01/03/2010 - 0:00
Você imagina saber tudo o que aconteceu de importante com o carro que está comprando, desde o dia em que ele foi fabricado. Essa é a proposta do site Check@uto, que fornece mais de 30 tipos de informações aos seus clientes, diminuindo o risco na compra de um seminovo. Basta você se cadastrar no site e fazer o pagamento, via débito ou boleto bancário. Cada consulta custa R$ 25. Com a senha em mãos, você escolhe uma das formas de pesquisa e, em segundos, recebe o histórico do veículo. As informações vão das mais comuns – como a existência de multas, IPVA e licenciamento atrasados – até dados exclusivos, como indicação de recall, adulteração de quilometragem, decodificação do chassi (para confirmar a originalidade) e histórico de acidentes.
Conheça o dedo-duro virtual que sabe tudo sobre seu carro – até se ele sofreu adulteração na quilometragem
Check@uto não divulga quais são as fontes usadas para consulta. Limita-se apenas a afirmar que elas são feitas em tempo real, em bancos de dados de bases públicas e privadas com as quais mantém contratos. Mas não é difícil imaginar de onde vêm as informações. Quer um exemplo prático? No mês de fevereiro de 2010, você levou seu carro, com 90 mil km rodados, a uma seguradora para fazer a vistoria na contratação de uma apólice. Os dados do seu carro, inclusive a quilometragem, são inseridos em um arquivo. Se a empresa tiver acordo com a Check@uto, compartilhará com ela as informações. Assim, se, em dezembro de 2010, você for vender seu carro para alguém e voltar o hodômetro para 40 mil quilômetros rodados, o sistema da Check@uto acusará restrição já que, dez meses depois, a quilometragem rodada não pode ter diminuído. O mesmo vale para acidentes graves, roubos e leilões, por exemplo.
Fundada em 2003, a empresa brasileira – incorporada ao grupo alemão Dekra, com faturamento de ?1,6 bilhão ao ano – garante que seu serviço gera uma economia substancial aos usuários. Segundo seus cálculos, a cada R$ 1 investido o cliente tem até R$ 85 em proteção contra riscos. Ou seja, em média, cada consulta resulta em um risco de R$ 2 mil evitado. Apenas em 2009, R$ 505,4 milhões deixaram de ser perdidos pelo uso do sistema de informações virtuais. “Mais de 70% das consultas realizadas em 2009 apresentaram restrições e 85% dos veículos contavam com informações que influenciam no seu valor”, conta Vladimir Pinheiro, gerente da Checkauto. Entre os principais clientes do site estão concessionárias, financeiras, seguradoras e lojistas, mas há muitas consultas de pessoas físicas, que estão comprando um carro de vendedor particular sem o apoio de uma empresa ou de um profissional. Nesse caso, ter informações faz toda a diferença.