01/11/2008 - 0:00
MANUTENÇÃO CARA DESVALORIZAÇÃO BAIXA SEGURO ALTO
VW BORA 2001 R$ 28.651
Apesar de suas vendas nunca terem correspondido às expectativas de mercado da Volkswagen, como produto o Bora agrada muito a seus usuários. Conforto, boa dirigibilidade, espaço, bom desempenho e uma generosa lista de equipamentos de série são os principais elogios que se ouvem ao consultar seus proprietários. Hoje, o três volumes pode ser uma ótima opção de carro usado para quem procura um veículo com todas essas qualidades, mas não dispõe de muito dinheiro.
Ao lado, o câmbio automático de quatro marchas, que deu lugar à caixa de seis marchas em 2007
Por pouco mais de R$ 28 mil, é possível comprar um modelo 2001 com câmbio automático. Mas, como diz o velho ditado “quando a esmola é demais o santo desconfia”, o sedã também tem seus pontos negativos. “Mesmo sendo um apaixonado pelo Bora, acho que o valor do seguro, o preço das peças de reposição e o alto consumo são os principais defeitos do carro”, aponta o proprietário de um modelo 2001, Silas Pinheiro.
Mesmo assim, há quem se diga bem satisfeito com o custo/benefício do modelo. “As peças são caras, mas, fazendo a manutenção corretamente, o Bora dificilmente te deixará na mão”, afirma Marcelo Oréfice, dono do modelo que você vê nas fotos. Argumento confirmado pelo mecânico André Paulo, do Centro Automotivo Silcar. “Nunca tivemos nenhum problema grave com o Bora. O que apareceu aqui foi apenas para manutenção normal”, explica. Outro ponto positivo destacado por Oréfice é o tamanho do seu porta-malas.
“Sempre viajo com minha esposa e meus dois filhos. Além de irmos muito confortáveis, não falta espaço para a bagagem”, conclui. Durante essas viagens, ele afirma que o consumo gira em torno dos 12 km/l, que na sua opinião é satisfatório. Na cidade, 6 km/l foi a melhor marca.
Mesmo com pontos negativos, para quem prioriza conforto, dirigibilidade e desempenho – e está disposto a pagar mais caro pelo seguro e alto consumo -, o custo/benefício pode acabar sendo um dos melhores dentro da faixa dos R$ 30 mil (preço de um popular zero com ar, direção hidráulica e vidros elétricos). Mesmo assim, o Bora não deixa de ser uma opção questionável.
Eu gosto…
“É um carro bem completo, que não fica atrás de nenhum outro modelo de sua categoria”
Marcelo Oréfice proprietário
Eu não gosto…
“O valor do seguro, o preço das peças e o consumo alto de gasolina são seus principais pontos negativos”
Silas Pinheiro proprietário
Mercado
A desvalorização em um ano foi de 2,9%. Comparado com Vectra e com Civic, o Bora é o que teve a menor desvalorização