01/03/2010 - 0:00
Manutenção baixa – Desvalorização alta – Seguro alto
CHEVROLET S10 ADVANTAGE R$ R$ 42.725 FIPE / MOTOR SHOW
Já faz um tempo que as picapes deixaram de ser veículos apenas para o uso comercial. Hoje, boa parte do que é vendido destina-se ao consumidor particular, principalmente os modelos de cabine dupla. Isso porque muitos optam por este tipo de carro para viajar nos fins de semana com a família. A S10 foi um dos modelos a inaugurar este novo conceito de picape de passeio. Lançada em 1998 ela é, atualmente, a líder de seu segmento.
Apesar de ter passado por poucas mudanças desde que começou a ser vendida, a S10 ainda lidera as vendas de seu segmento, atendendo bem às exigências do consumidor que busca robustez, boa altura do solo e a possibilidade de levar carga. Se você se enquadra nesse perfil e não dispõe de R$ 68.288 (Fipe/ MOTOR SHOW) para adquirir um modelo zero qulômetro, vale a pena procurar uma unidade seminova. A S10 Advantage Cabine Dupla Flexpower 4×2 2007 é uma oferta bem interessante, já que está avaliada com preços ao redor dos R$ 42.700.
Apesar de ser a configuração de entrada, a versão Advantage tem uma lista de equipamentos que não deixa a desejar, com ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico. Tudo o que o consumidor deste tipo de carro não dispensa. Wanderlei Quirino é um deles. O proprietário, que costuma passar os fins de semana no sítio da família, diz que para este uso a S10 é ideal. “Mesmo sem a tração 4×4, ela nunca me deixou na mão, e olha que eu já dei umas abusadas no barro”, conta Quirino. De acordo com ele, na época em que comprou o carro, a S10 o conquistou pela boa oferta. “Ela me pareceu o melhor custo/benefício, afinal tinha o melhor preço, na época”, conclui o proprietário.
Outro ponto a favor da picape é o propulsor flex, que não está disponível em sua principal rival, a Ranger. O proprietário Hallei Junior diz que o fato de o motor ser bicombustível foi decisivo na compra do carro. Ele se diz muito satisfeito com a picape. “A minha costuma fazer 10 km/l de álcool na estrada com o ar ligado”, orgulha-se o otimista Junior, já que nem a própria GM anuncia uma média tão favorável. Quando o assunto é espaço, atrás a picape empata com a Ranger. “A posição das pernas é bem desconfortável, isso porque o banco parece ser baixo”, reclama Junior. “Mas a Ranger é igualzinha”, completa.
Nenhum dos proprietários ou mecânicos consultados relatou problemas crônicos no modelo. Mas, na hora de revendê-lo, terá que ter paciência. Talvez isso explique por que sua desvalorização é absurdamente maior que a dos rivais.
GOSTO…
“Mesmo sem a tração 4×4, ela nunca me deixou na mão, e olha que eu já dei umas boas abusadas no barro”
Wanderlei Quirino Proprietário
NÃO GOSTO…
“Acho que a posição das pernas para quem vai atrás “é bastante desconfortável, isso porque o banco parece ser baixo demais” Hallei Junior Proprietário
MERCADO
A S10 foi o modelo que mais perdeu valor em seu segmento. O preço da picape caiu 13,7% no último ano, enquanto o da Hilux apenas 3,6% e o da Ranger mísero 0,7%