01/05/2009 - 0:00
KIA SOUL R$ 70.000 (ESTIMADO)
O banco bipartido garante acesso ao bagageiro e possibilita que o motorista aumente consideravelmente o espaço para bagagens que, com os bancos em posição normal, acomoda bons 340 litros
Um fato é certo para a Kia Motors do Brasil: o Soul será o primeiro carro da marca genuinamente brasileiro. Construído sobre uma nova plataforma, que permite uma grande variação de distâncias entre- eixos e dimensões de rodas e que deverá ser partilhada com outros futuros modelos Kia, o Soul divide o conjunto moto-propulsor com o Cerato, o sedã médio da marca, que foi recentemente renovado. Além de ser um novo carro, o Soul tem a pretensão de significar uma nova proposta ao mercado. Até agora sem concorrentes, deverá futuramente dividir espaço com o Citroën C3 Picasso.
O novo Kia chegará ao nosso mercado em junho, importado da Coreia, na razão de 7 a 8 mil carros/ano para depois ser fabricado aqui. Inicialmente o novo Kia deverá ser oferecido em quatro versões: 1.6 16V de 124 cv e 2.0 16V de 144 cv, ambos disponíveis com câmbios manual e automático. O lançamento oficial do carro para toda imprensa mundial aconteceu em Miami, nos EUA, onde tivemos a oportunidade de avaliar as versões que serão disponibilizadas no mercado nacional a partir do segundo semestre.
Sua sensação de condução, seja na versão 2.0 (que deverá responder por cerca de 20% das unidades comercializadas) quanto na versão 1.6, é muito boa: silencioso, ágil, prático, fácil e confortável para ser dirigido e estacionado e seguro (tem freio a disco nas quatro rodas com ABS, controle de estabilidade ESP e seis airbags). Com suas enormes rodas de 17 polegadas (versão 1.6) ou 18 polegadas (2.0), criado nos EUA, desenvolvido na Coreia e finalizado na Europa, o Soul tem ingredientes que agradam a população de quase todo o mundo. Essa é a ideia.
A nova proposta da Kia tem cores e padrões de acabamento que lembram muito aquelas da Renault para o Twingo em meados dos anos 90: cores fortes e chamativas, forração dos bancos com padrões diferenciados e festivos, painel com design inovador e colorido e muito charme em todos os detalhes de interior. Da mesma forma que o Twingo foi sucesso nacional nos anos 90, principalmente junto ao público feminino, normalmente mais aberto a novas ideias de design, o Soul deve reconquistar esse mesmo público com suas propostas modernas.
Com porta-malas de 340 litros e bom espaço para cinco pessoas, o Soul mostra-se uma opção interessante para famílias. Apresentado como um conceito no Salão de Detroit de 2006, o carro evoluiu para esse produto final bem interessante. Aqui, a Kia Motors do Brasil, pretende iniciar a montagem do Soul a partir de 2011 em uma linha de montagem que deverá ser instalada na região de Itu (SP), onde está a sede da empresa. Nacional, a marca acredita que comercializará cerca de 30 mil unidades/ano.
Ainda não há um preço fixo para sua comercialização devido às fortes oscilações do dólar, mas presume-se que o preço ficará ao redor dos R$ 70 mil para a versão 1.6 com câmbio manual de cinco marchas, completa com trio/ar/direção/som e todos os itens de segurança que estão no projeto mundial
O interior do modelo será sempre alegre e jovial. A coloração do acabamento interno poderá ser a mesma da carroceria ou uma tonalidade diversa. A partir da versão básica, o cliente já leva som, direção hidráulica, ar-condicionado e seis airbags
Assim como no resto do mundo, no Brasil, os compradores de Soul também vão poder personalizar seu carro com os acessórios e adesivos de carroceria vendidos nas revendas da marca. A ideia é deixar o carro mais exclusivo