01/03/2010 - 0:00
As duas picapinhas que você vê nas fotos são excelentes opções de compra se você é daqueles que procura um carro ágil na cidade, confortável na estrada e eficiente fora dela. A verdade é que tanto a Saveiro como a Strada são pau-para-toda-obra. Esse negócio de dispor de uma caçamba sem abrir mão do espaço interno para bagagens que precisam de segurança faz a diferença quando se viaja em dois. Essa é uma das vantagens, aliás, desses dois modelos em relação à nova Ranger cabine simples mostrada nas páginas anterior.
Foi essa a grande sacada da Fiat quando lançou a Strada de cabine estendida. A investida fez tanto sucesso que levou a picapinha ao posto de líder de seu segmento, posição que ocupa até hoje. A nova geração da Saveiro chegou com um objetivo muito claro, porém bastante difícil: destronar a Strada. Para contribuir nessa missão a Volks acaba de colocar no mercado a Nova Saveiro Cross.
Com a mesma linguagem visual do Cross Fox, a picape tem linhas muito mais amenas e suaves do que as de sua rival. Nada de parachoques de plástico ressaltados, nem qualquer outro apetrecho que tire a harmonia das linhas do modelo. Ela tem, sim, detalhes em preto fosco, porém eles são sutis, dando um ar mais street para a picapinha. Além do visual externo diferenciado, a Saveiro Cross traz, de série, rodas aro 15 com pneus mistos 205/60, que fizeram com que o carro ficasse 1,2 cm mais alto que o modelo convencional. Por dentro, a maior novidade é o tecido dos bancos que lembra o rastro de pneus na areia.
O modelo que só será comercializado com cabine estendida tem preço sugerido de R$ 41.840, e vem de série com a direção hidráulica, trio elétrico, espelhos retrovisores com acionamento elétrico e temporizador do parabrisa. Se ainda for adicionado o ar-condicionado, o carro sai por R$ 44.640. Equipada com todos os opcionais, que inclui ainda volante multifuncional para airbag, airbag, ABS e rádio CD Player com conexões USB, Bluetooth e para SD Card, a Saveiro acaba custando R$ 47.930. Um valor que a deixa frente a frente com a Strada Adventure Locker, que tem preço sugerido de R$ 46.820 e vem de série com ar-condicionado e direção hidráulica. Porém, se equipado com CD Player, retrovisores elétricos e airbag duplo e ABS, o Fiat sai por R$ 50.071. Uma vantagem da Strada é a opção de adicionar bancos em couro e teto-solar, itens que não são oferecidos na Saveiro nem mesmo como opcionais.
Pode-se dizer que a disputa entre os dois modelos está bastante atrelada ao perfil de seus compradores. A Strada oferece um estilo mais valente e aventureiro que não fica apenas no visual. A representante italiana é 8,4 cm maior do que seu modelo convencional, tem o sistema Locker de bloqueio do diferencial, que é um de seus grandes apelos, bússola e indicadores de inclinação lateral e frontal, no alto do painel. Tudo bem que esses últimos itens não são tão úteis, já que a picape não tem a menor intenção de percorrer um off-road com tantas dificuldades, mas, de qualquer forma, os equipamentos deixam seu interior mais ambientado ao fora-de-estrada.
Mas, se a Saveiro sai perdendo em estradas de terra, no asfalto ela oferece um conjunto muito mais eficiente. Apesar de contar com o motor 1.6 (104 cv), ele garante mais agilidade do que o propulsor 1.8 (114 cv) da Strada, que, além de não proporcionar a mesma eficácia, também é mais gastão.
A posição de dirigir da Strada também deixa a desejar. O banco é alto demais e não oferece ajuste, ao contrário da Saveiro Cross, que leva mais vantagem ainda por também ter regulagem de altura e profundidade do volante, enquanto a Strada só possui a de altura.
A estabilidade da Saveiro também é melhor do que a da Strada. No geral, pode-se dizer que a picape da Volkswagen tem um comportamento dinâmico muito mais próximo ao de um hatch do que sua concorrente.
Indicar uma vencedora para este comparativo não seria muito justo, afinal, apesar de serem concorrentes diretas, a melhor opção de compra está muito ligada ao estilo do motorista. Se for para viajar e pegar trechos de terra, sem dúvida a Strada é a melhor pedida, mas se o seu negócio é só o visual aventureiro, fique com a Saveiro e estará satisfeito.