01/11/2008 - 0:00
SLK 200 KOMPRESSOR R$ 218.OOO
Ele é pequeno e baixinho, mas extremamente atraente, com linhas desafiadoras e encantadoras. O que o SLK tem de discreto, tem de sedutor em suas linhas. Talvez um dos segredos seja mesmo a fusão de suas pequenas dimensões com seu design: não há quem não observe esse pequeno notável com encanto. Ele também deixa um cheiro de romance no ar: leva só duas pessoas, relativamente bem acomodadas – em que pese seu reduzido espaço interno. Realmente um carrinho especial.
Equipado com um discreto 1.8 de quatro cilindros e 16 válvulas, tem no compressor seu maior destaque: produz 184 cv de potência com torque máximo que chega aos 25,5 kgfm a baixos 2.800 rpm. Como o compressor é acionado mecanicamente por correia, o comportamento é semelhante ao de um V6 de 2,5 litros desde a saída, com arrancadas vigorosas e retomadas bastante convincentes. Um destaque: seu baixo consumo de gasolina quando usado em ritmo de passeio, com baixa velocidade (110 km/h) e acelerações suaves. Nesse ritmo, é fácil fazer 15 km/l na estrada e 10 km/l na cidade.
A precisão da mecânica alemã é vista quando se aciona o sistema de escamotear a capota: ao apertar de um botão, um mecanismo dobra e guarda a capota no porta-malas em cerca de 15 segundos. Um show que as pessoas param para assistir. Quando fecha, impressiona a junção justa das frestas. Um carro charmoso, até feminino pelas dimensões contidas e delicadeza de suas formas, mas bastante prazeroso de dirigir, ainda mais com um belo cenário de fundo. E, se ficar quente demais, basta fechar o teto. Sua capota metálicagarante que a temperatura fique sempre agradável.