01/03/2010 - 0:00
Em versão esportiva
Junto com o lançamento da nova geração do utilitário Edge nos EUA, a Ford apresentou uma nova versão para o modelo, a Sport. O design ficou mais imponente. Esta configuração é equipada com um potente propulsor V6 3.7 de 305 cv. Outros diferenciais do modelo são as rodas aro 22, cromadas. No Brasil, a nova geração do crossover, que é importado do Canadá, deve chegar ainda este ano (deve ser mostrada no Salão de São Paulo), mas não é certo que o Sport também venha.
GM Camaro será vendido no Brasil
Durante encontro com um grupo de jornalistas em São Paulo, Tim Lee, CEO de Operações Internacionais da General Motors, afirmou que o Camaro será comercializado no Brasil. A versão do modelo que será vendida aqui ainda não foi escolhida, mas deve ser lançada no Salão do Automóvel, em outubro deste ano. Já em relação ao Volt, o executivo garantiu que não há nenhum plano para o País, mas afirmou: “Há seis meses, nós também não imaginávamos trazer o Camaro ao Brasil”.
207 Quiksilver
A Peugeot, em parceria com a marca de surf Quiksilver, lançou uma versão limitada a 1.500 unidades do hatch 207. O modelo traz rodas exclusivas, acabamento tipo alumínio nas maçanetas, pedais e manopla de câmbio e escape cromado. Quem o adquirir receberá um kit com mochila, toalha de praia e chaveiro. Com motor 1.4, a versão tem teto solar. Custa R$ 38 mil (duas portas) e R$ 39.800 (com quatro portas).
Mini Cooper aventureiro
A BMW apresentou a versão aventureira do Mini Cooper. Denominada Countryman, a grande novidade, além do visual, é a tração integral. Apesar da nova proposta, o interior do Mini ainda carrega o requinte dos demais modelos da marca. O carro será apresentado oficialmente ainda este mês, mas só deve começar a ser vendido, na Europa, no final deste ano.
“Ainda estou negociando para correr na São Paulo Indy 300 e na temporada toda. Já andei muito na Marginal a 40 km/h e estou muito ansiosa para correr a 300 km/h sem levar multa”
Bia Figueiredo, piloto que negocia sua participação na F-Indy em 2010, sobre a corrida em São Paulo
Touareg Híbrido
A segunda geração do VW Touareg chegou, e com versão híbrida. Além das novas linhas, o SUV da Volks ficou 208 kg mais leve. Com motor a gasolina V6 de 333 cv e outro, elétrico, de 47 cv, o jipão faz 12 km/l. Com isso, a emissão de CO2 também baixou, para 192 g/km. Seu projeto foi voltado para a economia de combustível: seu coeficiente aerodinâmico foi melhorado e o câmbio automático passa a ter oito marchas. Começa a ser vendido na Europa em abril, mas ainda não há previsão de sua chegada ao Brasil.
Kia ray
Mostrado no Salão de Chicago, o carro-conceito híbrido Kia Ray foi desenvolvido com materiais reciclados. O conceito foi inspirado em aeronaves e por isso conta com linhas fluidas, que, além de dar um visual futurista, diminui o arrasto aerodinâmico. A maior prova da eficiência ecológica do veículo é sua autonomia, de incríveis 1.200 km.
é a quantidade de opções de compra de carros para o consumidor brasileiro que surgiram em 2009, segundo a Agência AutoInforme. Este número engloba novas versões, modelos que começaram a ser importados e novos carros
911 Turbo “envenenado”
A grande novidade da Porsche é o 911 Turbo S. Equipado com motor de seis cilindros boxer com turbocompressor de geometria variável, tem 530 cv, 30 cv a mais do que o 911 Turbo. Sua velocidade máxima é 315 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h é feita em apenas 3,3 segundos. Disponível nas carrocerias coupé e cabriolet, o carro deverá chegar ao Brasil no final deste ano.
Recalls arranham imagem da Toyota
A montadora japonesa vem passando pela fase mais crítica de sua existência. Depois de convocar cerca de 5,4 milhões de proprietários para recall por defeitos no pedal do acelerador de oito modelos Toyota em várias partes do mundo, e, na sequência, anunciar um novo recall para a nova geração do híbrido Prius, a marca agora luta para recuperar parte da credibilidade que perdeu com os defeitos. As vendas de vários modelos foram suspensas temporariamente nos EUA, e o presidente da montadora no mesmo país veio a público no canal NBC se desculpar pelos transtornos aos clientes.
Você pede, ele estaciona
A VW passou a disponibilizar o sistema automático de estacionamento como opcional para o Tiguan. Basta apertar um botão no painel e dar a seta para o lado da rua no qual quer parar. Depois, o sistema procurará uma vaga adequada. Aí, é só acionar a ré e tirar as mãos do volante. O resto o veículo faz sozinho, até a linha vermelha na tela indicar que chegou perto do carro que está atrás. Então é só pisar no freio e a baliza está completa. Custa R$ 3.765 e o plano é aplicá-lo na linha Passat e, depois, em outros modelos.
