01/12/2009 - 0:00
Apesar dos obstáculos que o mercado de motocicletas enfrentou nos últimos meses devido à crise econômica, todas as principais marcas estavam presentes na 10a edição do Salão Duas Rodas, realizado de 7 a 12 de outubro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
A nova localização se deveu à falta de espaço no evento em 2007, quando foi realizado no Pavilhão Imigrantes. Mas o que era para ser um grande evento acabou decepcionando quem esperava muitos lançamentos. Mesmo com mais de 250 mil visitantes, a mostra deixou a desejar em relação à exibição de novos produtos.
Isso porque Yamaha, Honda e as principais montadoras do segmento anteciparam seus lançamentos, deixando o Salão com cara de “isso eu já vi”. Em contrapartida, seguindo a tendência já vista nos salões de automóveis, a preocupação com o meio ambiente estava presente – com modelos elétricos por toda a parte, principalmente nos estandes da MotorZ, da Kasinski, da Sundown e da Zero -, isso sem contar as fabricantes de bicicletas, que também exibiram modelos com pequenos motores elétricos.
Mas não foi só: os expositores de acessórios (cerca de 450) mais uma vez foram destaque na feira e os shows sobre duas rodas agitaram o público. Confira os modelos que mais chamaram a atenção.
Honda: motor flex e visão do futuro
Mesmo com as incertezas econômicas, a Honda manteve seus planos e, para adequar seus produtos à nova tendência de maior preocupação ambiental, apostou nas motocicletas flex, como a NXR 150 Bros Mix. Em seu estande, o público conferiu a linha 2010 da fabricante japonesa, como a nova CG 150 Fan ESI, além das já conhecidas XRE 300 e CB300R, agora equipadas com freios C-ABS. Mas a vedete do estande foi a moto-conceito EVO6 (foto), que veio do Japão para mostrar as tendências de design para os próximos anos.
BMW: produção nacional
A marca alemã tinha um estande com projeto ousado e o maior destaque foi a superesportiva S1000 RR (foto), que logo após ser apresentada ao mercado europeu desembarca no Brasil para desafiar as rivais de 1000 cm3. Outra novidade foi o anúncio da parceria com a Dafra motos: a BMW utilizará a infraestrutura e a mão de obra da marca para montar seus modelos em Manaus (AM). A GS 650 será a primeira BMW nacional, e a expectativa é produzir mil unidades por ano.
Grupo Izzo: esportivas e elétricas
O grupo Izzo (MV Agusta, Triumph, Husqvarna, Buell, Ducati e Harley Davidson) exibiu modelos esportivos como a Ducati Desmosedeci RR – réplica do modelo da MotoGP – e a Ulysses XB12X, com 94 cv. No estande da Harley, o lançamento mundial Fat Boy LO e a versão 2010 da Vrod, que será fabricada aqui. O grupo também mostrou uma nova marca, a Zero (foto), especializada em motos elétricas (emissão zero).
Sundown
Abalada pela crise, a Sundown passou por uma redução de custos e de funcionários, mas está tentando dar a volta por cima e aposta suas fichas em bicicletas e scooters elétricas. A marca também aproveitou para lançar a Outlook 150 (foto), com motor monocilíndrico de quatro tempos refrigerado a água, 13 cv de potência a 1,3 kgfm de torque. Sua transmissão é automática.
Yamaha: para fãs de futebol
A marca japonesa apresentou vários modelos urbanos e fora-de-estrada. Mesmo com um dos estandes mais requintados da mostra, os visitantes ficaram um pouco frustrados, principalmente por não terem visto nenhum modelo com motor de 150 cm3. O que mais chamava a atenção eram as motos Factor YBR 125 ED estilizadas, com pinturas especiais que traziam o brazão de quatro times paulistas de futebol.
Dafra: estreia no Salão
Estreante no Salão Duas Rodas, a Dafra (que já vendeu 72 mil motos este ano) mostrou, além de motos, planos ambiciosos para o futuro. Como novidades, trouxe a scooter Smart (que mostramos na edição passada), a ZIG, que será vendida no ano que vem, e a Apache 150 (foto), que chega às lojas daqui a poucos meses.
Kawasaki
Já com redução de preços em alguns modelos, devido à nacionalização da fábrica em Manuas, a Kawasaki tirou do forno os modelos D-Tracker e a naked ER-6n (foto), cuja comercialização no mercado nacional está prevista para meados de 2010, ainda sem preço definido. Além destes lançamentos, o público também pode conferir modelos lançados há pouco tempo, como a Ninja 250R e a Z 750.