma autorizada. Aí acaba saindo mais caro”, diz Alfredo Berestinas, da oficina AB Repar.

O Picasso não costuma ter problemas muito graves, mas, de acordo com Antonio Junior, da oficina Varga Centro Automotivo, um defeito simples, porém perigoso, é a quebra do sensor de temperatura. “Se o motorista não perceber que o carro está esquentando, o motor pode ser danificado”, diz Junior.

Recentemente reestilizado, o Picasso foi o mais vendido do segmento em novembro e dezembro, ultrapassando a Zafira – que, no entanto, fechou o ano com uma pequena vantagem nas vendas. Se as características desse monovolume atendem suas necessidades, mas o valor é muito alto para seu orçamento, uma boa dica é optar por um modelo usado. A versão GLX manual, ano 2005, está avaliada em R$ 41.871, um valor baixo para o que oferece. Mesmo não sendo flex, pode ser uma ótima opção para o uso urbano e, principalmente, para pegar a estrada

Porta-malas grande, rodas de liga-leve, CD Player e bandeja na traseira: um carro completo

Pouco procurado pelos ladrões, seu seguro tem um custo bastante razoável

A ousadia do design interno surpreende. A alavanca de câmbio fica bem localizada, mas os mostradores centrais não agradam a todos

Eu gosto…

“A família cresceu e comprei um Picasso. Confortável e espaçoso, acho que fiz uma ótima escolha”

Bruno Souza

proprietário

Eu não gosto… “É difícil achar peças no paralelo. Dependendo do serviço, o cliente é obrigado a recorrer a uma autorizada”

Alfredo Berestinas

mecânico da oficina AB Repar

Mercado

Desvalorização média de 8,7% é mais alta que a das principais concorrentes, Chevrolet Zafira e Renault Scénic