01/12/2008 - 0:00
Antes de viajar para aproveitar o período de férias longe do estresse, é preciso dar uma checada geral no veículo para não correr o risco de ficar na estrada e começar mal o período de descanso. Nesta época do ano, existem muitas promoções de revisão em oficinas mecânicas e centros automotivos. Algumas até oferecem inspeção gratuita, como é o caso da rede DPaschoal e da Grand Brasil. No pacote está incluída a checagem da suspensão, o rodízio de pneus e a vistoria de freios, iluminação (faróis e lanternas), palhetas dos limpadores e sistema de arrefecimento, entre outros. No caso da DPaschoal, a revisão inclui até balanceamento e alinhamento. Já se o carro estiver precisando realmente do serviço, a cobrança é feita à parte. Na capital de São Paulo, o balanceamento custa R$ 10 por roda e o alinhamento sai por R$ 50, aproximadamente. É importante ressaltar que a revisão é gratuita, mas a reposição de peças e o serviço de troca não. Mesmo gastando um pouco, a revisão acaba sendo muito conveniente já que nas viagens o carro tem um maior esforço, pois em geral, roda muitos quilômetros seguidos, com mais peso e, no caso de serras, com sobrecarga de alguns sistemas. “Se o cliente esperar o veículo parar, os gastos serão muito maiores, pois a quebra de um componente pode danificar outros”, afirma Ricardo Guimarães, diretor de pós-venda da Grand Brasil.
Fazer manutenção preventiva, sem dúvida, é o ideal para não gastar muito na revisão antes de viajar e não correr o risco de ficar na estrada ou de sofrer algum acidente. “Para quem não tem o hábito de fazer manutenção, além de gastar mais na revisão de férias, corre um risco maior de ter imprevistos”, diz Mauro Frison, proprietário do centro automotivo FrisonTech. Confira quais são as áreas de prioridade na revisão de férias.
Fique de olho
FREIOS: o ideal é que se faça uma revisão geral a cada 15 mil km. Já o fluído deve ser trocado a cada 10 mil km ou 12 meses. Antes de pegar a estrada, cheque novamente o sistema, mesmo que você faça a manutenção preventiva.
PNEUS: vale a pena verificar a profundidade dos sulcos, que indicam quanto de borracha ainda tem o pneu. Quanto mais raso, menos aderência tem o carro. Uma boa dica é fazer o rodízio dos pneus, colocando os de melhor estado atrás.
ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO: se não estiverem certos podem desgastar os pneus mais do que o normal, além de oferecer risco de acidentes para o motorista. Devem ser feitos a cada 10 mil km.
FILTROS: é importante fazer as trocas nos prazos discriminados no manual do veículo. Os filtros de ar devem ser verificados entre 20 mil e 30 mil km, de acordo com o modelo do carro. Já os de óleo devem obedecer à mesma quilometragem da troca de óleo. A troca do filtro de combustível depende da qualidade do combustível que se está usando, por isso, o adequado é que se faça a troca a cada 15 mil km.
INJEÇÃO ELETRÔNICA: é necessário checar velas, cabos de vela, distribuidor, tampa, rotor, bobina e módulo de injeção. As velas devem ser checadas a cada 10 mil km. Já os cabos de ignição precisam ser trocados a cada 50 mil km ou três anos.
FARÓIS E LÂMPADAS: a iluminação correta é muito importante para uma viagem segura. Para isso é preciso verificar as lâmpadas, os fusíveis e a regulagem dos faróis. Veja se não há infiltração nos faróis para que a água não danifique o refletor interno.
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA: para garantir boa visão mesmo no meio de chuva forte, que são muito comuns na época de férias, é necessário checar o estado das palhetas, a começar pelas lâminas, que não podem estar gastas, soltas ou danificadas.
CORREIA DENTADA: em caso de rompimento da correia, o motor pode sofrer danos irreparáveis. Verifique o estado da correia a cada 15 mil km. Trincas e desgaste lateral são bons sinais de que chegou a hora de substituir a peça.
SISTEMA ELÉTRICO: inclui a verificação da bateria do motor de partida, do alternador, das lâmpadas e dos fusíveis. Evite que os equipamentos elétricos fiquem ligados com o carro parado.