20/09/2017 - 12:40
São 612 cv de potência. Mais de 86 kgfm de torque. E a prova de 0-100 km/h abaixo de 3,5 segundos. Assim é o Mercedes-AMG E 63 S 4Matic+. Um superesportivo de quatro portas, com ímpeto de arrepiar e superiores até comparado ao do Mercedes-AMG GT R
(R$ 1.199.900). Se em marcha lenta, o ronco borbulhante produzido pelo motor V8 4.0 biturbo ecoa dentro e fora da cabine intimidando os passageiros e quem chega perto. Já andando, mamma mia… A sensação é de estar a bordo de um jato comercial decolando, tamanha a força bruta.
Um míssil de quase duas toneladas, com potência específica de 153 cv/litro e uma relação peso/potência de 3,19 kg/cv. Isso significa que, ao encostar levemente o pé no pedal do acelerador, o corpo é arremessado contra o encosto dos bancos esportivos e o ponteiro do conta-giros sobe vertiginosamente. Todo esse vigor é acompanhado pelo ultrarrápido câmbio AMG SpeedShift de nove marchas – uma obra prima da engenharia alemã –, com opção de trocas sequenciais pelas borboletas atrás do volante.
A cada mudança, os graves “pipocos” emitidos estremecem os ânimos. Como tudo pode ficar melhor e mais divertido, estão disponíveis cinco modos de condução (Comfort, Sport, Sport+, Individual e Race) responsáveis por alterar os parâmetros de motor, transmissão, direção, suspensão, controle eletrônico de estabilidade e tração. Não só um rojão nas retas, como esse Mercedes-AMG também fará você ficar boquiaberto nas curvas. Esse “hiper-Classe E” tem tração integral 4Matic+ oferecendo dinâmica e equilíbrio irretocáveis, fazendo-o serpentear agilmente pela pista sem dar pinta de ter quase 5 metros de comprimento. As suspensões pneumáticas mudam a rigidez e a altura.
Nos programas Sport e Sport+, a carroceria é rebaixada em 10 mm, enquanto no Race, 15 mm. A direção elétrica é veloz ao esterço e muito direta. Agora, quem deseja fazer derrapagens controladas e lixar os largos pneus traseiros 295/30 ZR20 no asfalto deve escolher o Drift Mode. Para selecioná-lo é preciso acionar o modo Race, o ESP estar desligado e o câmbio no modo manual. Ele funciona até 115 km/h e transforma o “Mercedão” em um veículo puramente de tração traseira – dá lhe braço e contra-esterço para segurá-lo! Já na hora de domar os 612 cv de potência, os grandes freios dianteiros de 390×36 mm funcionam como uma âncora – opcionalmente estão disponíveis os de cerâmica por incríveis R$ 89.000.
Monstruoso em desempenho sim, mas o Mercedes-AMG E 63 S 4Matic+ também é preocupado com a eficiência e o meio ambiente. Para isso, traz sistema de desativação permitindo desligar quatro dos oito cilindros, start-stop (desliga o motor durante breves paradas) e função roda livre, que está disponível nos programas Eco/Comfort e desacopla o motor da transmissão nos momentos em que o motorista alivia o pé do pedal do acelerador entre 60 e 160 km/h. Como se tudo isso não bastasse, assim como no Classe E 250, há os recursos de direção semi-autônoma. Brutalidade, esportividade, uma sensação ímpar de condução, eficiência e segurança fazem valer os R$ 699.900 cobrados pelo Mercedes-AMG E 63 S 4 Matic+.
Ficha técnica:
Mercedes-AMG E 63 S 4Matic+
Preço básico: R$ 699.900
Carro avaliado: R$ 699.900
Motor: 8 cilindros em V 4.0, 32V, biturbo, start-stop, sistema de desativação de cilindros
Cilindrada: 3982 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 612 cv de 5.500 a 6.250 rpm
Torque: 86,7 kgfm de 1.750 a 4.500 rpm
Câmbio: automático sequencial, nove marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: disco ventilado e perfurado (d/t)
Tração: integral
Dimensões: 4,993 m (c), 1,872 m (l), 1,460 m (a)
Entre-eixos: 2,939 m
Pneus: 245/35 R20 (d) e 275/30 R20 (t)
Porta-malas: 540 litros
Tanque: 66 litros
Peso: 1.955 kg
0-100 km/h: 3s4
Velocidade máxima: 300 km/h*
Consumo cidade: 6,4 km/l
Consumo estrada: 9,0 km/l
Emissão de CO2: 144 g/km
Nota do Inmetro: E
Classificação na categoria: E (Extra Grande)
*limitada eletronicamente