01/03/2010 - 0:00
Você já viu essa história: uma picape média para enfrentar Strada, Saveiro e Montana. Um produto para explorar uma janela de mercado entre as pequenas mais equipadas e as médias com cabine dupla. E, o mais importante, com o preço das menores. Wilson Vasconcellos Filho, gerente de produto da Ford, explica que foi esta janela que gerou o lançamento da Ranger Sport em 2007 (e a posterior chegada da S-10 Advantage). Os resultados foram bons (20% do total das vendas da picape). Com o lançamento da Nova Ranger, reestilizada, a versão com cabine simples ficou um tempo fora do mercado. Agora está de volta.
A Strada é um sucesso absoluto. Só em dezembro passado, foram 8.990 unidades – sétimo lugar, à frente de Fox e CrossFox, Fiesta e Ka. Mesmo excluindo as versões mais baratas, os resultados das cabine estendida e da cabine dupla são (bem) consideráveis. A Saveiro, agora também com cabine estendida, corre atrás do prejuízo, inclusive com o lançamento de uma versão off-road, que você confere nas próximas páginas.
Strada Adventure e Saveiro Cross, equiparadas com a Ranger em equipamentos, custam ao redor dos R$ 50 mil. A S-10 Advantage cabine simples, única concorrente do tamanho, com equipamentos semelhantes custa cerca de R$ 52.321 (com ABS nas quatro rodas, que a Ford não tem). O preço da Ranger Sport fica um pouco acima, mas a marca quer vender “uma picape de verdade”, “oferecendo mais por menos”. Essa é a estratégia, e R$ 53.885 é o preço. Vale?
*com retrovisores
Para conquistar o consumidor, garantia de três anos (dois na S-10) e “pacote completo”: CD com entrada auxiliar e bluetooth, quatro falantes, trio elétrico, arcondicionado, rodas de liga 16″ (antes eram de aço) e direção hidráulica, entre outros. As maiores faltas são: a capota marítima (vendida nas concessionárias) e o vidro traseiro basculante, indisponível.
O nome Sport, neste caso, remete aos esportes de aventura, não ao seu comportamento. Apesar do motor 2.3 de 150 cv (que não é flex como os das concorrentes), o desempenho é de carro 1.0/1.4: acelerações e retomadas lentas, máxima de 150 km/h. E, apesar da nova barra estabilizadora traseira e dos amortecedores por fora das longarinas, tenha cuidado nas curvas e em pisos irregulares. Nesse ponto, as pequenas são melhores. Para a aventura, ela tem pneus de uso misto (como as picapinhas), ótima altura do solo e excelentes ângulos de ataque e saída. Ela encara bem um “off-road light”, mas a tração não é 4×4. E saiba que, se você quer uma “picape de verdade”, vai ter de abrir mão de boa parte do conforto ao rodar e da estabilidade oferecidos pelas picapinhas. Além, é claro, do espaço extra na cabine estendida. E lembre-se que a mesma Ranger XLS, menos equipada, mas com cabine dupla, custa R$ 61.715 (em SP, promoções a R$ 59.900). Se puder fazer o sacrifício, vale mais.