01/04/2010 - 0:00
O novo Micra (March no Brasil) é o primeiro produto da inédita plataforma V da marca e deve se tornar o principal carro compacto do grupo no mundo. Chega ao Brasil em 2011 (leia reportagem completa nesta edição). Com motor 1.2 – aqui será 1.0 e 1.6 – e 80 cv, o modelo tem uma opção de 98 cv, com injeção direta de combustível e sistema Start&Stop. O carro tem menos de quatro metros, as linhas são mais arredondadas e o interior é simples. O painel em duas cores segue linhas mais curvas e harmônicas.
Ao completar 80 anos de existência em 2010, o Salão de Genebra se comprometeu a ir além de tudo que já foi feito. Bastava uma caminhada pelos corredores do Palexpo Convention Center, centro de exposições da capital econômica da Suíça, para perceber o esforço da indústria pelo ineditismo, pela apresentação de modelos conhecidos apenas por poucos. Foram 100 lançamentos entre estreias mundiais ou europeias no evento. Esse movimento foi perceptível em todos os segmentos e surgiu dentro de um foco claro: era o momento de injetar ânimo no mercado, e deixar para trás o debate em torno da forte crise global. E nada melhor do que encher os olhos dos consumidores.
Lançamentos esperados aparecem em diversas áreas: dos novos modelos de entrada, de R$ 30 mil a R$ 40 mil – a exemplo do Nissan Micra – aos sedãs de alta performance como o Mercedes-Benz S63 AMG, com um novo motor V8 biturbo e 25% menos consumo de combustível (leia reportagem completa sobre este propulsor ainda nesta edição). Entre os automóveis apresentados, no mínimo 15 deles devem chegar ao Brasil nos próximos 12 meses. Nessa conta também entram o BMW Série 5, Mercedes-Benz E Cabriolet, Audi A1, Volvo S60. Na lista dos híbridos lançados, destaque para. A seguir, conheça alguns detalhes desse e de outros produtos apresentados no evento.
Nissan Juke
O pequeno crossover da Nissan nalmente foi apresentado em Genebra e lembra apenas parcialmente o seu protótipo, o imponente Qazana. Com visual descontraído, faróis duplos e para-choque e para-lamas largos, o modelo deve ter duas versões de acabamento. A premium trará tração integral e motores turboalimentados com injeção direta de combustível. O Juke tem chances de chegar ao Brasil nos próximos dois anos. Existe a possibilidade de ele compartilhar plataforma com o Nissan Micra (México) já em 2012, mas a montadora não confirma.
Opel Meriva
A Opel fez a estreia mundial da segunda geração do Meriva. Nos assentos dianteiros há regulagens que permitem que o banco se mova até 24 cm para a frente ou para trás e regulagem de altura, com variação de 6,5 cm. O carro ainda traz portas tipo suicidas (que se abrem no sentido contrário). Quanto à potência, ela deve variar entre 75 cv e 140 cv (serão seis motores) e as versões terão câmbios manuais de cinco ou seis marchas ou automático de seis velocidades.
Mitsubishi ASX
Versão europeia do RVR, o ASX da Mitsubishi chega este mês ao mercado para brigar com as novas gerações de Tucson e Sportage. O crossover compacto da marca virá com o novo motor diesel 1.8 associado a uma caixa manual de seis velocidades. O novo modelo também oferecerá tecnologia “Automatic Stop & Go”, que desliga o motor sempre que o automóvel para, reduzindo o consumo e as emissões poluentes. Sem previsão para chegar por aqui.
Citroën DS High Rider
Citroën DS3 Racing
O destaque do modelo acima vai para a propulsão híbrida, com motor turbodiesel para o eixo dianteiro e motor elétrico para as rodas traseiras. É uma evolução do atual C4 hatch e uma espécie de prévia do Citroën DS4, que será apresentado no Salão de Paris, em setembro. Abaixo, a versão racing e mais “nervosa”do DS3 (leia reportagem nesta edição). As rodas são de 19” e, no interior, há detalhes cromados, grá cos no teto e painel que imita carbono. Com caixa manual de seis velocidades, atinge 230 km/h e leva 6s8 de zero a 100 km/h. Surgiu para rivalizar com o John Cooper Works, da Mini.
Aston Martin Cygnet
Versão britânica de luxo do Toyota iQ (subcompacto de três lugares vendido na Europa), o Cygnet foi apresentado como protótipo, mas tem muito de original e criativo. Charmoso e com interior so sticado, é um compacto urbano confortável, interessante para quem se locomove nas grandes metrópoles. A companhia não informou estimativa para produção, preço ou motorização. Mas só o fato de Aston Martin ter lançado um compacto já rendeu muitos comentários.
Novo Kia Sportage
Com o design do alemão Peter Schreyer, o novo Sportage é uma das estrelas da Kia para este ano. Ele virá sob a plataforma do Hyundai i35, que substituirá o Tucson, e há rumores de que deve chegar ao País no nal do ano. O Brasil receberá o motor 2.0 a gasolina. Com um visual menos robusto, abrindo espaço para as linhas mais urbanas e esportivas, ele deve marcar presença no Salão do Automóvel de São Paulo.
Volkswagen Polo GTi
A nova versão mais esportiva do novo Polo foi apresentada na Suíça e o grande chamariz é a força do motor do carro, considerado pela companhia “o mais rápido e o mais limpo Polo de todos os tempos”. O motor é um TSI de apenas 1.4 litro, porém com 178 cv e 25,4 kgfm de torque – a máquina chega aos 100 km/h em 6,9 segundos. A versão ganhou faróis com LED, grade do radiador com frisos vermelhos e rodas de 17 polegadas. Preço na Europa: € 22 mil euros, com vendas no Brasil previstas para 2011.
Toyota RAV4
A nova geração do utilitário esportivo RAV4 é uma merecida atualização do modelo. O para-choque e as novas rodas seguem uma linha mais esportiva e ca aparente o design mais moderno e harmonioso do carro – a sua frente robusta foi inspirada em outros modelos da Toyota, como o sedãs médio-grande Camry. No modelo à gasolina (um 2.0 com 158 cv de potência) a velocidade máxima chega a 185 km/h. Não há previsão o cial, de chegada ao Brasil, mas, por aqui, o modelo anterior do RAV4 tem sido alvo hoje de promoções agressivas no varejo.
Audi A1
O Audi 1 chega para rivalizar com o Mini Cooper e o Fiat 500. É uma tentativa de afastar o fantasma do A2 e fazer frente à concorrência. Com o motor mais potente (são quatro opções), de 1.4 de 122 cv (gasolina), o carro acelera de zero a 100 km/h em 9,2 segundos. Tem um interior honesto, com dois acabamentos – um mais luxuoso e outro mais esportivo –, os faróis são em LED, há tela de LCD de 6,5 polegadas, GPS e som com 14 alto-falantes. Chega ao Brasil no segundo semestre deste ano (com preço estimado em R$ 90 mil).