19/11/2018 - 15:25
No dia 19 de novembro de 1968, há exatos 50 anos, o primeiro Chevrolet Opala era montado na fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul (SP). Primeiro automóvel de passeio feito pela montadora americana no Brasil, o modelo sairia de linha só em 1992, com um saldo de quase um milhão de unidades produzidas. Exclusivo para o mercado local, o carro combinava a carroceria do Opel Rekord C alemão com a mecânica dos Chevrolet americanos. Confira a seguir algumas curiosidades do modelo que deu origem ao Opala brasileiro.
Origem
Fabricado entre 1966 e 1971, o Opel Rekord C era um modelo cujas origens remontam ao Opel Olympia Rekord, lançado em 1953 e que foi um dos primeiros modelos totalmente novos da marca alemã (então parte da General Motors) após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Carrocerias
Além da carroceria cupê e da station wagon de três portas que seriam oferecidos na linha Opala, o Rekord C estava disponível também nas versões station de cinco portas (foto), sedã de duas portas e também em duas variações conversíveis, produzidas artesanalmente pelas empresas Karl Deutsche e Karmann com base no cupê e no sedã de duas portas, respectivamente.
Outros motores
A gama de motores do Rekord C era totalmente diferente da utilizada no Opala brasileiro. O menor motor era um pequeno 1.5 de quatro cilindros a gasolina, que desenvolvia apenas 58 cv. Já o motor mais forte era um 2.2 de seis cilindros e 95 cv.
Comodoro alemão
Assim como no mercado brasileiro o Opala deu origem ao luxuoso Chevrolet Comodoro, na Alemanha, o Opel Rekord serviu de base para o Opel Commodore, um modelo que tinha como configuração mais apimentada a GS/E (foto), que trazia um motor 2.5 de seis cilindros e injeção de combustível, capaz de desenvolver 150 cv.
Ranger da GM
O Rekord C forneceu a base para o Ranger, modelo feito na África do Sul entre 1968 e 1973 e que repetia a fórmula do Opala: carroceria da Opel com motor 2.5 da Chevrolet e dianteira própria.