O novo compacto da Audi já está confirmado para o nosso mercado. Deve chegar ainda este ano, com estreia no Salão de São Paulo
Eis o A1, o mini Audi
Depois de ser mostrado como conceito no salão de Tóquio, o A1 finalmente será lançado no começo deste mês e estará à venda na Europa ainda este ano. O compacto premium tem a tarefa de brigar com o consagrado Mini Cooper. Atributos para isso não faltam.
O carro, com 3,91 m de comprimento, será oferecido em quatro motorizações: duas a gasolina (1.2 de 86 cv e 1.4 de 122 cv) e duas a diesel (1.6 de 90 cv e 1.6 de 105 cv). Os destaques são o sistema start-stop, que desliga o carro automaticamente para economizar combustível, e os freios regenerativos, que armazenam a energia das frenagens para alimentar os componentes eletrônicos do veículo.
Etanol aprovado
A agência de proteção ambiental americana (EPA) incluiu o etanol brasileiro na lista de biocombustíveis que contribuem para a redução dos gases do efeito estufa. Segundo a agência, o nosso etanol reduz as emissões de CO2 em 61%, na comparação com a gasolina (bem melhor que o etanol de milho de lá, com redução de apenas 20%). A aprovação do governo americano é mais um passo importante no caminho da redução do imposto cobrado na compra de nosso etanol, que hoje inviabiliza sua exportação para os EUA
Indy acelera nas ruas de São Paulo
No próximo dia 14, São Paulo terá a primeira corrida de Fórmula Indy em circuito de rua no Brasil. O palco para o evento é a região do Sambódromo do Anhembi. No traçado de 1.500 metros, destaque para a maior reta do calendário 2010, na pista local da Marginal Tietê, onde os carros devem atingir 315 km/h. A prova será transmitida pela Rede Bandeirantes e vai render R$ 100 milhões à cidade. Cerca de 36.500 ingressos serão vendidos, com valor entre R$ 100 e R$ 500. Até o fechamento desta edição, os que dão acesso às arquibancadas já haviam esgotado.
Salão de Genebra
Confira alguns modelos que serão apresentados na mostra suíça, entre os dias 4 e 14 deste mês
Nissan Juke
O modelo é a versão de produção do protótipo Qazana, mostrado na edição passada do Salão. Feito na mesma plataforma do Tiida, estará disponível no Japão no meio deste ano e na Europa e nos EUA em meados de setembro. Terá três opções de motor, uma a diesel 1.5 de 111 cv e duas a gasolina 1.6, com 118 cv e 192 cv turbo). Assista ao vídeo de funcionamento do sistema de divisão de torque entre as rodas do mesmo eixo no endereço http://www.youtube.com/watch?v=ude8R3O6178&feature=player_embedded
Mitsubishi ASX
O salão suíço marcará a estreia do utilitário ASX. O modelo nasceu como conceito e, a partir de abril, estará disponível no mercado europeu. Equipado com motor 1.8 de injeção direta, o crossover médio tem câmbio manual de seis marchas e sistema start-stop, que desliga o motor automaticamente quando o veículo para e o liga quando o motorista tira o pé do freio. No Brasil, deve concorrer no segmento do VW Tiguan, mas sua chegada ainda não foi confirmada.
Novo Sportage
Um dos maiores atrativos do estande da Kia será a terceira geração do utilitário Sportage. Feito sob a plataforma do Hyundai ix35, que substituirá o Tucson, o modelo incorpora a identidade visual dos novos veículos da marca, desenhados pelo experiente designer Peter Schreyer. Tudo indica que o SUV será equipado com os propulsores 1.6 de 140 cv e 2.0 de 163 a gasolina, e os 1.7 de 115 cv, 2.0 de 136 cv e 2.0 de 184 cv a diesel. Sua fabricação será em Zilina, na Eslováquia.
Renault Wind
No estande da Renault quem roubará a cena será o modelo Wind, que é a versão conversível do Twingo, que lembra o Chevrolet Tigra. O modelo de dois lugares traz teto rígido retrátil com sistema basculante que se recolhe após girar 180º e, um sistema que aumenta o espaço do bagageiro, que leva 270 litros. A montadora ainda não revelou quando o carro estará à venda.
Volvo S60 Concept
O conceito do sedã S60 mostra o novo DNA visual da marca para os próximos lançamentos. Além disso, trás muitas inovações para otimizar o desempenho e emitir menos poluentes. Entre elas a tecnologia de injeção direta turboalimentada de gasolina, GTDi (Gasoline Turbocharged Direct Injection), que faz com que seu motor 1.6 de quatro cilindros chegue à marca de consumo de 20 km/l.