01/01/2009 - 0:00
Dizer que Turim é a capital do design mundial não é força de expressão. A cidade, situada a noroeste da Itália, recebeu esse título no início de 2008 da International Council of Societies of Industrial Design. Não por acaso, é lá que se concentram os principais estúdios automobilísticos do planeta, onde foram criados alguns dos mais belos carros da história. No mês de novembro, o Instituto Italiano para o Comércio Exterior reuniu jornalistas de diversos países para conhecer de perto quatro dos principais centros de estilo locais: Pininfarina, Bertone, Italdesign e I.DE.A, que você conhecerá nesta edição. MOTOR SHOW foi a única revista brasileira convidada para o evento, que promoveu, além das visitas monitoradas às fábricas, um circuito de palestras e entrevistas sobre o tema.
Fundado em 1978 por Franco Moncalieri, o I.DE.A acaba de completar 30 anos, desenhando, projetando e construindo carros dos mais diversos segmentos. Além da sede de 12 mil m2, situada em Moncalieri, a empresa tem escritórios na China, na França e na Romênia, além de um departamento de engenharia na Índia. Famoso por projetar carros de sucesso como os Fiat Palio (primeira geração), Fiorino e Tipo, o Nissan Terrano e o Daihatsu Move, o estúdio atravessa um período de renovação e expansão, que inclui a abertura de uma filial no Brasil. Sua equipe, que acaba de ser ampliada, passa a contar com as mais modernas ferramentas de design da atualidade, diminuindo o prazo de entrega de suas encomendas e possibilitando a criação de uma série de show cars com sua própria marca para aparições em salões internacionais, a exemplo do que já fazem Bertone, Pininfarina e Italdesign. O primeiro produto dessa fase é o conceito Era, um esportivo criado para o Automotive News Europe Congress, de maio de 2008. O modelo de 4,30 m foi projetado para ter motores de quatro ou seis cilindros com mais de 300 cv e suas linhas fluidas sintetizam as características do traço dos profissionais do I.DE.A.
Durante a visita, os jornalistas convidados puderam ver de perto algumas criações desse centro de estilo para o mercado europeu, como o dos modelosirmãos Peugeot Bipper e Citroën Nemo. No Brasil, o traço do estúdio pode ser identificado no recente Renault Sandero, desenvolvido no escritório da empresa na Romênia. Mas, com a inauguração do I.DE.A Institute Brasil, em breve, deveremos ter mais carros rodando com essa assinatura por aqui.