02/01/2019 - 14:25
Nesta quinta-feira (3), a Volkswagen comemora os 60 anos da produção do primeiro Fusca na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Confira abaixo algumas curiosidades sobre o modelo pioneiro da marca alemã.
KdF-Wagen
Antes de ser conhecido pelo nome oficial de Volkswagen Sedan, o Fusca tinha o nome de KdF-Wagen, em alusão à organização da Alemanha Nazista responsável pela produção do automóvel popular.
Antes da VW
Apesar de a primeira unidade do Fusca ter sido produzida pela VW brasileira apenas em 1959, desde 1951 o modelo alemão era montado pela empresa local Brasmotor, que usava peças importadas da Alemanha.
Líder de vendas
O VW Fusca foi o automóvel mais vendido do mercado brasileiro entre 1959 e 1982.
Outros apelidos
Além de Fusca, o carro oficialmente conhecido como Volkswagen Sedan recebeu também apelidos como Beetle (Estados Unidos), Käfer (Alemanha) e Vocho (México).
Retorno ao mercado
Produzido inicialmente entre 1959 e 1986, o Fusca foi um dos poucos modelos de automóveis que voltaram a ser produzidos após o encerramento da sua produção. A nova fase do modelo durou entre 1993 e 1996.
Fuscas em SP
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). existem atualmente 827.202 unidades do VW Fusca registradas no Estado de São Paulo.
Placa preta
O besouro da VW é atualmente o modelo mais popular com a placa de colecionador no Estado, em um total de 6.927 unidades. São Paulo (com 3.856 unidades), Campinas (com 193) e São Bernardo do Campo (com 167) são as cidades com mais Fuscas com placa preta.
Produção total
Até o encerramento da produção no México, em 2003, o Fusca de primeira geração teve 21,5 milhões de unidades produzidas. Só no Brasil, foram 3,3 milhões de Fuscas fabricados.