Sonhos, às vezes, podem se tornam realidade. O de Ferry Porsche, de criar “seu” esportivo, começou a tomar forma no verão de 1947. Desde 1931, Ferdinand Anton Ernst era empregado do estúdio de design de seu pai, Ferdinand. Juntos, trabalharam no “carro do povo” – o Fusca. Não por acaso, o estudo 356.49.001 tem como objeto “um Volkswagen esportivo de apenas dois lugares”.

Os primeiros desenhos, datados de janeiro de 1948, mostram um roadster de motor central e estrutura tubular. Os componentes do chassi, motor e caixa de câmbio retirados do Volks são modificados para atender à vocação de corrida do carro. Ele é homologado na forma de um exemplar único em 8 de junho de 1948, data que marca o nascimento do Porsche como empresa, já que é a primeira vez que uma criação da família leva o nome dela.

O 356 Roadster, depois de mudar de mãos várias vezes, agora faz parte da coleção da empresa. É um dos raros casos da indústria nos quais o primeiro carro feito por uma marca não foi perdido. Àquele modelo se seguiu o 356/2, em versões Coupé e Cabriolet, fabricado entre 1948 e 1949, em condições adversas, em Gmünd, uma cidade austríaca. Em março de 1950, a produção muda para Stuttgart/Zuffenhausen, onde em 1957 a marca começa a pensar em seu sucessor. O 901, rebatizado 911 por pressão da Peugeot, estreou no Salão de Frankfurt de 1963. Hoje, mesmo convivendo com modelos como Panamera, Cayenne, Macan, Cayman e Boxster, continua sendo um ícone da marca (leia mais sobre a nova geração, lançada agora).


TAYCAN

O NOME DIZ TUDO

O Porsche Taycan consagrará a ligação entre o passado e o futuro da marca alemã. Um futuro que começa já este ano, quando a comercialização do esportivo de emissão zero e 600 cv de potência está programada para começar. Mas saiba que o nome de um Porsche nunca é casual: Boxster combina com motor boxer e roadster. Cayenne evoca poder e orgulho. Cayman é sinônimo de incisividade e agilidade. Panamera lembra a famosa corrida disputada na América do Sul. Macan é a palavra indonésia para tigre. Já Taycan significa “alma de cavalo jovem e impetuoso” – combina com aquele que aparece no logo da Porsche desde 1952.


1948

Em 8 de junho é homologado exemplar único de um roadster de dois lugares e motor central: nasce o Porsche 356.

 

1955

O 356 A 1500 Carrera GS inaugura uma linhagem de Porsche 356 especiais, que culminará em 1962 com o Carrera 2 GT.

 

1963

Batizado 901, e depois 911, o substituto do 356 tem motor 6 cilindros, sempre do tipo boxer, com dois litros e 130 cv.

 

1969

Depois de dominar o Rally de Monte Carlo de 1968, o 911 T repete a façanha em 1970 e, novamente, em 1978.

 

1996

Quase 20 anos depois do 928 (de 1978), chega o Boxster, um roadster. Os motores 6 cilindros são novos, refrigerados a água.

 

2000

O supercarro Carrera GT (com um V10 aspirado de 612 cv) é mostrado no Salão de Genebra. São só 1.270 exemplares.

 

2018

O 911 Speedster Concept é o elo entre as origens do 356 e um futuro esportivo da marca.

*Resposta: em 8 de junho de 1948 o primeiro
exemplar foi homologado. Nascia a Porsche