O tamanho dessa enorme van chinesa chama a atenção: são 5,10 m de comprimento e 1,84 m de largura. Pelas generosas dimensões externas, já é possível imaginar o enorme espaço interno disponibilizado para a família. Ao contrario da maioria das vans que pode transportar até sete pessoas, mas com um porta-malas ínfimo, a T8, tem ainda um bagageiro com a incrível capacidade de 1.310 litros. Espaço de sobra para a bagagem de todos os passageiros e muito mais. Dá até para levar aquela pequena embalagem térmica com comidas e bebidas.

Realmente, a T8 foi pensada de dentro para fora. Os bancos são dispostos, dois na dianteira (com comandos elétricos) dois atrás do motorista (confortáveis poltronas com apoios reguláveis para os braços e que podem girar até 360 graus sobre seus eixos) e a ultima fileira de três bancos completam a lotação máxima de sete pessoas. Um pouco acima da cabeça de quem senta na segunda fileira de bancos há o comando traseiro individual do ar-condicionado, com regulagem de temperatura digital. Um show. As portas de correr estão disponibilizadas no lado direito e esquerdo, facilitando muito o acesso das pessoas à parte traseira.

Mecânica

A JAC T8 está equipada com um moderno motor de 2.0 16V turbo, que desenvolve 175 cv de potência e 26,5 kgfm de torque máximo que fica estável entre 2000 e 3500 rpm. Esse motor está disposto longitudinalmente e é ligado a um cambio manual de seis marchas, que por sua vez se liga ao eixo traseiro através de um cardã, de onde sai a tração do T8. A suspensão é independente na dianteira e a traseira é feita através de molas e helicoidais no eixo traseiro rígido. Os freios são a disco nas quatro rodas com ABS. A direção é hidraulicamente assistida.

Pesando pouco mais de duas toneladas, o desempenho não é o seu forte. Mas a T8 dá conta do recado, mesmo carregada com sua capacidade máxima de passageiros e cargas. Nas subidas de serras, o torque estável mantido pelo motor, auxiliado pelo cambio de seis marchas, permite que o motorista encontre sempre a marcha certa para aquela situação de subida. Claro que o baixo consumo não é a palavra de ordem da pesada van, principalmente quando o motorista tenta tirar o máximo desempenho de seu motor turbo. Em contrapartida, trafegando em sexta marcha com velocidades oscilando entre 90 e100k/h, marcas ao redor dos 9 km/l de gasolina são fáceis de serem obtidas.

Custo-benefício

A parte agradável da JAC T8, fica por conta do seu expressivo preço de R$ 99.990. Nenhum item é opcional e ela vem completinha como o modelo das fotos. Rodas de liga leve de 17 polegadas, computador de bordo e sistema de áudio com seis alto-falantes são todos equipamentos de série. Seu preço é bem convidativo, principalmente se olharmos para o mercado e observarmos que sua concorrente direta, a Mercedes-Benz Vito (leia aqui a avaliação), custa pelo menos 40% a mais e não oferece os seis anos de garantia que a marca chinesa oferece (se todas as revisões forem feitas em sua rede de assistência técnica). Aliás, a JAC oferece um plano de revisões e assistência técnica a preços fixos, para que o consumidor não seja pego de surpresa com uma conta exagerado que ele não esperava. Legal.

Se eu compraria um T8 para o meu uso? Se tivesse uma família numerosa, sem dúvidas a teria. Dá para usar no dia a dia? Ela é grande, desajeitada e difícil de estacionar. Por isso, a T8 seria usada mesmo para passeios e viagens com toda família. Se esse for o seu caso, procure conhecer a T8 mais de perto, ela vale o que custa.

PreviousNext