01/05/2009 - 0:00
CG 150 TITAN MIX R$ 6.890
A Honda acaba de lançar a CG 150 Titan Mix, primeira moto bicombustível do mundo. Externamente, pouca coisa denuncia a versão. Apenas a inscrição “Mix” nas laterais e uma nova cor de fundo nos relógios do painel, que ganhou também duas novas luzes espias. Analisando a CG Mix, a primeira pergunta de todos será: cadê o reservatório de gasolina debaixo do banco? Não tem!
Com exceção do recém-lançado VW Polo E-Flex, todos os automóveis flex têm sistema de partida a frio, para que o motor possa ser ligado em dias muito frios. A CG Mix não tem o sistema. Por isso, em baixas temperaturas, o usuário deve seguir uma espécie de “ritual”.
As duas novas luzes indicadoras no painel de instrumentos são controladas por um sensor de oxigênio no escapamento que indica se o motor está queimando só gasolina (duas luzes apagadas), partes praticamente iguais de gasolina e álcool (lâmpada “Mix” acesa), mais álcool que gasolina (lâmpada “Alc” acesa) e apenas álcool (lâmpada “Alc” piscando).
Cada situação ativa um programa de injeção. Faz parte do ritual também controlar e manter sempre uma proporção de pelo menos 20% de gasolina no tanque, para que uma manhã fria não pegue o motociclista desprevenido. Nesse caso, o máximo que poderia ocorrer, seria a motocicleta ter certa dificuldade em começar a funcionar.
O bico injetor tem maior vazão, o filtro de combustível tem maior capacidade de retenção, o gerador foi adequado para suportar o maior esforço provocado pela partida a frio, o bocal do tanque passa a ter uma tela metálica antichama e todos os componentes que têm contato com o álcool ganharam tratamento contra corrosão.
De resto, tudo é igual a versão a gasolina (que continua a ser produzida), inclusive a dirigibilidade. Com 100% de gasolina, o motor de 149,2 cm3 tem 14,2 cv e torque máximo de 1,32 kgfm. Com 100% de álcool, a potência é praticamente a mesma, 14,3 cv, mas o torque passa a ser de 1,45 kgfm. O preço? A Titan Mix custará sempre R$ 300 a mais que a versão equivalente.
Duas luzes espias indicam qual a proporção de álcool e gasolina no tanque. Cabe ao motorista manter sempre 20% de gasolina, para garantir uma partida a frio eficiente
As novas cores do quadro de instrumento do painel é uma das únicas diferenças da Mix
Um sensor no escape informa à central qual o programa de injeção a ser utilizado